TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTO

Tese: PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Tese  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

CUSTOS

Custos são medidas monetárias de sacrifícios financeiros com os quais uma organização ou uma pessoa tem de arcar a fim de atingir objetivos, esses podem ser a utilização de um produto ou serviço.

Na Contabilidade Gerencial, ele incorpora outros conceitos econômicos para fins de elaborar rateios de uso da Gestão Empresarial.

Sob a Ótica Contábil, os Custos são gastos que uma entidade realiza com objetivo de colocar o seu produto para ser comercializado, fabricando-o ou apenas revendendo-o, oi cumprir com seu serviço contratado.

Os Custos formam um estoque na produção de um bem e na sua realização (venda) e são levados a um resultado que poderá levar meses ou até anos. Custos Industriais, geralmente são: matéria prima, energia, água, materiais industriais, mão de obra, depreciação e outros.

PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO

• Custeio Direto (ou Variável): é usado para alocação dos custos variáveis ao produto.

• Custeio por absorção (ou integral): é o sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base de todos os custos da produção incluindo os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.

• Custo padrão: são predeterminados, porém, diferentemente dos custos estimados, são calculados com base de parâmetros operacionais, e utilizados em operações repetitivas de produção, quer de forma direta ou indireta.

QUANTO AO MÉTODO DE APURAÇÃO DE CUSTOS

• Custos Fixos: são custos que, embora tenham um valor total que não se altera com a variação da quantidade de bens ou serviços produzidos, seu valor unitário se altera de forma inversamente proporcional à alteração da quantidade produzidas.

Exemplos: Limpeza e conservação, aluguéis de equipamentos e instalações, salários da Administração, segurança e vigilância.

• Custos Variáveis: são custos que, em bases unitárias possuem um valor que não se altera com alterações nas quantidades produzidas porém, cujos valores totais variam em relação direta com a variação das quantidades produzidas.

Exemplos: Matérias primas, comissões de vendas e insumos produtivos (água, energia).

• Custos Totais: é a soma dos Custos Variáveis mais Custos Fixos, representado pela formula: CT = CF + CV

• Custos Diretos: são custos suscetíveis de serem identificados com os bens ou serviços resultantes, ou seja, tem parcelas definidas apropriadas a cada unidade ou lote produzidas. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado.

Exemplos: Matérias-primas usados na fabricação do produto, mão-de-obra direta e serviços subcontratados e aplicados diretamente dos produtos.

• Custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com