TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA SEGURANÇA DO TRABALHO

Seminário: POLÍTICA SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Seminário  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 4

POLÍTICA DE

SEGURANÇA DO TRABALHO

I - CONCEITOS

1 - Política de Segurança do Trabalho - É o conjunto de orientações relativas à Segurança do Trabalho integradas às diretrizes empresariais, que devem ser observadas permanentemente em todas as atividades da ELETRONORTE, visando a continuidade do processo produtivo, a melhoria contínua da qualidade de vida no trabalho e a excelência empresarial.

2 - Segurança do Trabalho - Função integrada à organização, ao planejamento, ao projeto, à capacitação, à execução, ao controle e à avaliação do trabalho, que objetiva segurança e salubridade do meio ambiente e atividades humanas, propiciando a continuidade do processo produtivo com o controle de riscos e perdas.

3 - Acidente do Trabalho - Qualquer ocorrência que prejudica a Segurança do Trabalho, interferindo ou interrompendo o processo produtivo, podendo gerar danos aos seres humanos e perdas materiais imediatas ou em longo prazo.

II - DIRETRIZES DA POLÍTICA DA SEGURANÇA DO TRABALHO

1 - Promover constante pesquisa das demandas relativas à Segurança e à Saúde dos colaboradores e clientes proporcionando medidas imediatas à avaliação e à correção dos riscos e/ou condições apresentadas.

2 - Atuar permanentemente na pesquisa de novas tecnologias de Segurança do Trabalho, realizando parcerias com entidades especializadas e empresas que estejam desenvolvendo as melhores práticas com os melhores resultados.

3 - Garantir que as ações de educação necessárias à função dos seus colaboradores sejam ministradas com a integração natural dos aspectos de Segurança do Trabalho.

4 - Promover as Ações de Educação Específicas de Prevenção de Acidentes para colaboradores e terceiros.

5 - Integrar a Segurança do Trabalho nas fases de planejamento, projeto, construção, montagem, comissionamento, operação e manutenção das instalações, equipamentos e outros artefatos para o trabalho, visando a melhoria da qualidade de vida e do processo produtivo.

6 - Assegurar recursos financeiros necessários, no Plano de Ação de diversos órgãos da ELETRONORTE, visando a adequação de instalações, equipamentos e ferramental existentes e aquisição de equipamentos complementares .

7 - Assegurar que nos processos de suprimentos de materiais e serviços seja exigido dos fornecedores o cumprimento da normalização técnica e específica de Segurança do Trabalho.

8 - Assegurar o suprimento quanti-qualitativo de materiais e equipamentos de Segurança do Trabalho

9 - Assegurar ao colaborador o direito de recusar-se a realizar trabalhos onde as medidas de segurança não estejam atendidas.

10 - Assegurar ao colaborador que se sentir pressionado a desobedecer a medidas de segurança do trabalho, recorrer aos sucessivos níveis gerenciais, que ouvirão o Órgão de Segurança do Trabalho, acerca das alegações apresentadas.

11 - Garantir a Segurança do Trabalho total prioridade dentro do processo produtivo.

12 - Assegurar que as Metas de Desempenho em Segurança do Trabalho sejam acompanhadas nas reuniões gerenciais.

13 - Iniciar qualquer trabalho somente com os meios necessários para desenvolvê-lo com total segurança.

14 - Cumprir e fazer cumprir todos os dispositivos legais relativos à Segurança do Trabalho.

III - RESPONSABILIDADES

1 - Responsabilidades da Direção

1. Cumprir e fazer cumprir a Política de Segurança do Trabalho

2. Assegurar as condições necessárias ao cumprimento das diretrizes desta política.

3. Verificar o cumprimento desta política

4. Promover ampla divulgação , aperfeiçoamento e atualização desta política.

5. Estabelecer sistema de supervisão e controle da Política de Segurança do Trabalho.

2 - Responsabilidades do Corpo Gerencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com