TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPS II _ Curso Secretaria Escolar Profuncionario

Artigos Científicos: PPS II _ Curso Secretaria Escolar Profuncionario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  2.793 Palavras (12 Páginas)  •  4.793 Visualizações

Página 1 de 12

Curso Técnico em Secretaria Escolar – Programa Profuncionário

ADRIANA

Pratiques do Memorial da PPS III

PÓLO SEMED B

MANAUS-AM

2013

Curso Técnico em Secretaria Escolar – Programa Profuncionário

ADRIANA

Pratiques do Memorial da PPS III

PÓLO SEMED B

MANAUS-AM

2013

INTRODUÇÃO

O presente documento foi elaborado com o intuito de organizar e relatar as Disciplinas ministradas no módulo III do curso Profuncionário – Técnico em Secretaria Escolar.

Este módulo tem como objetivo desenvolver habilidades que são essenciais para a organização e preservação do patrimônio público no ambiente escolar. Sem dúvidas não se mantêm o que não se conhece, daí a necessidade de partir do princípio de que se faça a elaboração de um bom planejamento e posteriormente se crie ações educativas para possíveis soluções de problemas.

Agindo dessa forma será desencadeado um processo de conscientização e valorização por parte dos servidores, docentes discentes e comunidade em prol do bem maior do ponto de vista social: a escola.

A identidade e a imagem da escola formam o patrimônio escolar, que por sua vez é formado por instalações físicas, equipamentos, mobiliários e materiais usados no estabelecimento de ensino, dessa forma ele precisa estar sempre em ordem, sob pena de colocar em risco a segurança dos alunos e funcionários.

Outro assunto abordado comtempla como a estatística e a contabilidade através de seus métodos e técnicas contribuem na organização do processo documental administrativo e pedagógico pautados na elaboração de gráficos, rendimento escolar, prestações de contas dos projetos que envolve dinheiro federal e inventários dos materiais permanentes e que posteriormente virão ser arquivados obedecendo a princípios básico de organização de arquivos (segurança, previsão, simplicidade, acesso e flexibilidade).

DESENVOLVIMENTO

PRATIQUES

1. DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E MATERIAIS

O presente módulo permitiu desenvolver habilidades que são essenciais para os cuidados com o patrimônio publico no ambiente escolar. Ou seja, a maneira como adquirimos e mantemos, preservamos e economizamos os recursos que nos temos ajuda a transmitir aos alunos valores como ética, transparência e democracia, para formação de cidadãos consciente, pois quando trabalhamos com recursos públicos nossa dedicação e cuidado devem ser redobrados, pois aqueles bens que estão sob nossa responsabilidade são de todos, quer dizer, foi comprado com recurso publico.

Pratique:

Reflita sobre seu ambiente de trabalho.

Relacione três problemas comuns a ele que caracterizam desperdício e falta de planejamento.

Agora, proponha três ações educativas que você pode desenvolver para saná-los e que colaboram para a formação do estudante.

Um dos problemas comuns que acontece na escola e que caracterizam desperdício e falta de planejamento é o desperdício do copo descartável e como ação educativa para evitar esta situação seria que cada servidor adotasse um copo, ou seja, uma caneca para uso diário. Vale ressaltar que diariamente o consumo de copo descartável por dia chegava a 100 copos.

Outra situação é o excesso de xérox de atividades avaliativas dos alunos, esquecendo-se de usar o livro didático, que passa a ser pouco aproveitado. Como ação educativa o professor deve usar o livro didático e principalmente a lousa oportunizando ao aluno a prática do exercício da escrita e automaticamente a leitura.

Como terceiro exemplo são os computadores que ficam ligados na hora do intervalo do almoço do servidor. A ação educativa seria a orientação de desligá-los evitando gasto de energia assim como o desgaste da vida útil do equipamento.

Ao agir assim pautado em bom planejamento e exemplos de ações educativas nos problemas acima citados com certeza irão despertar no outro a mesma percepção de conservação e preservação do meio ambiente, pois como nos ensina Paulo Freire, “as palavras ensinadas a que faltam corporeidade do exemplo valem pouco ou quase nada”. É a máxima freireana do pensar certo: pensar certo é fazer certo!

Com relação a doações de bens é preciso verificar como se encontram a funcionalidade dos equipamentos. Se os cinco computadores e a impressora estiverem em condições de boas de uso serão adotados os seguintes procedimentos:

- Que a empresa de informática (fonte doadora), formalize a doação por meio de um termo de doação, onde constam os dados da pessoa jurídica empresa;

- Ao receber a doação à escola deve registrá-la, identificá-la e comunicar ao órgão responsável pelo material e patrimônio para os equipamentos sejam tombados como patrimônio da escola.

2. DISCIPLINA: CONTABILIDADE NA ESCOLA

A pesquisa a seguir, tem o propósito de debater sobre a Contabilidade como ferramenta necessária ao desenvolvimento humano, apresentar a origem e a aplicação dos recursos da educação básica pública no Brasil. Tem como objetivo identificar a amplitude da participação das escolas e dos professores em relação à Educação Patrimonial de seus alunos e observar se esta prática educativa faz parte da metodologia de ensino das escolas em questão.

Por meio desse conhecimento, acreditamos que estaremos aptos para refletir sobre como garantir o acesso de um número cada vez maior de pessoas à escola pública, gratuita e de qualidade.

Pratique:

Qual é o patrimônio de sua escola?

Onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com