TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS

Projeto de pesquisa: PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.604 Palavras (11 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE 4

2.1.1 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 4

2.1.2 A CONTABILIDADE NA GESTAO EMPRESARIAL.....................................4 e 5

2.2 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.....................................................................5

2.2.1 BALANÇO PATRIMONIAL................................................................................5

2.2.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO.....................................6

3 A MISSÃO DA EMPRESA............................................................................6 e 7

3.1 A VISÃO EMPRESARIAL...................................................................................7

3.1.2 PROCESSO ADMINISTRATIVO.................................................................7 e 8

3.1.3 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES....................................................................8

4 ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE......................................................................................................9

5 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS..............................................................................................................10

6 COMENTARIO DE CONCLUSÃO..........................................................................11

7 REFERENCIAS.......................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

A ciência contábil é de fundamental importância para a sociedade como um todo. Hoje, alem do controle e mensuração do patrimônio, a contabilidade é o principal instrumento na apuração dos atos e fatos do dia a dia das empresas. Fornecendo informações que ajudaram os administradores nas tomadas de decisões para o desenvolvimento das entidades.

Correspondendo com o desenvolvimento do estudo, veremos a importância da contabilidade, seus objetivos, suas ferramentas gerenciais, incluindo os processos de planejamento, a missão e a visão empresarial, que é uma das colunas da estrutura de sustentação das organizações, os processos administrativos ( planejamento, organização, direção e controle),não esquecendo do ambiente das organizações, os aspectos jurídicos, bem como as contribuições dos cálculos matemáticos que são aplicados na área contábil.

Portanto, existe uma necessidade real do auxilio da contabilidade no corpo administrativo de uma empresa, para que esta por sua vez, possa se desenvolver de maneira determinante em todo planejamento, nas estratégias, nas obrigações de âmbito judicial e nas futuras ações que determinaram o sucesso econômico e social da entidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Desenvolvi a referida pesquisa, onde podemos dividir em alguns pontos de suma importância na contabilidade.

2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE

Temos duas definições de contabilidade diferentes e ao mesmo tempo elas se completam. Segundo D’Áurea (apud. PADOVEZA,2000,p.49), “ a contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientações, controle e registros relativos aos atos e fatos da administração econômica”. E para Hendriksen (apud PADOVEZE,2000,p.49) “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam confiar nos relatórios externos”. Pode-se definir de uma maneira mais prática que a contabilidade é a ciência que apura, controla e interpreta o patrimônio das entidades.

O objeto da contabilidade, ou seja, a razão de ser da contabilidade é o patrimônio. E os seus objetivos são analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio bem como, fornecer constantemente informações sobre o patrimônio aos seus usuários.

2.1.1 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

A escrituração contábil é usada para que a administração de uma empresa possa tomar decisões de forma útil. E para isso, é necessário que as informações sejam comunicadas de forma transparente e que este processo contábil tenha qualidade. Essa qualidade envolve o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas, considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis.

2.1.2 A CONTABILIDADE NA GESTAO EMPRESARIAL

Na gestão empresarial moderna, o uso da contabilidade é uma ferramenta indispensável. A muito tempo, os administradores, gestores e contadores, identificam que as informações contábeis vão muito alem do simples calculo de impostos. A contabilidade gerencial, em sua composição é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade. A gestão de empresas é um processo amplo e complexo, que precisa de uma estrutura adequada de informações e a contabilidade é uma delas (agindo quase sempre como uma consultoria).Não é justificável manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventario, conciliações, etc.), só para atende ao fisco. O custo das informações, estão sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é considerada como mera burocracia. A contabilidade gerencial não "inventa" dados, mas baseia-se na regularidade dos documentos e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial. Uma contabilidade verdadeiramente gerencial deve ter:

* Contas bancárias devidamente fechadas;

* Provisões de Férias e 13º salário feitas mensalmente;

* Depreciações;

* Registros dos tributos gerados;

* Receitas, custos e despesas, reconhecidos pelo regime de competência;

Assim o gestor poderá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com