TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Secretaria Escolar

Pesquisas Acadêmicas: Secretaria Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  4.381 Palavras (18 Páginas)  •  3.459 Visualizações

Página 1 de 18

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Curso Técnico em Secretaria Escolar – PROFUNCIONÁRIO

RELATÓRIO PARCIAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

1ª ETAPA

Vilhena/RO

INTRODUÇÃO

O presente Relatório visa destacar as pesquisas de campo onde foi realizado o estágio de observação livre na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco que atende crianças de faixa etária de 06 a 15 anos. Localizada a Rua 363 quadra 116 lote 03 s/nº próximo a BR 364 km 08 saída para Cuiabá, município de Vilhena, estado de Rondônia, Decreto de Criação nº 3234/87 Autorização tramitando no CME, conforme Resolução CEE/RO nº 730/10 de.

A E.M.E.F. Castelo Branco é mantida pelo Poder Público Municipal e administrada pela Secretaria Municipal de Educação, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente e o regimento escolar foi submetido à apreciação do Conselho Escolar e aprovado pelo conselho de professores. Neste regimento, a unidade escolar dará tratamento diferenciado a aspectos administrativos e didáticos que assegurem e preservem o atendimento às suas características e especificidades.

DESENVOLVIMENTO

A Escola Castelo Branco, atualmente, atende alunos de 1º ao 9º ano, com total de 09 turmas com aproximadamente 220 alunos nos turnos matutino e vespertino. Considerando que o Ensino fundamental de nove anos foi implantado, nacionalmente, de acordo com a resolução nº131/06 – CEE/RO de 14 de dezembro de 2006. Atualmente a Escola conta com 30 funcionários sendo: 09 Professores em sala de aula; 07 Administrativos; 13 funcionários de apoio.

A secretaria da escola é o setor que tem como principal função a realização de atividade de apoio ao processo administrativo-pedagógico, onde se concentram as maiores responsabilidades relativas à vida escolar do aluno da instituição. Para tanto, faz-se imprescindível que cada estabelecimento de ensino exista um espaço físico adequado destinado aos serviços da secretaria. A secretaria da escola constitui-se no centro das atividades administrativas e pode ser considerada como base para uma eficiente gestão escolar.

A secretaria escolar é dirigida pelo (a) secretario (a) legalmente habilitado (a) ao nível de ensino médio e nomeado pelo órgão competente para o exercício da função.

O pleno funcionamento da secretaria escolar está ligado diretamente ao perfil, à habilidade e à competência do profissional que responde por ela. O responsável pela secretaria deverá estender seu trabalho para alem da área administrativa, afinal ele é co-responsável pelo sucesso da ação escolar, no contato diário com alunos, professores, pais, servidores e comunidade. O secretário (a) deverá desenvolver relações de respeito, auto-estima e de cidadania. A secretaria da escola deverá oferecer condições para que o estabelecimento de ensino possa funcionar legalmente e manter a escrituração e o arquivo de forma que assegure a verificação da identidade de cada aluno, regularidade e a autenticidade de sua vida escolar. A secretaria deve fornecer, no menor espaço de tempo, qualquer informação ou documento solicitado. O trabalho deve ser organizado de forma eficiente, dinâmico e racional. O secretario (a) é responsável por toda a parte burocrática da escola como escrituração da documentação dos alunos, cadastro dos funcionários e sua preservação no tempo e no espaço.

A escrituração escolar é assunto obrigatório no conceito de organização e no regime administrativo. Sendo assim para o registro da vida escolar do aluno a instituição de ensino abrirá pasta individual para cada discente contendo os seguintes documentos: Ficha de matrícula, ficha individual, documento de identificação do aluno, documentos do responsável e histórico escolar, quando for o caso e solicitado em qualquer tempo os documentos devera ser fornecido para os alunos. A secretaria escolar também trabalha em conjunto com os outros setores dando suporte nas ações desenvolvidas nos outros segmentos da escola.

Os autores utilizados como suporte para fundamentação teórica; Karl Marx e Émile Durkheim. Karl Marx fundamenta – se na crítica radical do capitalismo, onde predomina a exploração do trabalhador pela burguesia. Sob a sua visão, havia aqueles que possuíam o capital produtivo com o qual expropriavam a mais-valia, constituindo assim a classe exploradora (burguesia); de outro lado estavam os assalariados que não possuíam a propriedade (proletários). Com esta estrutura, Marx acreditava que a Educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Desacreditava no currículo que ela traria e na forma como seria ensinado. Defendia a educação técnica e industrial (essas ideias tiveram um impacto posterior na educação, especialmente no que diz respeito à educação tecnológica). Karl Marx defendia a educação pública e gratuita para todas as crianças. Esta era, na sua visão, a solução para retirá-las do trabalho nas fábricas. Defendia, ainda, que a educação deveria formar o homem nos aspectos físico, mental e técnico, trazendo os panoramas do estudo, lazer e trabalho. O intuito fundamental deveria produzir seres humanos desenvolvidos integralmente através do trabalho produtivo, escolaridade e ginástica.

Émile Durkheim defendia a Teoria do Funcionalismo, para ele as crises eram causadas por aspectos morais e não econômicos. Comparava a sociedade a um organismo composto de várias partes integrantes que funcionando em harmonia. Se desse problema em uma parte acarretaria problemas as demais. Durkheim apresentava três fatos sociais:

Coerção Social: como o indivíduo era frágil, então seguiria as regras impostas pelos fatos sociais; Fatos sociais são exteriores ao indivíduo: quando a pessoa nasce já existem regras, fatos na sociedade, que aprendem a seguir, respeitar, sem criticá-lo, sem questionar; generalidade: um fato social seria normal quando ocorresse para a maioria da sociedade, algo comum a todas as pessoas. Enfim para Durkheim a sociedade deveria ser estável, pronta, organizada e que não permitisse grandes mudanças. Deveríamos seguir o que vem sendo imposto, sem tentar questionar ou sugerir uma mudança.

CONSIDERAÇÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com