TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTA DE ENTRADA PARA O MERCADO DE TRABALHO

Relatório de pesquisa: PORTA DE ENTRADA PARA O MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

A PORTA DE ENTRADA PARA O MERCADO DE TRABALHO

A melhor porta de entrada do jovem ao mercado de trabalho, sem dúvida, é a realização de um bom estágio. Ele permite ao estudante que passe a vivenciar um mundo desconhecido, o meio empresarial, sem que seja tratado e cobrado como um profissional. Com certeza, se o estudante souber compreender esse cenário e a empresa também, esse jovem talento acadêmico poderá aprender que, na prática, a teoria tem diversas facetas, e ele precisará saber trabalhar com essa realidade.

Infelizmente, em geral, o jovem não coloca o seu aprendizado sobre o mercado de trabalho como uma de suas prioridades de vida, só fazendo isso, como disse uma estudante em certa ocasião, quando a “água está batendo no traseiro”. Contudo, vale enfatizar: o mercado de trabalho não contrata quem só se movimenta com o “traseiro molhado” e não tenha percebido ainda que esse mundo fará parte de sua vida por dezenas de anos.

Para você, estudante, que está saindo para o seu primeiro contato com o mercado de trabalho, em busca de sua vaga de estágio, sem pretensão, apresento algumas dicas que podem ser úteis para o seu êxito em sua nova etapa de vida:

1. O mercado de trabalho não contrata amadores

Contando ou não com um agente de integração para ajudá-lo na identificação de uma oportunidade de estágio, você deve fazer a sua parte. O meio empresarial possui seus códigos de conduta e de comunicação, bem diferentes daqueles que domina, vinculados aos meios educacional e familiar. Estude esse mundo, que ainda é novo para você, navegue pela Internet, entenda mais empresas, como funcionam, seus valores e o que valorizam em seus colaboradores.

2. O mercado de trabalho não aceita alienados

Os selecionadores estão cada vez mais rigorosos e atentos com os candidatos a vagas de estágio. Verificam durante o processo seletivo como o jovem “surfa” no que acontece no mundo. Saberão valorizá-lo se perceberem que você é antenado, se procura se posicionar em função dos acontecimentos e está disponível para contribuir e realizar.

3. Você será contratado pelo seu preparo acadêmico e comportamental

Em qualquer empresa, minimamente organizada, haverá atenta verificação de sua condição acadêmica, mas, acima de tudo, total atenção em como está o seu preparo comportamental. Habilidades como inteligência emocional, trabalho em equipe, criatividade voltada para a inovação, relacionamento interpessoal, espírito cooperativo, confiança no próprio “taco” e coragem para assumir riscos, são amplamente valorizados. Arrogância e autossuficiência reprovam.

4. O seu currículo é importante, mas o seu plano de vida é decisivo

Dica de ouro para você: o seu currículo levará o seu nome até a porta da empresa. Para entrar, você necessitará de seu plano de vida. empresas estão valorizando os candidatos que possuem esse importantíssimo instrumento de orientação pessoal para o futuro. Se houver compatibilidade entre o que o candidato quer para o seu futuro com os planos da empresa para os próximos anos, chances de casamento aumentam exponencialmente. Se você não souber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com