TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER I)

Monografias: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER I). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  2.119 Palavras (9 Páginas)  •  1.591 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Com bases nas pesquisas realizadas em campo, formulamos um plano de negócios para abertura de uma empresa de ramo comercial, especificamente na cidade de (Itapipoca/CE), onde propusemos através de todas as análises coletadas, termos uma visão ampla do empreendimento almejado, suas características, análises de mercado consumidor e âmbito competitivo. Todas as premissas questionadas foram estudadas com toda cautela possível, sendo muitas destas expostas através de tabelas de dados com informações bem claras e precisas. Foram pautados alguns planos estratégicos para o funcionamento da mesma, sendo estas: as potencialidades do empreendimento- pouca concorrência e flexibilidade; fraquezas- mercado pouco desenvolvido; oportunidades- de crescimento pela oferta; ameaças- a falta de resposta do publico alvo. Segundo a análise coletada os primeiros cinco anos da empresa serão de lançamentos de táticas de projetos que promovam a leitura, workshops, projetos livro-escolas com parceria entre nossa empresa e escolas da comunidade para viabilizar e divulgar o prazer da leitura em todos os parâmetros da vida. Os fundamentos da empresa busca alcançar objetivos, promover metas e difundir conhecimento, tendo como valores a seriedade, cultura e a ética, por conseguinte, princípios baseados na valorização do individuo, de seu intelecto e crescimento sociocultural. Todo ser humano é capaz de desenvolver-se e ter sucesso, este é um dos nossos propósitos, ao qual, será transmitido aos clientes, são estes: pluralidade cultural; Amplitude de conhecimentos; inovação; Valores Éticos no trabalho e nas negociações; cortesia no atendimento e satisfação; Consciência ambiental e social; Parcerias; empreendedorismo de sucesso; Padrão de Qualidade em nossos produtos e serviços; Projetos sociais (internos e externos).

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 6

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 10

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUJESTÕES 19

INTRODUÇÃO

É com grande ressalva, que iremos apresentar nosso PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER I) ao formularmos através de uma pesquisa de campo realizada em (Itapipoca/Ceará) que tem por objetivo a abertura de um empreendimento comercial, mais especificamente uma livraria denominada “COFFE & BOOK”, com todos os dados obtidos e concretos a respeito deste mercado.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Com base nas diretrizes de nosso relatório parcial, foram colocados em pauta todos os parâmetros possíveis para a viabilidade de implantação de uma livraria em (Itapipoca/Ceará). O empreendimento possui módulos concisos, seus custos de implantação e investimentos são altos, devido ser localizados na região central e serem produtos de alta oferta. Mercado consumidor, capital de giro, rotatividade dos produtos almejados e investimentos no setor, tiveram índices positivos de aprovação em nossa pesquisa, que fez consolidar a abertura em definitiva desta empresa.

A empresa pretende vender livros e serviços de café. Com atendimento em alta qualidade, preços acessíveis, com serviços extras de pronta entrega dos produtos fornecidos. Baseado em competências/experiências/tecnologias o empreendimento se apoiará na experiência de sócias experientes no mercado comercial que ao longo dos anos assumiram várias funções no âmbito empresarial empreendendo no ramo logístico. Estimulado pela subjeção de escassez de mercados de acervos, esta por sua vez propõe ótimas chances de alcançar vários alvos, e as oportunidades de crescimentos tem índices positivos e sua viabilidade de abertura é propícia.

Descrição do Mercado de Forma Abrangente (macro):

• Concorrentes: Há poucas concorrências, mas as que existem proporcionam grande valia em tradição e variedade em suas lojas.

• Clientes: os clientes deste tipo de negócio são muito diversificados e exigentes, mas que tem grande retorno.

• Fornecedores: os fornecedores são editoras de renome e qualidade no mercado nacional e internacional,

• Mensuração da demanda: o estudo de mercado desenvolvido estima que a empresa possa efetuar a venda de 150 exemplares de acervo e 70 litros de café mensais.

• Segmento específico em que compete ou pretende competir: Inicialmente, a empresa pretende oferecer seus serviços consumidores de todas as classes, com o mais alto padrão de qualidade.

• Comportamento do mercado em termos de crescimento: é um mercado em ascensão, uma vez que setor apresentou crescimento: Papelarias e livraria (+6,24%) segundo uma pesquisa realizada pela CDL de BH no período de fevereiro.

• Lucratividade: a lucratividade é oscilada, devido ser um mercado pouco difundido, em contra partida a empresa conseguirá atingir um conjunto de clientes que demandam necessidades especificas neste tipo de empreendimento. A empresa já tem prospectado em vários fatores que lhe permitirá um volume de negócios satisfatório.

Características principais do mercado em termos de:

• Preço praticado: o preço será acessível, proporcional ao tipo de acervo almejado.

• Formas de vendas: Venda no atacado e varejo. Exercidas tanto em nossa empresa, quanto a pedidos provindos via telefone ou pelo e-mail da empresa.

• Assistência: A empresa trará assistência aos nossos clientes em qualquer situação que ocorra dentro de nossos parâmetros. Devoluções de livros somente serão aceitas em caso de defeitos provindos da edição de nossas fornecedoras (editoras).

• Existência de soluções tecnológicas diferenciadas: todos os serviços serão de excelente qualidade, como diferencial tecnológico pretende-se trabalhar com acervos diversificados, ambiente decorado em alto estilo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com