TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRA INVESTIGAÇÃO DE CIÊNCIAS REAIS

Projeto de pesquisa: PRIMEIRA INVESTIGAÇÃO DE CIÊNCIAS REAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade. O Trabalho tem como objetivo esclarecer as dúvidas da empresa solicitante e mostrar a importância da contabilidade e as principais funções da Contabilidade como registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

As finalidades fundamentais da Contabilidade referem-se à orientação da administração das empresas no exercício de suas funções. Portanto a Contabilidade é o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade socioeconômica. A Contabilidade divide–se em diversas áreas de atuação, onde o contador pode escolher a área de atuação que deseja se especializar, onde será necessário profundo conhecimento do mesmo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O OBJETIVO DE ESTUDO DAS CIÊNCIAS ATUÁRIAS

A Contabilidade é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades para o profissional e no atual cenário empresarial, deve ser um profissional atuante nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações.

Ao nível de Brasil, o primeiro curso de ciências atuaria, como formação universitária especifica obrigatória a todos os atuários, ocorreu em 1940, sendo a profissão regulamentada em 1970, a partir do Decreto Federal nº 66.408 de 03 de Abril de 1970.

A ciência atuaria é a ciência das técnicas especifica de analises de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas, estatísticas e financeira. Percebe-se, que é a ciência que estuda, analisa, dimensiona e quantifica os riscos. Dedica-se ao estudo econômicos-social envolvendo riscos e incertezas.

As ciências atuariais ou atuarias caracterizam na área do conhecimento que analisa os riscos e as expectativas financeiras e econômicas, principalmente na administração de seguros e pensões.

O objetivo central das ciências atuárias é detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciárias. Esse profissional também define o nível de reservas que todas as empresas devem ter como garantia para o pagamento dos seguros contratados pelos clientes.

2.2 AS PRINCIPASI CARACTERISTICAS DO PROFISSIONAL ATUÁRIO

As principais características do profissional atuário preparado para mensurar e administrar riscos se desenvolvem em projetos, pesquisas, planos de fundos de investimentos, na politica de gestão desses fundos, na medição e administração de riscos, no calculo de probabilidade, na fiscalização da previdência publica, privada e de seguros.

A atividade requer desenvolvimento de estratégias para diagnósticos de problemas financeiros e a construção de modelos de ações em qualquer âmbito de mercados de capitais. Suas ações se estabelecem em três setores econômicos, onde no primeiro setor de seguros, trabalha na fiscalização do trabalho técnico da área de seguros, ficando responsável pelos cálculos de prêmios e indenizações, além dos cálculos de probabilidades. No segundo setor, a previdência pode trabalhar no social como também na privada, gerenciando os cálculos de fundos a serem criados para a cobertura de compromissos futuros, além de produzir relatórios de avaliação e mensuração de alcance da previdência e de possíveis riscos. No terceiro setor de capitalização e investimentos, trabalha com a pesquisa de fundos de investimentos, a elaboração de planos e politicas de investimentos, com a gestão desses fundos, com aconselhamento e consultoria no mercado financeiro e a medição dos possíveis riscos.

O profissional atuário se resume em ter o conhecimento e domínio das metodologias, agindo no mercado econômico na promoção de pesquisas e estabelecimentos de planos, principalmente na área de seguros, previdência complementar aberta ou fechada e sendo capaz de analisar as mudanças financeiras e sociais do mundo. Os adjetivos mais do que esperados nesse tipo de profissional são a capacidade de percepção ambiental, agilidade e comunicabilidade.

2.3 A IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DA CONTROLADORIA DENTRO DA EMPRESA

Dentro da importância da controladoria, a função da empresa é uma forma de auxiliar os gestores no processo de planejamento e controle orçamentário, além de ajudar na organização dos planos financeiros, estratégicos e organizacionais. No sistema de informações e na visão multidisciplinar, a controladoria é responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações. Uma das principais vantagens do processo de controladoria é oferecer segurança e clareza nas informações financeiras e auxiliar as tomadas de decisões da empresa.

Além de apontar os problemas, a controladoria também, possui o papel de sugerir soluções baseadas em todo o estudo que foi feito na empresa. Com as informações em mãos, os administradores terão um caminho mais claro e certo para tomar as suas próprias decisões.

2.4 ÓRGÃO REGULAMENTADOR PARA O TRABALHO DO ATUÁRIO

O órgão regulamentador para o trabalho do atuário é a (SUSEP) Superintendência de Seguros Privados, entidade da administração pública indireta federal brasileira com sede no Rio de Janeiro, responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros no Brasil. No âmbito dos seguros fiscaliza os privados e os públicos obrigatórios, tais como o (DPVAT) Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres.

O objetivo é supervisionar e fiscalizar focado na gestão de riscos das companhias seguradoras, com a finalidade de assegurar a solvência e a capacidade econômica financeira dos supervisionados.

Na prática, a atuação da SUSEP como supervisor da ênfase as avaliações mais qualitativas, considerando questões de organograma, processos, fluxo de trabalho, gestão, pessoas e sistemas informatizados. Ao final dos trabalhos é possível estabelecer para adequações e é feito um acompanhamento posterior do supervisionado. Por fim a relação da atuaria com a SUSEP é que a regulamentação da norma técnica atuarial é feita pela entidade por meio de resoluções.

2.5 REGIME CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO DO PIS E COFINS, AS DIFERENÇAS ENTRE ELES E O IMPACTO NO PLANEJAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com