TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENÇÃO AO INCENCDIO E ATIVIDADE INSALUBRES

Tese: PREVENÇÃO AO INCENCDIO E ATIVIDADE INSALUBRES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Tese  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

Noções básicas de prevenção a incêndio

As causas de um incêndio são as mais diversas: descargas elétricas, atmosféricas, sobrecarga nas instalações elétricas dos edifícios, falhas humanas (por descuido, desconhecimento ou irresponsabilidade) etc.

Os cuidados básicos para evitar e combater um incêndio, podem salvar vidas.

Um cigarro mal apagado jogado descuidadamente numa lixeira pode causar uma catástrofe. Apague o cigarro antes de deixá-lo em um cinzeiro ou de jogá-lo em uma caixa de areia. Cuidado com fósforos. Habitue-se a apagar os palitos de fósforos antes de jogá-los fora. Obedeça às placas de sinalização e não fume em locais proibidos, mal ventilados.

A sobrecarga na instalação é uma das principais causas de incêndios. Se a corrente elétrica está acima do que a fiação suporta, ocorre superaquecimento dos fios, podendo dar início a um incêndio.

Antes de instalar um novo aparelho, verifique se não vai sobrecarregar o circuito. Utilize os aparelhos elétricos somente de modo especificado pelo fabricante.

Classes de Incêndio

Classe A

O incêndio do tipo classe A é aquele onde o fogo está ocorrendo em materiais que rapidamente pegam fogo, ou seja, materiais de fácil combustão.

Os materiais deste tipo de classe de incêndio geralmente queimam de maneira rápida, em sua superfície e em profundidade também.

Como exemplos de materiais que caracterizam um incêndio como classe A, podemos citar papel, papelão, tecido, madeira etc.

Classe B

Os incêndios ditos de classe B são os inflamáveis, que são produtos que na reação de combustão acabam por liberar muita energia, bem mais calor que os elementos da classe A.

Uma característica deste tipo de incêndio é que o material inflamável não vai deixar resíduos, ele irá queimar somente na superfície, e não em profundidade.

Exemplos de substâncias que fazem um incêndio ser do tipo B são os gases e líquidos altamente inflamáveis, como álcool, diesel, gasolina, querosene, GLP (gás liquefeito de petróleo) etc.

Classe C

Os incêndios do tipo classe C são os mais fáceis de serem identificados, pois são os que estão relacionados com a eletricidade.

É nesse tipo de incêndio, onde passa corrente elétrica, que devemos evitar o uso de água. A primeira coisa a ser feita é cessar a energia elétrica do local do incêndio.

Ao ser feito isso, o material continuará pegando fogo, caracterizando um incêndio do tipo A.

Exemplos de materiais que originam fogo da classe C são as instalações elétricas, como fios que estão sendo sobrecarregados, geralmente em instalações clandestinas (os famosos 'gatos'). Ainda como exemplos, podemos citar tomadas, fontes, transformadores, quadros de distribuição, motores etc.

Classe D de incêndio

Os elementos que classificam um incêndio como classe D também são bem fáceis de serem identificados, pois todos eles são pirofosfóricos (popularmente conhecidos como fogos de artifícios), que assim como os incêndios de classe C, não devem ser apagados com água.

Quando substâncias pirofosfóricas (que são do tipo metal combustível) queimam em altas temperaturas (fogos de artifícios explodindo) produzem uma chamam bem característica, um azul-esbranquiçado.

Exemplos de metais pirofosfóricos são o magnésio, sódio, alumínio, tungstênio etc.

Extintores portáteis

Os extintores portáteis são empregados para combater princípios de incêndios e são eficazes para extinguir o fogo em seus momentos iniciais.

Os extintores portáteis possuem são identificados por letras (A, B, C e D) de acordo com as classes de incêndios em que podem ser utilizados.

Extintor a água

• Agente extintor - Água

• Propelente - CO2 ou ar comprimido

• Classe de Incêndio - A

O propelente utilizado para impulsionar a água para fora do recipiente pode estar dentro dele (no caso da figura ao lado) ou em uma ampola externa.

Manuseio:

Levar o extintor ao local do fogo.

Observar a direção do vento (Nunca utilizar contra o vento)

Retirar o pino de segurança

Empunhar a mangueira

Atacar o fogo dirigindo o jato para a base do fogo

Extintor a espuma

• Agente extintor - Espuma

• Propelente - CO2

• Classes de incêndio - A e B

A espuma é produzida a partir da mistura de duas soluções aquosas contidas no extintor: bicarbonato de sódio (solução A) e sulfato de alumínio (solução B).

O propelente é produzido quando acontece a mistura das duas soluções.

Manuseio:

Levar o extintor ao local do fogo.

Observar a direção do vento (Nunca utilizar contra o vento)

Virar o extintor de cabeça para baixo

Atacar o fogo, procurando lançar a espuma contra um anteparo, para que o agente extintor desliza suavemente a massa líquida incendiada.

Extintor a CO2

• Agente extintor - CO2

• Propelente - Descompressão do gás

• Classes de Incêndios - B e C

O CO2 é armazenado sob alta pressão, no estado líquido, dentro de um cilindro resistente. Ao acionarmos a tecla de disparo, o CO2 atmosférica, passa do estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com