TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PNE Plano Nacional de Educação

Por:   •  9/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

Danielle de Campos Pereira Landal

RGM: 27161064

        O Plano Nacional de Educação (PNE), são diretrizes, metas e estratégias para a política educacional e possui 20 metas a serem cumpridas no período de 2014 a 2024, a nível nacional, estadual e municipal de educação. Neste texto vou citar duas metas: Alfabetização e Educação Integral.

       A Alfabetização é a meta número 5 dentro do PNE e tem como objetivo alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental até 2024. Uma criança pode ser considerada alfabetizada quando se apropria da leitura e da escrita como ferramentas essênciais para prosseguir aprendendo, buscando informações e desenvolvendo suas capacidades de se expressar, ler e de produzir textos em diferentes generos.

       O Brasil tem se desenvolvido e o número de analfabetos tem diminuido segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica), passou de 6,8%, em 2018, para 6,6%, em 2019. TOKARNIA, Mariana - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Publicado em 15/07/2020 <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-07/taxa-cai-levemente-mas-brasil-ainda-tem-11-milhoes-de-analfabetos>

       Mas segundo pesquisadores da área a formação do professor é fundamental para que essa meta seja cumprida. A formção é de suma importãncia e deve ser continuada.

     A meta de número 6 do PNE tem como principal objetivo oferecer educação básica em tempo integral nas escolas públicas do país de modo que pelo menos 50% das escolas públicas ofertem a modalidade atingindo 25% das matrículas da educação básica pública no país. Para o cumprimento desse objetivo, metade das escolas públicas devem ser capazes de promover essa modalidade de tempo integral, considerando um tempo mínimo diário de 7 horas, que foi estabelecido por meio do art. 4º do Decreto 6.253 de 2007, que considera a educação em tempo integral aquela cuja duração é maior ou igual à sete horas diárias (BRASIL, 2007).

       Assim sendo, o tempo de permanência dos alunos na escola não seria apenas o estudo do currículo já previsto na Base Nacional Comum Curricular, mas também para o desenvolvimento cultural, com a implementação de outros conhecimentos, como afirma Coelho (2016, p. 116): “as propostas de educação em tempo integral visam o fortalecimento da formação cultural e científica desses estudantes por meio da integração de conhecimentos e saberes”. A promoção do tempo integral na educação caminha para uma mudança estrutural na educação, no sentido de promover uma educação integral, ou seja, uma educação multidimensional que engloba aspectos cognitivos, estéticos, corporais, éticos e sociais.

       A meta não vem sendo cumprida, pois, entram as questões de espaço físico, aumento no números de professores, educadores e auxiliares desta forma tendo que o Município dispinibilize de mais recursos financeiros.

       No Brasil existem diversidades regionais, e isto, também vem contribuindo para o não cumprimento das metas do PNE.

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com