TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMBOK

Seminário: PMBOK. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Seminário  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Administrar, gerenciar, coordenar ou gerir um projeto é a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto atinja seu objetivo, ou seja, obtenha sucesso. E gerir um projeto, envolve desde iniciá-lo até finalizá-lo, passando pelas etapas de planejamento, execução e atividades de controle.

Para gerenciar um projeto, pode-se apenas utilizar-se do bom senso ou de boas práticas herdadas de colegas, há a possibilidade que outro projeto seja gerenciado apenas usando de algumas ferramentas como o Microsoft Project, e também é possível que ele seja gerido utilizando-se técnicas adequadas para cada uma das suas fases.

O PMI reuniu as melhores práticas de gerenciamento de projetos utilizadas ao redor do mundo, que são aplicadas em projetos de tamanhos e áreas diferentes, resultando no PMBOK – Project Management Body of Knowledge.

O PMBOK contém inúmeros processos de trabalho, cada um com um conjunto de técnicas e ferramentas, para serem usadas ao longo das cinco fases do projeto: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.

Mundialmente aceito como sendo um padrão bastante razoável para se aplicar em projetos de todos os tipos e tamanhos, este conjunto de processos e técnicas é considerado um conjunto de técnicas modernas de gerenciamento de projeto.

Ao aplicar estas técnicas aumenta-se significativamente a probabilidade do projeto atingir os objetivos para o qual ele foi criado, dentro do prazo estipulado, e dentro do custo esperado. E isso já é um grande benefício, uma vez que é o maior desafio na gestão de projetos, visto que f a maioria dos projetos é concluída em atraso e com custo acima do previsto.

O PMI organizou os processos de trabalho em nove áreas do conhecimento, a gestão do escopo é uma destas áreas, e trata de todos os processos envolvidos para iniciar o projeto, planejar o escopo do projeto, definir como as alterações de escopo serão tratadas ao longo do projeto, controlar o escopo e assim por diante.

Outra área do conhecimento é a gestão de custos , que abrange as estimativas de custos, da criação de orçamentos, de técnicas para o controle dos custos do projeto, etc...Além desta área, temos também o gerenciamento de riscos no projeto, que envolve a identificação, a classificação e priorização de riscos, assim como a definição de estratégias a serem adotadas para cada situação que envolve risco.

As demais áreas de conhecimento são: gestão integrada do projeto, gestão de prazo, gestão de recursos humanos, gestão da qualidade, gestão da comunicação, e gestão das aquisições (procurement).

Ao passo que existem técnicas para executar cada atividade dentro do processo de gerenciamento de projetos, também existem ferramentas para auxiliar as atividades de gestão de projetos, e há ferramentas bastante sofisticadas, como alguns softwares bastante conhecidos, como Microsoft Project, os pacotes da empresa Primavera, Timecontrol, ABT, entre outros inúmeros aplicativos de apoio à gestão de projetos existentes no mercado.

Os softwares não tem serventia se não forem utilizados por pessoas que tenham amplo conhecimento acerca deles, com conhecimento teórico, conceitual que extrapole seus limites. Daí não se pode aproveitar a facilidade com que são gerados os primeiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com