TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL

Monografias: POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  2.619 Palavras (11 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 11

UNOPAR – UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Curso Superior de Bacharelado em SERVIÇO SOCIAL 2013/1

Nome

Politica Social no Brasil

Recife

05/2013

Nome

Politica Social no Brasil

Recife

05/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................4

ANÁLISE DO VIDEO....................................................................5 - 9

CONCLUSÃO...............................................................................10

REFERENCIAS.............................................................................11

INTRODUÇÃO

Envolvendo os conteúdos trabalhados nas tele aulas e nos textos complementares irei aborda sobre política social que foi acontecendo de forma gradual e diferenciando no Brasil; tendo sua origem no capitalismo, destina-se prioritariamente á classe trabalhadora na luta pelos seus direitos, apresentaremos as funções básicas das políticas sociais como se encontrava no Brasil e como se encontra na atualidade. Encontra-se legislado e controlado pelo estado e se mantém subordinado ao sistema capitalista.

Política publica se definem como linha de ação coletiva que concretiza direitos sociais declarados e garantidos. È mediante as políticas que são distribuídas e redistribuídas os bens e serviços sociais como resposta as demandas da sociedade civil. Embora, as políticas sejam responsabilidades do estado, não significa que cabe unicamente ao estado a tomada de decisões. Para compreendermos o termo Político Social necessário se faz saber o que vem a ser a política, de acordo como pesquisas é uma palavra que vem do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos a polis, que nada mês é do que à cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto à sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana.

Trataremos não somente de política, mais de um tem mais profundo e especifico: A política social irá discorrer sobre seu surgimento e sua atuação, conforme veremos no desenvolvimento de nossa analise:

A política social teve seu surgimento de forma gradual e diversificado, variando de acordo com a realidade de cada país tendo como ponto principal o capitalismo. De inicio seu intuito era o de proteger a classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos, na defesa de proteger contra um sistema onde visa somente o lucro, onde o mais precioso é a mão de obra, na realidade a sociedade teve uma enorme mudança com o surgimento do capitalismo em todos os aspectos.

Percebemos que durante o período da revolução industrial iniciado no XIX, o movimento operário ganhou forças e foi a partir do capitalismo que surge às políticas sociais, que foi entendida como método de intervenção do estado no intuito de conter os operários, entendidas como ação do estado, e de toda a sociedade como uma via de mão dupla. È mediante as políticas públicas que são distribuídas e redistribuídas os bens e serviços sociais como resposta as demandas da sociedade civil. Embora as políticas públicas sejam voltadas as responsabilidades para o estado cabem envolver a sociedade civil e estado. Entendemos que o estado tem responsabilidades com a classe trabalhadora, nas condições de vida e trabalho.

Nosso tema se refere não somente ao processo de disputa por cargos e negociação de interesses na sociedade de ações governamentais específicas, na área de educação, saúde, meio ambiente, redução da pobreza, e outras. Nestas políticas públicas deve obedecer a uma lógica própria, que requer a existência de profissionais especializados, recursos definidos, metas explícitas, mecanismos de tomada de decisão, sistemas de avaliação de resultados, e assim por diante.

As Políticas públicas são estabelecidas, em suas linhas mais gerais, pela política, mas só a política não é capaz de transformá-las em ações governamentais específicas. Elas dependem, além disto, dos fatos, e da maneira pela quais os fatos são vistos e interpretados.

Quando falamos de estrutura social estamos nos referindo os fatores que são de suma importância para o desenvolvimento social, o que nos levará as políticas sócias do inicia a nossa atualidade. A estrutura social de um país é dada pela sua estrutura demográfica, sua ocupação, a distribuição da riqueza entre seus habitantes, e sua distribuição espacial e geográfica. Entram neste grande painel, além disto, a existência de divisões de natureza étnica e cultural, e o que se pode denominar de “capital humano”, a educação. A sociedade brasileira vem se transformando rapidamente ao longo das últimas décadas, a tal ponto que a agenda social muitas vezes e é superada pelos fatos.

O exemplo mais claro destas transformações é os dados que apresentares a seguir, entre os dados a mudança nas taxas de fecundidade, que afeta diretamente o crescimento e as características mais gerais da população. Entre 1950 e 1980, o Brasil cresceu a uma taxa média anual de 2.8%, o que significa que a população dobrava a cada 25 anos. Em 2000, esta taxa estava estimada em 1.33, o que significa uma duplicação a cada 55 anos. Como esta taxa vem caindo, a expectativa é que, por volta de 2020, a população brasileira já tenha parado de crescer, e começado a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com