TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Monografias: POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  4.176 Palavras (17 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

TRABALHO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÕES.

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

São Bernardo do Campo

2014

TRABALHO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÕES.

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Trabalho elaborado para obtenção de nota parcial do 1° bimestre, na disciplina de Sistema de Gestão Ambiental e Certificações, para avaliação do professor Marco Antonio de Campos, no primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Anhanguera.

São Bernardo do Campo

2014

SUMÁRIO

Resumo 3

Introdução 3

Histórico – Consciência Ambiental e Pronea 4

Desafios Contemporâneos – Os Quatro Desafios 5

Educação Ambiental – Lei 9.795 9

Conclusões 10

Conclusão 10

Conclusão 10

Conclusão 11

Conclusão 11

Conclusão 12

Conclusão 12

Conclusão 13

Referências Bibliográficas 14

Resumo

O presente trabalho busca compreender o contexto histórico e as origens dos pensamentos voltados à Educação Ambiental, no mundo e em nosso país. Foi realizada pesquisa bibliográfica que apresenta o Programa Nacional de Educação Ambiental – Pronea, e quais são os desafios para construção de uma cidadania voltada à preservação do meio ambiente, e o papel do Estado através da Lei 9.795. Chega-se à conclusão que todos tem papel fundamental pata atingimento dos objetivos estabelecidos nestes programas, e o assunto educação ambiental deve ser aplicado em todas as áreas da sociedade.

Palavras-chave: educação ambiental, Pronea, desafios contemporâneos.

Introdução

O Programa Nacional de Educação Ambiental – Pronea é um divisor de águas no que se refere à tratativa com as questões ambientais em nosso país. Apesar de ser desenvolvido tardiamente em relação a alguns países, que já tinham despertado para estas questões há quase vinte anos, o programa delimita responsabilidades e determina quais os papeis que Estado, profissionais da área e de outros setores, instituições de ensino e sociedade devem cumprir.

Para que seja possível a construção de uma cidadania consciente, é necessário que desafios sejam superados. Quatro deles são determinantes para que o tema abordado tenha sucesso, que uma sociedade mais justa seja construída e que as questões ambientais estejam presentes em todos os setores, escolas, empresas, mídia etc.

A busca de uma sociedade democrática e socialmente justa, o desvelamento das condições de opressão social, a prática de uma ação transformadora intencional e a necessidade da busca contínua do conhecimento sintetizam os pontos-chave para que a educação ambiental seja aliada de uma melhoria das condições de nossa sociedade, colabore para que haja equilíbrio entre todas as classes sociais, determine responsabilidades para os setores públicos e privados e que todas estas ações tenham melhoria contínua, que se adaptem às mudanças que ocorreram e venham a ocorrer em nosso país para que o tema tenha sua importância sempre em evidência.

Histórico – Consciência Ambiental e Pronea

O despertar de uma consciência ecológica começou a ganhar força na década de 1970, com esforços de cientistas / ambientalistas em busca de um mundo melhor em relação ao meio ambiente, tentando especificar que as pessoas precisavam mudar suas atitudes para conservação da natureza.

Apesar das dificuldades daquela época, algumas pessoas se manifestavam. Um bom exemplo foi a obra da autora Rachel Carson, de 1969, chamada Primavera Silenciosa, tentando sensibilizar as pessoas e mostrar o quanto a natureza era importante.

Mas só isso não bastava, ambientalistas seguiam com os seus métodos e se dedicavam para que esse assunto fosse valorizado, coisa que no Brasil era impossível na década de 70, pois o país respirava um governo militar naquela época, restringindo o assunto em questão, o meio ambiente.

O poder político naquele momento valorizava os assuntos socioeconômicos, pois o país passava por situações difíceis e muitos acreditavam que só uma ação milagrosa mudaria esse quadro.

Enquanto isso os naturalistas seguiam com seus trabalhos em equipe, acreditavam que as pessoas estavam distantes da natureza e para reestabelecer essa ligação era preciso fazer algo, e os naturalistas não perderam tempo, desenvolveram várias técnicas através de estudos científicos, tentando interligar a educação artística, psicologia e a geografia, chamando a atenção das pessoas através dos resultados beneficentes que a natureza oferecia ao mundo.

Nas últimas quatro décadas, tivemos conferências, encontros, seminários, tratados e convenções voltados ao tema ambiental. Pois nunca se comprometeu tanto a capacidade de manutenção à vida, pois temos que ter ações educacionais que contribuam para termos uma sociedade sustentável.

O desenvolvimento de atividades produtivas sem ordem e fiscalização em nosso país faz com que a nossa biodiversidade seja ameaçada em todos os sentidos. Pois a contaminação do solo, a poluição da atmosfera e a contaminação de nossos rios são alguns efeitos que mais observamos na maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com