TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO INDIVIDUAL 4º SEMESTRE CIENCIAS CONTABEIS

Casos: PORTFOLIO INDIVIDUAL 4º SEMESTRE CIENCIAS CONTABEIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO.. 4

2.2 ORÇAMENTO GERAL ..........................................................................................4

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL.......................................................................................4

2.4 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO................................5

2.5 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO .....................................5

2.6 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTARIA................................................................6

2.7 BALANÇO PATRIMONIAL.....................................................................................6

2.8 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO.........................................7

2.9 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA.......................................................8

2.10 COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO, COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS .....................................................................................9

3 EXEMPLO DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO............................................10

3.1 ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL......................................................10

3.2 ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO...........11

3.3 EXEMPLO DE FLUXO DE CAIXA.........................................................................12

4 CONCLUSÃO..........................................................................................................13

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo estudar conceitos, explicações e comentários importantes na vida de um contador. Nele temos o Conceito de Orçamento, Orçamento Geral, Orçamento Flexível, os Pontos Positivos do Orçamento para a gestão, as Questões tributárias para o orçamento, Isenção e Imunidade tributária, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Fluxos de Caixa, assim como exemplos de cada um, para o melhor entendimento dos mesmos, e por último a Comparação do orçado com o realizado, com a utilização dos métodos quantitativos, evidenciando que o orçamento e a gestão empresarial são de extrema importância para a administração empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

Orçamento é o cálculo que é realizado com antecipação, ou seja, é um plano de ação proposto pela administração para um período futuro, colocando em evidência as receitas e despesas da empresa em um determinado período, com o objetivo de alcançar metas. Ao realizar um orçamento verifica-se quanto a empresa tem de despesas no período e quanto ela precisará vender para suprir as despesas, verificando também se poderá investir nesse período. Para realizar um orçamento deve-se utilizar dados passados para traçar um futuro, sendo assim, a empresa deve estar com sua visão e metas bem definidas de onde se quer chegar futuramente. Em outras palavras, é o que se faz antes, como se fosse um planejamento onde são colocados os objetivos da empresa, é um levantamento de dados que podem auxiliar a empresa em alguma tomada de decisão.

2.2 ORÇAMENTO GERAL

O Orçamento Geral é aquele que abrange todas as atividades da empresa. Ele é dividido em: Orçamento Operacional e Orçamento Financeiro. Sendo que o orçamento operacional prevê todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada, e se subdivide-se em: Orçamento de Receitas/Vendas, de Produção, de Custos da Matéria-Prima, de Custos de Mão-de-Obra Direta, de Custos Indiretos de Fabricação e Orçamento das Despesas e Vendas Administrativas, enquanto que o orçamento financeiro demonstra as entradas e saídas do caixa, a partir do orçamento operacional e subdivide-se em : Orçamento do Custo unitário, da demonstração do resultado e Orçamento de Caixa, onde as tabelas são realizadas de acordo com as necessidades dos gestores.

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

O Orçamento Flexível é aquele que se ajusta às necessidades da empresa, ou seja, ele tem uma margem de alteração para as mudanças que ocorrerem nos níveis de atividade da empresa. São realizadas várias projeções, pensando em um tipo de variação. Por exemplo, faz-se uma projeção supondo que a empresa irá vender: 700, 800 ou 900 unidades, diminui-se o total das despesas, e chega-se ao Resultado Operacional, assim pode-se verificar quantas unidades deve-se vender para obter lucro, nesse caso a empresa pode também diminuir o preço do produto para vender mais, ou até aumentar o preço, para obter uma margem de lucro maior.

O mercado tem seus altos e baixos em relação à vendas e portanto, se o gestor realizar o orçamento flexível, ele poderá fazer várias projeções e ter uma ideia de quanto deverá vender e quais poderiam ser as mudanças para chegar a tal resultado e obter o lucro esperado de acordo com as condições de mercado.

O ponto principal do orçamento flexível, é a flexibilidade na sua técnica, que fornece uma base dinâmica de comparação, que destacam as variações que são favoráveis para a empresa, mas também as desfavoráveis.

2.4 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

O Orçamento tem diversos pontos positivos para a gestão de uma empresa, pois sendo este realizado com dados corretos, possibilita ao gestor uma facilidade maior para tratar dos assuntos da empresa, pois já tem uma previsão de quanto poderá vender, em que deverá melhorar, quanto de matéria prima e funcionários precisará e os gastos que irá ter. Os gestores aprendem também a antecipar futuros problemas que poderiam acontecer e assim evita-los, portanto o gestor estará mais preparado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com