TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA SIMULADA 3

Monografias: PRATICA SIMULADA 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ...VARA CÍVEL DA COMARCA DO RIO DE JANEIRO/ RJ

ANTÔNIO, brasileiro, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade nº..., inscrita no CPF sob nº..., residente na rua (endereço completo), capital/RJ através de sua advogada, com endereço profissional na (endereço completo), para fins do artigo 39, I do Código de Processo Civil, vem a este juízo, propor:

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO DANOS MATERIAIS C/C DANOS MORAIS

pelo rito sumário, em face de JOÃO, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade nº..., inscrita no CPF sob nº..., residente na rua (endereço completo), Rio de Janeiro, pelas razões de fato e de direito que passa a expor.

DOS FATOS

Antônio no dia 05 de agosto de 2013, adquiriu de João um veículo VW Gol, ano 2012, placa XX0000, pelo valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), tendo efetuado o valor da compra a vista. No mês seguinte à aquisição, Antônio fez a transferência do veículo no Detran de sua cidade, pagando multas por violação às normas de trânsito, no valor de R$4.000,00 (quatro mil reais). E no dia 29 de dezembro de 2013 Antônio descobriu que o carro foi um objeto de furto na cidade de São Paulo, sendo assim apreendido por ordem do delegado de polícia.

Várias tentativas para solução amigável quanto ao ressarcimento, só que todas de forma frustradas, devido João ter transferido sua residência para o Rio de Janeiro.

DO DIREITO

Para o negócio jurídico surtir efeitos, deverá ser válido, e neste caso o negócio será inválido por faltar um dos principais requisitos, ou seja, objeto lícito , onde dispõe o art. 104, inciso II do CC . Outro dispositivo importante a ser analisado é o art. 123, inciso II do CC, que neste caso concreto será o negócio jurídico invalidado, devido as condições de o objeto serem ilícitas. Contudo, João deverá indenizar Antônio, pois cometeu ato ilícito e causou-lhe dano, com base no art. 927 do cc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com