TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA DE NEGÓCIO E E ECONOMIA DAS EMPRESAS NEGOCIANDO FALTAS

Projeto de pesquisa: POLÍTICA DE NEGÓCIO E E ECONOMIA DAS EMPRESAS NEGOCIANDO FALTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

VI SEMEAD

POLÍTICA DOS NEGÓCIOS E

E ECONOMIA DE EMPRESAS

A NEGOCIAÇÃO PARA SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS

INTERNACIONAIS NO CASO ISRAEL/PALESTINA

Autor:

Rui Fernando Nunes Lapa

Bacharel em Relações Internacionais

Centro Universitário Moura Lacerda

Rua General Osório, 324 apt. 400

Centro Ribeirão Preto–SP 14010-000

rlapa@yahoo.com

A NEGOCIAÇÃO PARA SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS

INTERNACIONAIS NO CASO ISRAEL/PALESTINA

Resumo

A ocorrência de conflitos internacionais de grande gravidade e que afetam toda a sociedade internacional estimula o estudo da teoria negociação, como meio de solução de controvérsias. Nesse contexto e com base nas teorias realista e pluralista das Relações Internacionais, o presente trabalho apresenta a análise do conflito histórico entre Israel e os povos árabes sob a ótica das teorias da negociação.

Palavras-chave: negociação, conflito, guerra, Israel/Palestina, cooperação.

Introdução

Constantemente noticiários e jornais trazem imagens e relatos de conflitos internacionais que chocam o mundo devido à tamanha violência e crueldade demonstradas por alguns homens contra outros seres humanos. Conseqüentemente, esses confrontos acabam por resultar em prejuízos para ambas as partes, explicando a busca incessante de propostas mais plausíveis para a solução dessas controvérsias, evitando manifestações agressivas como a guerra e a luta armada.

Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar o conflito entre Israel e Palestina, a partir das teorias da negociação e dos conflitos e com base nos pressupostos das Escolas Realista e Pluralista das Relações Internacionais.

Dessa forma, este estudo descritivo e exploratório, do tipo estudo de caso, consiste na pesquisa de um conjunto de dados que descrevem uma fase ou a totalidade do processo social de uma unidade, em suas relações internas e nas suas fixações culturais.

Em primeiro lugar serão discutidas as peculiaridades da negociação, conceituando e as variáveis da negociação e expressando os aspectos internacionais relevantes, bem como enfocando a teoria pluralista das relações internacionais e sua ênfase na cooperação e em acordos ganha-ganha.

Posteriormente, será iniciada a abordagem dos conflitos internacionais e meios de soluções de controvérsias, sejam eles pacíficos, coercitivos ou a guerra, e suas implicações no âmbito da Escola Realista das Relações Internacionais.

Finalmente, através de um levantamento das informações históricas e recentes sobre o conflito Israel/Palestina, serão abordados os dois aspectos discutidos anteriormente.

1. Idéias e Conceitos Gerais sobre Negociação

Embora o tema ‘negociação’ tenha sido muito discutido no decorrer da história, somente recentemente foram atribuídos a ele conceitos e teorias. Nem como todos pensam, negociar faz parte da vida dos indivíduos, que, consciente ou inconscientemente, sempre realizam essa ação. Pode-se dizer que o homem nasce com a competência para realizá-la, pois desde criança negocia com seus pais e mesmo sem a fala consegue se comunicar através do choro que corresponde a uma necessidade e interesse.

No princípio, o conceito de negociação estava ligado à obtenção de vantagens, ou seja, a idéia de tirar proveito da situação sem levar em consideração a posição do outro e os conseqüentes resultados. Entretanto, na conjuntura atual procura-se obter um relacionamento duradouro, o que somente é possível através da satisfação de ambos os lados envolvidos em uma negociação, ou seja um resultado ganha-ganha.

Acuff (1993, p.21) consegue generalizar mais o conceito definindo “negociação como o processo de comunicação com o propósito de atingir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com