TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Individual 7 Semestre Ciencias Contabeis

Trabalho Escolar: Portfolio Individual 7 Semestre Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  5.093 Palavras (21 Páginas)  •  1.829 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 ÁREAS DE ATUAÇÃO. 3

REFERÊNCIAS 21

1 ÁREAS DE ATUAÇÃO.

As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões. Suas metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial.

Portanto, atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.

Essa ciência surgiu há cerca de 150 anos na Inglaterra, estudando basicamente a mortalidade da população. A partir de então, ela voltava-se para o cálculo da expectativa de vida, com interesse nas questões de aposentadoria e pensão.

No século XX, a área de seguros expandiu a abrangência do estudo atuarial, e a inserção cada vez mais frequente das empresas de seguro e pensão no mercado financeiro, fez com que a ciência atuarial se especializasse cada vez mais em campos econômicos e financeiros. A partir de então as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações, o que gerou cada vez maior necessidade do desenvolvimento das ciências atuariais.

Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: o vida e o não-vida. O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde. O segundo está mais relacionado a características de curto prazo, como os seguros de automóveis e responsabilidade civil.

Ao profissional habilitado na área de Ciências Atuariais cabe atuar no desenvolvimento de Planos de Seguros, de qualquer modalidade, bem como de Planos Previdenciários, quer sejam de entidades públicas ou privadas.

Essa atuação consiste, por exemplo, no cálculo da probabilidade de acontecimento de eventos, na análise de riscos, na fixação de prêmios a serem pagos pelos participantes de planos e nas indenizações a serem recebidas caso ocorram os eventos, bem como no cálculo das reservas técnicas das seguradoras.

O campo de atuação desse profissional é bastante amplo, especialmente no segmento da Previdência Privada, que lhe apresenta atualmente um mercado potencial enorme. Suas atividades podem ser desenvolvidas nas Companhias Seguradoras, Entidades da Previdência Privada, Companhias de Capitalização, Sistemas Oficiais de Previdência e Seguro.

O atuário poderá também atuar no mercado econômico-financeiro promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações; no segmento da Previdência Privada ou Pública estabelecendo planos e políticas de investimentos e benefícios para os participantes desses planos previdenciários e no segmento de Seguros em Geral desenvolvendo planos e estabelecendo o valor de prêmios e indenizações.

O atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos. Seu trabalho se desenvolve em projetos, pesquisas e planos de fundos de investimento, na política de gestão desses fundos, na medição e administração de riscos, no cálculo de probabilidades e na fiscalização da previdência pública, privada e de seguros.

A atividade requer desenvolvimento de estratégias para o diagnóstico de problemas financeiros e a construção de modelos de ações em qualquer âmbito do mercado de capitais.

Suas ações se estabelecem em, basicamente, três setores econômicos:

- Seguros: trabalha com a fiscalização do trabalho técnico na área de seguros, ficando responsável pelos cálculos de prêmios e indenizações, além dos cálculos de probabilidades.

- Previdência: pode trabalhar tanto com a Previdência Social como com a privada, gerenciando os cálculos de fundos a serem criados para a cobertura de compromissos futuros, além de produzir relatórios de avaliação e mensuração do alcance da previdência e de possíveis riscos.

- Capitalização e investimentos: trabalha com a pesquisa de fundos de investimento, a elaboração de planos e políticas de investimento, com a gestão desses fundos, com aconselhamento e consultoria no mercado financeiro e a medição dos possíveis riscos.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), há cerca de dois mil profissionais registrados no país, mas apenas 1.200 atuam na área. Desses, 33% trabalham em fundos de pensão e 32% em seguradoras. Os demais profissionais se dividem nas outras áreas. No entanto, segundo o instituto, novos campos estão surgindo, como resseguro e análise de risco financeiro, e os recém-formados devem investir nessas áreas.

Pela lei, todos os fundos de pensão, seguradoras, planos de saúde e previdências públicas são obrigados a contar com serviços de atuários.

Para trabalhar como atuário, o aluno deve ter registro no Ministério do Trabalho. É necessário fazer uma prova no IBA logo após concluir o curso de graduação. Só quem passa na prova, tem o pedido de registro encaminhado ao ministério.

A regulamentação pode ser imposta por meio de uma combinação de legislações (leis aprovadas pelo governo) e supervisão de órgãos estatutários, conhecidos como autoridades supervisoras ou reguladoras, que têm responsabilidades e poderes específicos; no contexto brasileiro este papel de supervisão é exercido pela SUSEP, ANS e SPC. O ambiente regulador tem um grande impacto no trabalho atuarial. É também uma área onde muitos atuários trabalham.

A Controladoria tem como sua missão de assegurar a otimização do resultado econômico da empresa, e entre os seus principais objetivos destacam-se: promoção da eficácia organizacional; viabilização da gestão econômica; promoção e interação entre as áreas de responsabilidades; indicações das correções de rumo e monitoramento da execução dos objetivos estabelecidos. A filosofia de atuação da controladoria é coordenar esforços visando à sinergia das ações, participação ativa no processo de planejamento, interação e apoio às áreas operacionais, induções às melhores decisões para a empresa como um todo, credibilidade, persuasão e motivação.

A controladoria dentro do processo de gestão compreende os planos de planejamento e controle, bem como representa uma unidade responsável em coordenar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com