TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pmbok - Trabalho Sobre As Melhores Práticas

Pesquisas Acadêmicas: Pmbok - Trabalho Sobre As Melhores Práticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIOGRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

CCSA- CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADA

Introdução:

Empresas de todo o mundo, buscando um diferencial num mercado cada vez mais competitivo, partiram para a adoção de modelos de projetos e melhoria contínua. Estes modelos foram criados pela PMI líder mundial no desenvolvimento de padrões para a prática de Gerenciamento de Projetos, que após a criação desses modelos começou a se destacar no mercado mundial.

Há vários modelos de projetos que se adequa a todos os formatos e idéias dos Gerentes de Projetos, entres eles estão : Itil, Cobit, E-SCM SP, CL onde daremos uma ênfase maior ao PMBOK.

O que é o Project Management Institute – (PMI)?

O PMI é líder mundial no desenvolvimento de padrões para a prática de Gerenciamento de Projetos. Sua principal publicação é um guia com práticas de gerência de projetos chamado de “A Guide to the Project Management Body of Knowledge” ou mais popularmente PMBOK Guide (PMI-SP, 2008).

Olhando para a história cronológica do PMI pode-se perceber a evolução do gerenciamento de projetos nas empresas pelo mundo inteiro e o quanto que a internet contribuiu para este avanço. Iniciando em 1969 com cinco associados, no final da década de 70, aproximadamente 10 anos após, o número havia crescido para pouco mais de 2.000 associados. Em 90 esse número havia aumentado para 8.500. No início dos anos 2000 já eram mais de 50.000 associados e hoje, em apenas oito anos, esse número já passa de 270.000 (PMI-SP, 2008).

Esses números nos mostram um pouco do quanto o gerenciamento de projetos tem crescido nas empresas e conseqüentemente o número de profissionais especializados na prática de gerência de projetos.

Embora as práticas do PMI sejam aplicadas a qualquer tipo de projetos, elas têm sido amplamente utilizadas pelas organizações para a gestão de projetos de tecnologia da informação (VIEIRA, 2003).

Na área de gerenciamento de projetos o PMI (Project Management Institute) com o seu PMBOK Guide (PMBOK, 2004) vem sendo utilizados em empresas de todos os tipos, para gerenciamento dos mais diversos tipos de projetos. Na área de tecnologia é ainda mais comum a adoção do gerenciamento de projetos seguindo as práticas do PMBOK. Os processos de gerenciamento descritos pelo PMBOK não são específicos para o desenvolvimento de software, mas é genérico e amplo de forma que pode ser usado para qualquer tipo de projeto. O segredo está em saber adequar e usar as práticas da melhor forma possível para o projeto e/ou empresa em questão.

Dentre os métodos de desenvolvimento adotados pelas empresas, o mais famoso é o modelo em “Cascata” (Waterfall), geralmente utilizado em conjunto com práticas do PMBOK, embora o PMBOK não advogue por nenhum ciclo de desenvolvimento, deixando isto a cargo do gerente do projeto:

“Não existe uma única melhor maneira para definir um ciclo de vida ideal do projeto...

...permitem que a equipe de gerenciamento de projetos escolha o ciclo de vida mais adequado para seu próprio projeto.” (PMBOK, 2004 p. 20).

PMBOK

O Project Management Body Of Knowledge ou simplesmente PMBOK Guide é o principal documento de referência do PMI, embora não seja o único. Como o próprio nome em português diz, ele é “Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos”. Está atualmente na terceira edição, lançada em 2004. Como ele mesmo descreve o seu objetivo é:

“O principal objetivo do Guia PMBOK® é identificar o subconjunto do Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática. “Identificar” significa fornecer uma visão geral, e não uma descrição completa. “Amplamente reconhecido” significa que o conhecimento e as práticas descritas são aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do tempo, e que existe um consenso geral em relação ao seu valor e sua utilidade. “Boa prática” significa que existe acordo geral de que a aplicação correta dessas habilidades, ferramentas e técnicas podem aumentar as chances de sucesso em uma ampla série de projetos diferentes. Uma boa prática não significa que o conhecimento descrito deverá ser sempre aplicado uniformemente em todos os projetos; a equipe de gerenciamento de projetos é responsável por determinar o que é adequado para um projeto específico.” (PMBOK, 2004, p. 3).

No PMBOK Guide encontram-se muitas definições e práticas que guiam na gerência de projetos em geral. Algumas destas definições são descritas abaixo.

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Realizado por pessoas, restringido por recursos, limitados e planejados, executado e controlado.

Identifica que padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determina como satisfazê-los.

Descreve como a equipe de gerenciamento do projeto implementará a política de qualidade da organização executora.

Os processos de gerenciamento de projeto no PMBOK podem ser organizados em cinco grupos de um ou mais processos:

Processo de iniciação

Processo de planejamento

Processos execução

Processos de monitoramento e controle

Processo de Encerramento.

Estes grupos de processos não representam necessariamente uma fase do projeto, sendo que dependendo do tipo de projeto e sua organização os processos de um grupo de processo podem ser repetidos por fases do projeto (PMBOK, 2004, p. 41).

Um projeto é descrito pelo PMBOK Guide (PMBOK, 2004) como “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.

Quando se diz temporário, significa que o projeto deve ter um inicio e fim definidos. Basicamente quando os objetivos do mesmo são alcançados chegasse ao fim, logo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com