TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICA E RELIGIÃO É UMA PARCERIA COMPATÍVEL?

Por:   •  19/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 8

POLITICA E RELIGIÃO É UMA PARCERIA COMPATÍVEL?

Acadêmico:

Professor:

Instituto Teológico Quadrangular – ITQ

Curso Livre em Teologia – Cidadania

Dezembro 2021

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar se Política e religião é uma parceria compatível, para isso será analisado, a política na sociedade primitiva, religião conforme a vontade de Deus e o que a bíblia nos ensina sobre política, como ela afeta a vida das pessoas e quais são as consequências de não escolher pessoas comprometidas e preparadas para governar para um bem comum do povo.

Palavras-Chave: Politica, Religião, Sociedade, parceria, Governo.

1.INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade podemos ver a relação entre a religião e a política. Para um líder é necessário pensar em uma religião que deve ser política, pois estabelece todos os principais guiadores de princípio, norteadores da moral, Deus.

Teologia política descreve crentes realizando o ideal de Deus, perante seus testemunhos de cidades crente, observadores seculares reconhecem a sabedoria de Deus. A bíblia nos mostra Deus acima do governo humano, e nos dá evidencias de que havia um estado legal nos primeiros tempos. Período que Deus exercia seu governo com base na sua palavra revelada chamamos de dispensações e essas são sete.

A relação entre religião e política é um fato que não pode ser ignorado sobretudo quando afeta diretamente a vida e os destinos da sociedade, no Brasil, até o reinado de D.Pedro II quando foram instituídos os cartórios, a vida civil era conduzida pela igreja católica, da Certidão de Nascimento ao Atestado de Óbito era a Igreja que documentava a existência do indivíduo, no processo histórico, o convênio entre Estado e Religião tem tido relevante papel na sociedade desde os primeiros até aos mais recentes eventos políticos.

Não tem como separar esses eventos, como o surgimento e desaparecimento dos grandes impérios da antiguidade até os dias de hoje.

2.Desenvolvimento

2.1 Politica

Política etimologicamente o termo é a conjunção das palavras gregas polis (plural, cidade) e techné (conhecimento, arte, ciência). Como conceito podemos adotar a já conhecida definição de política como a arte de bem governar a polis (Estado).

Como disciplina é dita como o ramo da filosofia que trata da relação entre poder, e mando, e obediência, em todas as suas implicações morais.

Conforme o dicionário política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego política, uma derivação de polis que designa aquilo que é público.

O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.

2.2 Existência da Política

No cap. 28 de Ezequiel descreve a existência de um sistema político; termos como príncipe, cadeira de Deus, rei ungido, te estabeleci, comercio, entre outros, dão evidencia de que o oráculo que se refere a um estado político que sofre uma intervenção de Deus, o soberano. Jó fala sobre o exercício da soberania de Deus desde os primórdios do universo.

E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus; Eis que tu és mais sábio que Daniel; e não há segredo algum que se possa esconder de ti. Ezequiel, 28:1-3.

Em toda trajetória cristã se vê a política no meio. Podemos ver a existência da política inclusive na reforma protestante. No livro de Wayne Grudem (Politica segundo a bíblia), existe um trecho bem interessante sobre o assunto citado;

O movimento de reforma não foi, portanto, somente um movimento de redescoberta do evangelho, como revelado nas Escrituras Sagradas, que visou renovar a igreja. Foi também um amplo movimento de reordenação da sociedade, à luz da revelação de Deus em sua Palavra. Como escreveu Daniel Elazar, “a estrada para a democracia moderna começou com a Reforma Protestante no século XVI, em especial entre aqueles expoentes protestantes reformistas que desenvolveram uma teologia política que remeteu o Ocidente de volta aos caminhos do autogoverno popular, com ênfase na liberdade e igualdade” Desse modo, contrariando muito do pensamento secular, o que se descobre nessas obras é que a verdadeira origem do contrato social, garantidor das liberdades fundamentais do ser humano, encontra-se na Reforma Protestante e, em última análise, na mensagem evangélica oferecida nas Escrituras e confiada à igreja. (Wayne Grudem, 2014, p.11)

Com este trecho compreende-se um pouco sobre a política na reforma. Pode-se ver que a política e religião estão juntas neste caso.

2.3 Política bíblica

A Bíblia diz muito sobre a política, de forma que esse assunto deve ser tratado com muita importância dentro das comunidades cristãs. Infelizmente existe muito descaso nessa área entre os cristãos por causa de uma insuficiência fundamentada em certos estereótipos.

Existem alguns conceitos entre os cristãos que prejudicam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com