TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

Tese: PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Tese  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 11

Organização:

Não é pela classificação das funções administrativas que se pode dizer que uma é mais ou menos importante que a outra, muito pelo contrario, todas as funções administrativas são de fundamental importância para qualquer processo de administração, e todas as funções se completam, no entanto em planejamento seria impossível fazê-lo sem ter organização. Mas não é bem nesse sentido de organização que estamos falando, mas sim no sentido de organizar a organização.

Segundo lacombe (2003) o processo de organizar é um processo de identificar, dividir e alocar o trabalho. Isto envolve grupar o trabalho a ser realizado; definir responsabilidades, “quem faz o que?”, e autoridades e estabelecer as relações entre os grupos de forma que possibilita as pessoas trabalhem eficazmente para atingir objetivos.

Organizar também deve ser o processo de dispor os recursos necessários para que as pessoas possam executar as devidas tarefas. E para essa função, como para todas as outras, serve a lição que não existe uma maneira exata de lidar com as funções, mas sim a maneira em que o administrador que esta perante a situação vai decidir como executar a atividade gerencial, de modo que seja melhor para sua organização.

Direção:

Segundo Chiavenato (1999) a função direção está diretamente relacionada à maneira pela qual os objetivos devem ser realizados por meio de atividades de pessoas que compõem a organização. Pode-se dizer então que a direção esta relacionada com ação, e como ação dentro da empresa é realizada por pessoas, pois não existe empresa sem pessoas, então se afirma que direção também tem uma relação muito forte com a área de recursos humanos (gestão de pessoas).

Nessas mudanças que vivenciamos no mundo contemporâneo, como foi posto no início do artigo, direção (liderança) é uma função que vem sendo muito influenciada por essas mudanças, principalmente na forma de como um líder deve agir perante a sua equipe, na visão contemporânea as organizações querem lideres que motivem, que se comunique e oriente o seu subordinados, e não simplesmente de ordem.

Maximiano (2010) afirma que liderança é um processo de trabalhar com pessoas, e é um processo complexo que compõem diversas atividades de gestão de pessoas como coordenação, direção, motivação, comunicação e participação no trabalho em equipe com orientação. Isto mostra bem a visão contemporânea das organizações.

Controle:

Pode-se afirmar que a finalidade do controle é assegurar os resultados daquilo que foi planejado, organizado e dirigido, para que possa obter-se o melhor rendimento possível desse processo. O controlador tem um papel de fundamental importância em uma organização, pois é de quem vai cuidar do processo de concretização do Plano inicial. Controle é o processo complexo que contém quatro fases.

Segundo Chiavenato (1999) são elas: estabelecer padrões, observação do desempenho, comparação do desempenho com padrão estabelecido ação corretiva.

1 – 1 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

Foi a partir de 1776, após a invenção da máquina a vapor por James Watt e com a sua conseqüente aplicação à produção que surgiu uma nova concepção

de trabalho, a qual veio modificar completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social. Essas mudanças, em um período de aproximadamente um século, foram maiores do que todas as mudanças ocorridas no milênio anterior. É o período chamado de Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra e rapidamente se alastrou por todo o mundo civilizado da época. A Revolução Industrial provocou a substituição do precário artesanato das oficinas pela industrialização, preparando o caminho para o aparecimento das modernas empresas e dos desafios de sua administração.

2 conceito patrimonial

Em contabilidade, de acordo com a sua dimensão jurídica, o patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais.

Activo(A) = Bens + Direitos

Passivo(P) = Obrigações

A - P = Capital Próprio

O patrimônio como objeto científico da contabilidade, foi proposto pelos seguidores das correntes científicas do Patrimonialismo e do Neopatrimonialismo.

Em Direito, seguindo lição de M. N. Chalhub[1]: patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações com expressão econômica, de que seja titular uma pessoa. O patrimônio constitui uma universalidade e é indivisível, não podendo ser desmembrado. Não se admite pluralidade de patrimônios na mesma pessoa, e isso porque, fundamentalmente, se fosse facultado a cada sujeito, a seu exclusivo critério, separar bens do patrimônio e com eles formar massas patrimoniais separadas, que não possam ser visadas pelos seus credores em geral, seria possível desfalcar impunemente seu patrimônio, tornando-se incontrolável a fraude contra credores ou a fraude de execução. Em Direito, "bem" é por vezes um sinônimo de "patrimônio". O inventário seria o primeiro procedimento jurídico para se levantar o patrimônio de uma pessoa (o segundo seria o Balanço Patrimonial). Patrimônio e aquilo que nos foi deixado por alguém que pertence a alguém, uma herança. Portanto, pode se afirmar que existem vários sentidos para o termo "patrimônio":pode ser o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade; pode ser o conjunto de bens de uma entidade; ou pode ser o conjunto de bens de uma coletividade, como no caso de patrimônio arquitetônico, patrimônio cultural, etc.

Teoria da afetação

Definição:"Encargo imposto a um certo bem,posto a serviço de um fim específico."

Não importa a afetação na disposição do bem,e,portanto,na sua saída do patrimônio do sujeito,mas na sua imobilização em função de uma finalidade.Tendo sua fonte essencial na lei,pois não é ela possível senão quando imposta ou autorizada pelo direito positivo,aparece toda vez que certa massa de bens é sujeita a uma restrição em benefício de um fim específico.

Com a construção da teoria da afetação, uma corrente de juristas pretendeu atingir a doutrina tradicional da unidade do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com