TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA DE CRÉDITO

Tese: POLÍTICA DE CRÉDITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Tese  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 10

POLÍTICA DE CRÉDITO

Crédito [do lat. Creditum] significa, “segurança de que alguma coisa é verdadeira; confiança, facilidade de obter dinheiro por empréstimo ou abrir contas em casas comerciais, facilidade de conseguir adiantamentos de dinheiro para fins comerciais, industriais, agrícolas etc. Direito de receber o que se emprestou”.

A análise de crédito deve ocorrer de forma planejada, racional e objetiva, pois envolve uma relação comercial, em que o concessor do crédito, por meio da análise de crédito, tentará diminuir o risco de não receber o valor do crédito, enquanto o cliente o receberá como solução.

Definição da Política de Crédito

Na política de crédito são definidos os parâmetros básicos para a realização das vendas a prazo. Nela são encontrados os elementos necessários para a concessão, monitoramento e cobrança dessas vendas, devendo ser encarada como um fator de alavancagem das receitas e uma demanda por investimento em ativos financeiros (crédito futuro).

Deve-se ter sempre em mente que a concessão resultante da venda a prazo representa a troca de um ativo real (um bem) por meio a realizar-se no futuro (crédito). Assim, a política de crédito deveria ser analisada da mesma forma que qualquer outro ativo financeiro que tem risco e retorno associado.

Responsabilidade e Política de Crédito

O crédito existe em razão da necessidade do cliente em ter uma relação comercial com a empresa, devido a ele não poder adquirir bens e serviços à vista e ter uma relação comercial com pagamentos parcelados.

Somente ocorrerá uma transação comercial a partir do momento em que o cliente puder adquirir bens e serviços de forma parcelada, uma vez que nem sempre há uma transação a vista. Caso a transação seja a vista – com dinheiro, incluindo o cartão de crédito ou cartão de débito, não haverá necessidade por parte do comerciante que está fazendo o negócio de analisar o crédito do cliente. Porém, se considerarmos o cartão de crédito e o cartão de débito, haverá a necessidade de analisar o crédito do cliente, pois há limites estabelecidos pela administradora de cartão de crédito ou pela instituição bancária.

Quem deve analisar a concessão de crédito é o setor de Finanças, subordinado à Diretoria Financeira. Deve haver um setor específico de Análises Financeiras, cuja responsabilidade é:

• fixar critérios de créditos em conjunto com a área comercial e de vendas;

• fixar parâmetros e limites de créditos por tipo de clientes;

• projetar cenários econômicos que possam influir nas concessões de créditos.

Por meio dos parâmetros fixados pelo setor de Análises Financeiras, a concessão do crédito poderá ocorrer pela área comercial, até determinado limite de vendas. Para as transações acima do limite, o próprio setor de Análises Financeiras analisaria os casos excepcionais em conjunto com o setor comercial.

A fixação de uma Política de Crédito deve ser adotada de acordo com o planejamento estratégico da empresa. A Política de Crédito deve ser fixada pela Diretoria.

Fixar uma política desse tipo ajuda os setores de análise financeira e comercial a criarem ferramentas de análises de créditos flexíveis ou restritivas, diminuindo, assim as taxas de riscos.

Portanto, cabe ao setor de Análise Financeira e Comercial, de acordo com a Política de Créditos, a análise e concessão de créditos.

Para a fixação de uma Política de Crédito, Blatt (1999, p. 33) enumera os seguintes temas:

* uso de concessão de crédito para estimular volume de vendas;

* critério para concessão de um crédito comercial;

* condições creditícias de venda de uma empresa;

* responsabilidades específicas de vendas e créditos para obter a informação necessária para processar linhas de crédito solicitadas;

* administração da carteira de contas a receber;

* diretrizes e procedimentos para a função creditícia em uma empresa;

* procedimentos e diretrizes de cobrança;

* suspensão de crédito de contas de clientes, existindo título vencido, para controlar perda por exposição ao risco.

Ainda segundo Bratt (1999, p. 34), as políticas de crédito incluem:

• Políticas – que definem o comportamento apropriado;

• Padrões ou critérios de desempenho – que permitem medir o cumprimento das políticas e objetivos pelo comportamento;

• Procedimentos – que definem atividades específicas para garantir que os padrões sejam satisfeitos.

A política de crédito de uma empresa fornece os parâmetros para determinar se deve ser concedido crédito a um cliente e qual a importância a ser concedida. A empresa deve preocupar-se não só com o estabelecimento de padrões de crédito, mas também com a aplicação correta desses padrões à tomada de decisões de crédito. É preciso desenvolver fontes adequadas de informações e métodos de análise de crédito. Cada um desses aspectos da política de crédito é importante para a administração eficaz das contas a receber. Uma implementação ineficiente de uma boa política de crédito não trará resultados ótimos, tampouco os trará uma implementação excelente de uma política de créditos inapropriada.

Parâmetros da Política de Crédito

Em uma política de crédito deve ser sempre explicitado o chamado padrão de concessão. Este padrão representa os requisitos mínimos a serem atendidos pelos clientes para a venda a prazo. Padrões mais relaxados geram aumento de vendas e devedores duvidosos; padrões mais rígidos reduzem os problemas de cobrança mas baixam as vendas e, possivelmente, o lucro operacional.

Outro fator que precisa ser explicitado na política de crédito é o processo de cobrança. Este representa os procedimentos utilizados pela empresa para cobrar seus devedores, podendo ser desde uma simples carta até recursos judiciais, nos casos mais graves. Políticas de cobranças mais rígidas podem inibir um comprador potencial, reduzindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com