TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação da juventude, a sua entrada no mercado de trabalho e a influência dos pais

Tese: A formação da juventude, a sua entrada no mercado de trabalho e a influência dos pais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Tese  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

A formação de um Jovem, a sua ingressão no mercado de trabalho e as Influencia dos pais.

A inserção das discussões acerca da juventude no âmbito dos discursos sociais no Brasil se deu, até meados do século XX, essencialmente a partir de duas ideias centrais: por um lado, considerava-se a juventude como a fase preparatória da vida, ou seja, como uma etapa de transição da infância para a vida adulta, o que exigia esforços especialmente da família e da escola para que o ou a jovem se tornasse um adulto ‘ajustado’ e ‘produtivo’, ou seja, que fosse útil ao corpo social. Seguindo essa lógica, tal transição seria representada por etapas rígidas que direcionariam o jovem aos papéis típicos do mundo adulto – estudar, ingressar no mercado de trabalho, casar e ter filhos.

Muitas vezes este ciclo é corrompido a maior parte dos jovens não consegue realizar-se e vive um existência frustrada, por não ter compreendido e atuado o projeto da própria vida., “tentando” por vários atrativos como por exemplo o desejo de “formar grupo”, “entrar na vida do sexo” para não ter diferença entre os outro jovens e para poder se gabar da experiência adulta, deixando de se preocupar em construir o seu próprio futuro, outro aspecto que influencia muito na formação de um jovem produtivo é a influência dos pais, na falta de estímulos, a maioria das famílias, na realidade, educa o jovem para se tornar um bom pai ou uma boa mãe e não o estimula a desenvolver as próprias ambições de sucesso profissional, jovens entre 14 e 21 anos sonham em “construir família”, 28% aspiram realizar-se no trabalho, o mundo dos adultos não educa o jovem a ir atrás do seu modo responsável para crescer como pessoa, mas sim para ser bons “maridos” e “mulher”. As meninas por exemplo muitas vezes deixam de seguir a sua vocação por acreditar que aquele ato seja adequado para homens, e focam em ser excelentes mães, esposas e donas de casa.

Despois desses fatos vem o sentimento de culpa dos pais muitas vezes por trabalharem fora e não ter tempo para se dedicar aos filhos que acabam “mimando” e os protegendo da dureza da sociedade como dizem “passando a mão na cabeça” se eles cometem algum erro, e dando a eles tudo que desejam privando-os de conquistarem por eles mesmos, que é uma coisa erradíssima pois prejudica os seu filhos dos aprendizados da vida, bloqueiam o seu crescimento tornando-os pessoas dependentes, fazem com que eles acreditem que em qualquer situação vão ter o pai ou a mãe para resolver seus próprios problemas, e suprir todos as suas necessidades fazendo com que eles sejam pessoas fracas e que não consigam as suas coisas com o seu próprio “suor”.

Mas os jovens também tem parte nesses erros se ele pensar que para as questões econômicas, poderá sempre recorrer aos seus pais, jamais vão alcançar a sua própria independência. Certamente pode ser cômodo enquanto não possuem uma renda, mas com isso vem o comodismo, se ele já esta ganhando sem fazer nada pra que trabalhar? Que é um pensamento muito fraco e pequeno pois vai viver dependendo de alguém, jamais será uma pessoa realizada e independente, já ouvi casos de jovens aos trinta e poucos anos desempregados e dependentes de alguém por está razão. Devido esses fatos na maioria das vezes aqueles jovens que não tem todos essa dependência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com