TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO 1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

Exames: PORTFÓLIO 1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES:

1. O que são finanças? Explique como essa área afeta a vida de todas as pessoas de uma organização, bem como à própria organização.

Finanças é a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros. O campo de estudo de instituições financeiras, dos mercados financeiros e do funcionamento dos sistemas financeiros, quer dentro de uma nação quer no mercado internacional. Quanto ao verbo, financiar significa fornecer fundos para negócios e projetos.

No nível micro, as finanças são o estudo do planejamento financeiro, da gestão de ativos e da captação de fundos por empresas einstituições financeiras.

O termo finanças pode assim incorporar o estudo do dinheiro e outros ativos; o gerenciamento e controle desses ativos ou recursos; e a análise e gerenciamento de riscos de projetos.

Essa área afeta a vida de todas as pessoas de um organização e a própria organização porque de um modo geral, finanças é o estudo do planejamento financeiro da organização. Assim como tomada de decisões tendo como base seu balanço patrimonial avaliando e recomendando aquisições de ativos, maximização do lucro, finanças como a arte e a ciência da gestão do dinheiro praticamente todos os indivíduos e organizações recebem ou levantam, gasta ou investem dinheiro. A área de finanças preocupa-se com os processos, as instituições, os mercados, e os instrumentos associados à transferência de dinheiro entre indivíduos e empresas.

2. Contabilidade e Finanças são áreas divergentes ou correlatas? De que forma elas se correlacionam?

Conforme GITMAN (2010) essas atividades se sobrepõem, a contabilidade executa a função financeira, e muitos contabilistas estão envolvidos com várias atividades financeiras. A diferença entre as áreas é que a contabilidade prepara a demonstração financeira, reconhecem receitas no momento da venda, quer tenha sido recebido o pagamento ou não, reconhecem despesas quando são realizadas, visa a coleta e apresentação de dados financeiros, já finanças usam estas demonstrações para evitar a insolência e ajudar empresa atingir seus objetivos avaliando estas demonstrações contábeis, produzem dados adicionais e tomam decisões com base em sua avaliação dos retornos e riscos correspondentes, sendo a responsáveis .

3. A atividade do Tesoureiro e do Controller, é divergente ou convergente? Como elas convergem ou divergem?

São áreas divergentes, mas ambos estão subordinados ao diretor financeiro .

Tesoureiro: é o responsável pela gestão de atividades financeiras, sendo uma das áreas mais importantes para o bom funcionamento de uma empresa, possibilitando os negócios, buscando reduzir custos com visão de maior rentabilidade nas aplicações e projetos, tendo assim maior fluxo de caixa. Suas funções principais: Planejamento financeiro, administração de fluxo de caixa, negociação e controle de aplicações financeiras, negociação e controle de empréstimos e financiamentos, negociação e controle de garantias de seguros, etc.

Controller: Responder pelo planejamento, organização e desenvolvimento de planos econômico-financeiros de curto, médio e longo prazos, analisando e controlando sistemas contábeis e financeiros da empresa. Analisar resultados operacionais e elaborar relatórios gerenciais, demonstrando a eficácia da aplicação de recursos e desempenho econômico da empresa.

4. De que forma o campo das finanças está relacionado ao da Economia? Que informações se obtém da economia para conduzir as finanças, no curto, médio e longo prazo?

Está diretamente relacionado, pois os gestores financeiros devem entender a economia e ficar alerta sobre as mudanças correntes que ocorre deste campo, como também saber usar as teorias econômicas, para poder realizar uma operação eficiente na empresa, tanto no curto, longo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com