TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pps De Secretaria Escolar Do Profuncionarios

Artigo: Pps De Secretaria Escolar Do Profuncionarios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  1.983 Visualizações

Página 1 de 4

Governo do Estado de Mato Grosso

Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Secretaria de Estado da Educação

Curso Técnico de Formação para os

Funcionários da Educação

TITULO: Relação Interpessoais / Abordagem Pedagógica

Mirassol D´Oeste – MT

AGOSTO/ 2013

MEMORIAL DESCRITIVO

CURSITA: Jane Aparecida de Campos

TUTORA: Aline Karen Damascena

Mirassol D´Oeste – MT

AGOSTO/2013

MEMORIAL

Comecei os estudos no modulo 05, no dia 16 de julho de 2013 do curso Profuncionário do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica – CEFAPRO/Cáceres, na abordagem da sociologia da educação com o tema: Educação, Sociedade e Trabalho.

Na unidade 01 observamos que a liberdade, igualdade e fraternidade foram princípios solenemente enunciados na França, pela primeira vez, em 1789, num processo revolucionário – a Revolução Francesa – que pretendia romper com a antiga sociedade de ordens e privilégios.

A Revolução Francesa é considerado por muitos historiadores o marco tradicional do início da Idade Contemporânea. Foi um movimento que contou com a participação de vários grupos sociais, incluindo a população pobre das cidades, os pequenos produtores e comerciantes e os camponeses explorados pela servidão. Ao final de um longo processo, os privilégios foram extintos. Mas, em seu lugar, a burguesia adquiriu privilégios pelo poder econômicor. As condições de vida e tra¬balho das classes populares não aconteceu. Pelo contrário, a expulsão do campo, os baixos salários, o desemprego, as lon¬gas jornadas de trabalho, as péssimas condições de moradia piorou a qualidade de vida dessa classe. Isto provocou uma série de revoltas, aumentou o caos social e o conflito entre burgueses e operários.

A unidade 02 nos faz refletir sobre esse cenário de lutas de classes sob o olhar da Sociologia que surge como ciência, com a preocupação de explicar os novos fatos sociais. Ao mesmo tempo, duas correntes de pensamento se desenvolviam e pro¬curavam explicar toda a realidade. Apresentavam novas visões de mundo, buscavam compreender os fenômenos naturais. Es¬sas teorias eram o Funcionalismo e o Materialismo Dialético.

No Funcionalismo o indivíduo era frágil para contrariar alguns fatos sociais, como o idioma, a lei, a educação que recebe da família e da escola, dessa forma, acabava obedecendo às regras da sociedade, sem se opor. Era como lutar contra a correnteza de um rio, Para Durkheim, o fato social era essa correnteza poderosa que arrastava a todos. O indivíduo, incapaz de vencê-la, era levado por ela.

O Materialismo Dialético vê a realidade material composta não por ajustes de harmonia, mas por contradições. Elas se expressam em conflitos que levam a permanentes transformações. Ou seja, pela visão materialista dialética, nada no mundo está acabado. As coisas, o mundo, as pessoas estão mudando sempre. Essa corrente filosófica interessava a classe trabalhadora e constituía-se na esperança de construção de uma sociedade mais justa.

Vimos na unidade 03 o estudo das formas de enxergar a edu¬cação como um instrumento de conservação das relações so¬ciais existentes. Essas visões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com