TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMBOK - Corpo De Conhecimento Em Gerência De Projetos

Trabalho Universitário: PMBOK - Corpo De Conhecimento Em Gerência De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 10

PMBOK - Corpo de Conhecimento em Gerência de Projetos

Autora: Cristina Ângela Filipak Machado – GPT Revisado por : Paulo Sérgio Martins da Silva Grupo de Estudos em Gerência de Projetos

Desde a década de 80 que os técnicos de sistemas de software têm sido desafiados a fazer a transição de codificadores de projetos para engenheiros de software. Esta transformação envolve desenvolver software de uma maneira disciplinada, utilizando-se princípios de engenharia, de forma a obter software economicamente viável, seguro e de forma eficiente.

Esta transformação não é fácil, pois exige do profissional, não somente o conhecimento de aspectos inerentes à profissão, tais como: linguagens de programação, métodos de análise, domínio de sistema operacional dentre outros. Mas, um aspecto importantíssimo é a questão gerencial. O domínio de técnicas, métodos e ferramentas gerenciais que conduzem o projeto de sistemas de software ao resultado esperado é uma exigência para a evolução profissional.

Esta questão foi evidenciada por Edwards Deming [01] na abordagem da Qualidade Total com o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir) e mais recentemente pelo modelo SW-CMM – Capability Maturity Model para Software que foi desenvolvido pelo SEI – Software Engineering Institute, onde foi constatado que o principal problema que aflige as organizações de software é gerencial [02]. Diz o SW-CMM que para melhoria das organizações precisa-se vencer o "buraco negro" que é o estilo de gerenciar as empresas de forma informal e sem métodos e técnicas.

Baseando-se nestas constatações, e visando a evolução das práticas gerenciais da CELEPAR foi criado em setembro de 1999 um grupo de estudos sobre Gerência de Projetos. O grupo escolheu para estudo aprofundado o PMBOK – Corpo de Conhecimento de Gerência de Projetos que foi escrito em 1996 pelo Project Management Institute, associação que reúne os gerentes de projeto do mundo inteiro. Os objetivos deste grupo de estudos são:

Domínio do conhecimento de gerência de projetos, através da tradução do texto básico "PMBOK" Guide;

Evolução da Metodologia de Gerência de Projetos da CELEPAR, através da análise comparativa entre as práticas descritas no PMBOK e a metodologia de gerência de projetos da CELEPAR, consolidando-se numa proposta de revisão da mesma;

Disseminação e divulgação da nova versão da metodologia de gerência de projetos da CELEPAR.

PMBOK - Corpo de conhecimento em gerência de projetos

O PMBOK é um guia que se chama "Corpo de conhecimento em gerência de projetos" onde se descreve a somatória de conhecimento e as melhores práticas dentro da profissão de gerência de projetos. Todo o conhecimento reunido neste guia é comprovado e não se restringe somente a práticas tradicionais, mas também às inovadoras e avançadas. Ele é um material genérico que serve para todas as áreas de conhecimento, ou seja, tanto para construção de edifício ou processo de fabricação industrial como para a produção de software. Um outro objetivo do PMBOK é a padronização de termos utilizados em gerência de projetos.

O que é gerência de projetos?

Gerência de Projeto é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas em atividades do projeto, a fim de satisfazer ou exceder as necessidades e expectativas dos stakeholders (interessados e envolvidos). Satisfazer ou exceder as necessidades e expectativas dos stakeholders invariavelmente envolve equilibrar demandas concorrentes em relação a:

escopo, prazo, custo e qualidade;

stakeholders com necessidades e expectativas diferenciadas;

requisitos identificados (necessidades) e requisitos não identificados (expectativas).

Contexto de gerência de projeto

A gerência de projeto e o projeto operam no ambiente onde está inserido o projeto. Sua equipe de gerenciamento tem que compreender o contexto – gerenciar diariamente as atividades é necessário para o seu sucesso, mas não é suficiente. É importante que sejam avaliados os seguintes tópicos para um amplo entendimento do contexto:

Fases e ciclo de vida;

Agentes;

Influências organizacionais;

Habilidades para gerência; e

Influência sócioeconômica.

Fases e ciclo de vida

As fases são a subdivisão do projeto em atividades que têm um objetivo a ser alcançado e geram produto(s) tangível(is) e verificável(is). A conclusão de uma fase normalmente é marcada com uma revisão das atividades e do desempenho do projeto. Esta determina se o mesmo continua em sua fase seguinte, além de detetar e corrigir eficazmente os erros surgidos.

Ciclo de vida são as atividades que serão executadas desde o início até o fim do projeto. Genericamente, o ciclo de vida define: qual trabalho técnico deve ser executado em cada fase, e quem deve ser envolvido. A depender da área do conhecimento, existem ciclos de vida de projeto já estudados e definidos. Por exemplo, para software temos: desenvolvimento rápido, iterativo, evolucionário, cascata, dentre outros.

Agentes

São indivíduos ou organizações que estão envolvidos ativamente no projeto. A equipe deve identificar os agentes, determinar quais são as suas necessidades e expectativas, e controlar e influenciar estas expectativas de forma a assegurar o sucesso do projeto. Os agentes chaves incluem:

Gerente de projeto – indivíduo responsável pelo controle do projeto;

Cliente – o indivíduo ou organização que fará uso do produto;

Organização executora – empresa cujos empregados são envolvidos mais diretamente na sua execução; e

Patrocinador - o indivíduo ou grupo de pessoas que fornece os recursos financeiros.

Influência Organizacional

Os projetos estão inseridos dentro da organização como, por exemplo: corporações, agências governamentais, instituições, corpos internacionais, associações profissionais e outros. Mesmo quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com