TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório curso técnico secretaria escolar

Por:   •  5/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  6.669 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO – PROFUNCIONÁRIO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA PPS

Identificação do aluno

 

 Nome: Juscilene Modesta da Rocha

Polo sede:  

 

Polo avançado:

 

Curso:    ___ Técnico em Secretaria Escolar

 

               ___ Técnico em Multimeios Didáticos  

___ Técnico em Alimentação Escolar  

 

___ Técnico em Infraestrutura Escolar  

Disciplina:

 

Professor Formador:

 

Tutor(a) Presencial:

 Selma Antunes Arruda

Tutor(a) a distância:

 

 

Dados da Instituição/Escola

 

Nome da Instituição/Escola

 Escola Estadual Cel. José Venâncio de Souza

Características da Escola (níveis de ensino):  

 Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

N.º de alunos matriculados:  

890 alunos

Endereço:  

 Rua São Vicente, 391- Centro- Águas Vermelhas MG- CEP:39990-000

Tel:(33)3755-1278 e E-mail: escola.184381@educacao.mg.gov.br

 

A - Período de realização da PPS

 

Data de Início:  

Data de Término:  

Carga Horária:  

 

 

[pic 2] 

B – Descrição das atividades da PPS

 

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

 Nesta unidade pesquisei sobre práticas sociais e responsabilidades sociais e aprendi muito sobre a forma de ensino escolar e posso relatar que o conhecimento adquirido com relação ao processo de socialização e educação contribui muito para melhorar nossas vidas.

 Observei a organização da escola e de seus funcionários e que com muito esforço buscam melhorar cada vez mais a forma de ensino. Me chamou muito a atenção a disciplina, a criação das atividades da PPS que foi elaborado por todos os servidores da escola. Devido a existência de muitos problemas na educação brasileira intelectuais expressão a necessidade de uma educação nacional e criticaram o abandono no país. Com isso gerou-se princípios norteadores da educação brasileira, nos quais os intelectuais defendiam e propunham a Escola Nova, em 1932, um manifesto que reconstruiria o sistema educacional no Brasil. O manifesto tomou posição de luta em defesa da escola pública para todos e isso gerou conflitos, a ditadura militar introduziu por meio da educação formas de controle moral nas escolas e universidades transformando as em gaiolas, pois alguns desencorajaram os voos dos alunos, professores e funcionários, porque criaram dificuldades, a maioria dos alunos desistiram e professores se acomodariam.

  Mas ainda se constitui num retrato de memória histórica construída, num registro que permite á escola rever sua intencionalidade e sua história, então podemos entender que os projetos norteiam o trabalho da escola por encaminhar ações para o futuro com base na sua realidade atual e sua história. Entre outras coisas a também muitos valores morais; pois a atitude ética é muito importante na educação o ambiente escolar deve proporcionar harmonia e funcionalidade, não apenas para os alunos, mas para todos que fazem parte da instituição escolar. Já que a escola, educa tanto para obediência aos costumes sociais como também educa para um posicionamento critico e autônomo em relação a esses mesmos costumes. Observei muito importância de considerarmos o contexto social e sua diversidade, para aceitarmos a todos sem exceções de forma democrática, com suas diferenças. E para isso tem que haver profissionalismo para aceitar a realidade da convivência com grupos e seus conflitos. 

 Por exemplo, o comportamento das pessoas, seus estilos de vida, conflitos decorrentes da urbanização acelerada dentre outros. Isso me fez compreender como as teorias do Funcionalismo e o Materialismo Dialético queria explicar as crises sociais e como elas passariam, pois era necessário reformas para tornar mais harmonioso o funcionamento da sociedade. Esses estudos fez da educação um instrumento de conservação das relações sociais existentes, a educação se fez transmitir as tradições culturais e regras sociais, e com isso contribuiu para que cada indivíduo se adaptasse á vida social. Assim surgiu também o exercício democrático que conta com a participação efetiva de todos segmentos da escola que envolve a todos, pais, funcionários, estudantes e professores na construção de projetos pedagógicos e processos decisórios da escola. Isso tudo para melhorar o desempenho e o aprendizado, e também como se adaptar á tantas revoluções na educação, sociedade e trabalho. 

  Democraticamente posso relatar que em minha pesquisa, encontrei pontos interessantes no que se refere á gestão e no desenvolvimento de gestão escolar. A escola hoje se tornou um espaço importante na socialização de crianças, adolescentes, jovens e adultos; já que a mesma desenvolveu práticas formativas que envolvem a organização pedagógica, a merenda, a avaliação etc. Afinal compreender essas práticas é dar conhecimento as concepções de gestão e organização. Algumas concepções tem como objetivo planejar para organizar e dirigir para controlar recursos materiais, humanos e financeiros focando na realização desses objetivos, essas são as funções da administração.  Com essa gestão democrática veio a luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, pela implantação de processos colegiados nas escolas, pela garantia de financiamento pelo poder público; posso destacar a eleição de diretores, do conselho e do colegiado escolar, isso é uma autonomia que envolve uma construção coletiva de um Projeto- Político Pedagógico que esteja de acordo com a realidade da escola.

 Na escola da minha cidade, por exemplo, ouve a votação para candidatos aos cargos do colegiado, sendo pais, professores e demais servidores, isso achei muito importante por que deixa claro a importância e a preocupação dos membros da escola para com o desenvolvimento da educação de nosso município. A Escola Estadual Coronel José Venâncio de Souza da minha cidade tem se empenhado muito em desenvolver projetos que possam enriquecer cada vez mais seu método de ensino.  Não poderia deixar de comentar como a informática tem facilitado minha vida, e como tenho aprendido muito a usar a internet, fazendo download, slides, uso do pen-drive além de outras técnicas que tornam o trabalho mais ágil e mais produtivo.

   Sem dúvidas foi um módulo muito rico, pois, ressalto também as incoerências existentes entre a norma escrita e a realidade do cotidiano, realizada na Constituição Federal, uma delas está no artigo 1º, inciso ll, o documento apresenta o texto onde se refere aos fundamentos da República Federativa do Brasil e expressa dentre eles a dignidade humana. Outro ponto importante é que a atual constituição assegura aos trabalhadores uma série de direitos fundamentais como: proteção contra a despedida arbitrária, seguro desemprego, fundo de garantia, férias anuais, aposentadoria dentre outros. O salário mínimo deveria ser, mais não é, capaz de suprir às necessidades básicas do trabalhador (art. 7º, IV), o salário mínimo deve ser reajustado periodicamente, de modo a preservar-lhe o poder aquisitivo. Estudou-se também sobre as políticas de planejamento da escola, problemas relacionados com o planejamento, como se dá o planejamento e organização escolar atualmente, bem como os princípios da administração escolar. Debateu-se sobre a importância da ética no trabalho, enfatizando a maneira correta de atuar profissionalmente, discutiu-se em sala de aula sobre os planos de gestão, com por exemplo: o Plano Decenal, sobre formação continuada para os professores, Inclusão Digital dentre outros.

Devemos enfatizar que a democracia na escola por si só não tem significado. Ela só faz sentido se estiver vinculada a uma percepção de democratização na sociedade.  O Plano Político Pedagógico deve ser elaborado através de construção coletiva além da formação deve haver o fortalecimento do Conselho Escolar. O gestor deve ter atitudes, conhecimentos, desenvolvimento, habilidade e competência quanto a prática de ensino em sala de aula. No entanto, essas qualidades de nada valem se o gestor não se preocupar com o processo de ensino/aprendizagem na sua escola. O gestor deve saber integrar objetivo, ação e resultado, assim agrega à sua gestão colaboradores empreendedores, que procuram o bem comum de uma coletividade; está inscrito na Constituição Federal e na LDB e, sendo assim, ele deve ser desenvolvido em todos os sistemas de ensino e escolas públicas do país

 Estudamos como a educação foi tratada em todas as constituições outorgadas no Brasil até chegar a constituição de 1988, a qual pode ser considerada como o marco de abertura do processo para a democratização política da sociedade brasileira, representa o começo da grande revolução na educação, daí por diante...um longo caminho a ser percorrido, com vitórias, derrotas, reformas, ajustes, até chegar na elaboração da constituição assegurando educação de qualidade. A constituição foi reforçada/ampliada pela LDB 9394/96.

Outras conquistas foi a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNFE, Plano Nacional de Educação-PNE, Conselho Escolar e Regimento Escolar, Gestão Democrática, entre outras.

A empresa pública precisa dos tributos para suas despesas, por isso, chegam ás escolas questionários para serem respondidos, preenchidos, é necessário ter um orçamento a partir dos recursos que arrecadará por meio de impostos, taxas, contribuições e outras fontes para o financiamento da educação. Na unidade 2 ficou claro que o governo também necessita de fontes de recursos para seus inúmeros gastos. Estudamos a legislação que trata dessas fontes de recursos, inclusive aquelas que se destinam, especificamente, a garantia a educação no Brasil. Vimos também a finalidade e o funcionamento dos programas do FNDE que recebe recursos públicos destinados á educação e que também é responsável pela distribuição dos recursos do FUNDEB. Por isso, a contabilidade é uma ferramenta dinâmica e eficiente no sentido de ser um apoio fundamental ao tomador de decisões. É preciso eliminar os estereótipos criados: burocracia, cálculos tributários intermináveis e desgastantes.

 Pude notar também que a gestão pedagógica está bem relacionada á intenção educativa de como administrar bem os materiais na comunidade escolar voltada para consciência ambiental de como preservar o meio ambiente.

 

         

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com