TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Sobre O Corpo

Dissertações: Conhecimento Sobre O Corpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  3.542 Palavras (15 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 15

(1ª tarefa ) atividade-

1) O que e célula e quais são os tipos básicos? Característica cada uma delas.

R) A célula e representada a menor porção da matéria viva,são as unidade estruturais e funcionais do organismo vivo; a maioria dos organismo,tais como a bactéria são unicelulares ( consiste em uma única célula); outros organismo como os seres humano são pluricelulares.

O corpo humano e constituído por aproximadamente 10 trilhões (mais de 10¹³) de células.

Estrutura típica de uma célula procarionte,representada por uma bactéria.

*Cápsula,*Parede celular,*Membrana plasmática,*Citoplasma,*Ribossomos, *Mesossomos,* DNA (nucliode),* Flagelo bacteriano.

De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em: eucarióticas e procarióticas.

*As células procarióticas são geralmente independentes, enquanto que as células eucarióticas são freqüentemente encontrados em organismos multicelulares

* Células Procarióticas

*As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de fotocélulas, são muito diferentes das eucariontes, em geral, são bem menores e menos complexas estruturalmente do que as células eucariontes.

* A sua principal característica é a ausência da eucariótica individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação.

* Células Eucarióticas

As células de um organismo eucariota (esquerda) e um organismo unicelular procariota (direita) as células eucariontes ou eucarióticas, também chamada de eucelular são mais complexas que as procariontes, possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas.

Obs: Todas os animais e plantas são dotados deste tipo de células

2) Quais são as principais biomolecular que compõem uma célula eucariótica animal e quais as suas funções?

São inúmeras a moléculas compostas que chegam a desempenhar funções nas células, porém, a base metabólica, ao qual, promove uma regulamentação vital, é sustentada por: Ácidos nucleicos compostos pelo ácido desoxirribonucleico (DNA), sendo responsável pela replicação e informação genética. Água, Carboidrato, lipídios, proteína, ácidos nucleicos (RNA e DNA); A água é de fundamental importância para nos seres vivos, pois realiza todas as atividades metabólicas; Carboidratos este é considerado o fornecedor de energia necessárias para as reações metabólicas; Lipídios (gordura) desenvolve função na manutenção da temperatura corporal “isolante térmico”, possui função de reserva energética e estrutural e facilita a absorção de vitaminas; Proteína desenvolve função de sustentação estrutural celular e dos tecidos de transporte, defesa e controle do metabolismo de contração e catalise de reações; Ácidos nucleicos tem função de armazenamento e transmissor de informações genética que estão ligados ao controle de atividade celular. Ribonucleicos (RNA):responsável pela transcrição e síntese de proteína. Proteína: auxilia na produção de energia, assim como os seus aminoácidos, que tornam um polímero. Podendo ser também transmembranais. Água: promove e regulamentação osmótica e a fluidez para os transportes membranais.

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática

R) A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas, ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos. Aparece em eletromicrografias como duas linhas escuras separadas por uma faixa central clara, com uma espessura de 6 a 10 nm. Esta estrutura trilaminar encontra-se em todas as membranas encontradas nas células, sendo por isso chamada de unidade de membrana ou membrana unitária.

A membrana celular não é estanque, mas uma “porta” seletiva que a célula utiliza para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior (sejam elas produtos de excreção, das quais deve se libertar, ou secreções que a célula utiliza para várias funções relacionadas com o meio).

* Principais características da membrana celular

* A membrana celular é responsável pela manutenção de uma substancia do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular, e pela recepção de nutrientes e sinais químicos do meio extracelular. Para o funcionamento normal e regular das células, deve haver a seleção das substâncias que entram e o impedimento da entrada de partículas indesejáveis, ou ainda, a eliminação das que se encontram no citoplasma. Por ser o componente celular mais externo e possuir receptores específicos, a membrana tem a capacidade de reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas, como hormônios.

* As membranas celulares possuem mecanismos de adesão, de vedação do espaço intercelular e de comunicação entre as células. Os microvilos ou microvilosidades são muito frequentes e aumentam a superfície celular.

* Transporte através das membranas

* Mesmo nas membranas não biológicas, como as de plástico ou celulose, há moléculas que as conseguem atravessar, em determinadas condições. Dependendo das propriedades da membrana e das moléculas (ou átomos ou íons) em presença, o transporte através das membranas classifica-se em:

O transporte através das membranas pode ainda ser classificado em mediado, envolve permeases (transporte ativo e difusão facilitada), e não-mediado (difusão directa).

*Transporte passivo

O interior das células o citoplasma é basicamente uma solução aquosa de sais e substâncias orgânicas. O transporte passivo de substâncias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com