TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS REPRODUZIDOS NO TRABALHO

Trabalho Escolar: PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS REPRODUZIDOS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  9.949 Palavras (40 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 40

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS REPRODUZIDOS NO TRABALHO.

CARLOS EDUARDO DE SOUZA PESSOA

RIO DE JANEIRO

2014

CARLOS EDUARDO DE SOUZA PESSOA

Preconceitos e estereótipos reproduzidos no trabalho

TCC apresentado por CARLOS EDUARDO DE SOUZA PESSOA como exigência do curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá sob a orientação do professora Norma Horst Kirsten

RIO DE JANEIRO

2014

AGRADECIMENTOS

A Jesus Cristo, amigo sempre presente, sem o qual nada teria feito.

Aos amigos, que sempre incentivaram meus sonhos e estiveram sempre ao meu lado.

Aos meu colegas de classe e demais formandos pela amizade e companheirismo que recebi.

A Professora Norma Horst Kirsten, que me acompanhou, transmitindo-me tranquilidade.

RESUMO

As últimas décadas do século XX e as primeiras do século XXI foram marcadas por profundas transformações na esfera econômica mundial. A globalização em conjunto com a disseminação da chamada Revolução Tecnológica, fez com que a inovação, o conhecimento, a Informação e a comunicação se tornassem matérias-primas fundamentais e indispensáveis ao desenvolvimento. A abertura comercial das economias aumentou a concorrência entre os países e entre as empresas pela ocupação de espaços no mercado mundial, com essa demanda foi necessário aumentar a mão de obra, tendo em vista estas oportunidades. A classe menos favorecida viu nessa era de transformação uma chance de conseguir oportunidade no mercado de trabalho, tendo em vista que no século passado essa classe não tinha direito a salários dignos e eram obrigados a aceitar qualquer tipo de trabalho para garantir a alimentação própria e de sua família, se sujeitando a condições preconceituosas. Com o aumento das oportunidades de trabalho, as grandes cidades receberam uma grande quantidade de imigrantes para ocupar essas vagas, essas regiões receberam pessoas de culturas diferentes, como por exemplo, cor da pele, deficiências, costumes e crenças, incluindo também a presença da mulher no mercado de trabalho e nesse estudo iremos mostrar como o mercado de trabalho reagiu com essas mudanças e o que isso causou de impacto na sociedade.

Palavras chaves: Preconceito, Mercado de trabalho, Socialização e qualidade de vida.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 06

1. MARCO DA HISTÓRIA SOBRE O PRECONCEITO E OS TEMPOS ATUAIS 09

1.1 INSERÇÕES DA IGUALDADE NO MERCADO DE TRABALHO 12

1.2 CONFLITOS IDENTITÁRIOS 13

1.3 CONQUISTAS 14

2. INSERÇÃO ECONÔMICA NO MERCADO DE TRABALHO METROPOLITANO 16

2.1 O PRECONCEITO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: AS PEQUENAS DIFERENÇAS NA CONSTITUIÇÃO DAS SUBJETIVIDADES 20

2.2 EXPANSÕES DOS NÍVEIS OCUPACIONAIS E GERENCIAIS OCUPADOS POR MULHERES E NEGROS 23

2.3 DADOS ESTATÍSTICOS 25

3. NEGRAS MULHERES COMO CIDADÃS PLENAS, SUJEITO DE DIREITOS E OPORTUNIDADES 27

3.1 A PRESENÇA DE NEGROS E MULHERES EM CARGOS DE DESTAQUE 29

CONSIDERAÇÕES FINAIS 31

INTRODUÇÃO

Mesmo o Brasil sendo um país com uma diversidade racial e cultural expressivas, ainda que implicitamente, o preconceito está dentro da cabeça de muita gente, é uma coisa lamentável, em pleno século XXI, a população ainda descrimina, julga, insulta as pessoas pela sua raça, cor, classe social, religião e pela opção sexual.

No mundo corporativo o preconceito é muito grande, principalmente no que diz respeito a alguns cargos e diferenças salariais. Tem alguns cargos de executivos, por exemplo, que não se contratam mulheres ou negros, por achar que eles não são capazes de assumir determinado cargo de gestão e às vezes quando contratam o salário está bem abaixo da média, que os brancos masculinos ganham. Também a um preconceito muito grande em relação à idade, pois pessoas acima dos 40 anos que estão fora do mercado de trabalho, já são considerados pela maioria como velhos e que não servem mais para nada, é muito triste essa realidade, pois essas pessoas têm muita experiência e sabedoria que poderiam agregar com os jovens.

Os homossexuais também sofrem muitos preconceitos, pois são estereotipados e rotulados, deixando de trabalhar em determinadas áreas, pois algumas empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com