TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIROS SOCORROS - choque elétrico

Resenha: PRIMEIROS SOCORROS - choque elétrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Resenha  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

PRIMEIROS SOCORROS - choques elétricos:

A vítima de choque elétrico às vezes apresenta no corpo queimaduras nos lugares percorridos pela corrente elétrica, que tende a percorrer o caminho mais curto até a terra. Quando o choque envolve corrente de alta tensão, pode arremessar a vítima longe, podendo provocar fraturas e hemorragias.

Além disso, a vítima de choque elétrico pode sofrer parada cardio respiratória se a corrente elétrica passar pelo coração. Muitas vezes, a pessoa que leva um choque fica presa à corrente elétrica e isso pode ser fatal. Se o socorrista tocar na pessoa, a corrente irá atingi-lo também. A gravidade dos efeitos vai depender de alguns fatores:

- da intensidade da descarga elétrica;

- do tempo em que a vítima ficou exposta a ela;

- da “resistência” do corpo da vítima;

- do trajeto da corrente elétrica pelo corpo.

Atendimento:

- se souber a localização da chave geral, desligue-a imediatamente ou afaste a vítima da corrente elétrica, utilizando materiais não condutores de eletricidade, como cabos de vassoura, ramo, corda, pano seco ou outros. Se isto não for possível, chame ajuda especializada. Quanto menor for o tempo da vítima em contato com a eletricidade, maior será sua chance de sobrevivência;

- chame socorro médico imediatamente;

- observe se a vítima está respirando e possui batimentos cardíacos. Se necessário, inicie as manobras de RCP;

- certifique-se de que a língua da vítima não esteja obstruindo a passagem do ar. Caso esteja, eleve o queixo da vítima ou posicione-o na lateral, para a respiração voltar ao normal (somente se não houver probabilidade de a vítima ter fraturas na coluna)

- caso esteja respirando normalmente e com batimentos cardíacos, verifique se ocorreu alguma queimadura ou ferimento devido à queda, cuidando delas de acordo com o grau de extensão que tenham atingido.

NÃO SE ESQUEÇA: só preste socorro à vítima após desligar/afastar a corrente elétrica!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com