TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMAS PADAGÓGICOS

Projeto de pesquisa: PROBLEMAS PADAGÓGICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por finalidade trazer novas perspectiva para a Escola Paulo Freire, que no presente momento passa por dificuldades em relação o ensino aprendizagem. A mesma em termos de estrutura a escola está bem, o que esta preocupando e o ensino aprendizagem no ensino fundamental I e Educação de jovens e adultos.

Em termos pedagógicos a escola apresenta vários problemas, os professores trabalham o método tradicional em quase todas as disciplinas, as atividades deixam muito a desejar. Na realidade os alunos não são motivados por essa razão a defasagem do ensino e assustadora. No EJA não está acontecendo um ensino diferenciando para esses alunos a escola deve ser um espaço de sociabilidade de transformação social e de construção de conhecimento. Como esse aluno já vem com uma experiência de vida, faz-se necessário que o professor leve em conta esta bagagem.

Por esse motivo os alunos se evadiram da escola, por não estar encontrando o que justifique sua permanência na instituição.

2 DESENVOLVIMENTO

Na Escola Paulo Freire precisa de uma mudança rápida para que os alunos tenham suas necessidades de ensino aprendizagem resolvidos. Pois se mudam a escola muda os alunos. Por essa razão tem que analisar se as medidas usadas estão de acordo com a realidade dos mesmos. Primeiro trabalhar com profissionais qualificados e compromissados com o desenvolvimento das crianças. Pode ser feitas reuniões quinzenalmente para que todo o professor possa discutir e analisar o que é mais viável para a cooperação, dialogo, criatividade. Reduzir a jornada de trabalho, mudanças metodológicas, se for o caso grande curricular.

Os professores do EJA têm que ter uma postura inovadora, visando o desenvolvimento do aluno, pois os mesmos já têm muito tempo fora da escola e não tem um conhecimento de como é a escola hoje. Dirigir o olhar para a identidade do aluno de EJA pode contribuir para que as idéias acerca desse público se traduzam em ações que não coloquem o professor como transmissor de uma mensagem que não se modifica com as condições de tempo, lugar e de interesse dos alunos.

Os alunos do EJA apresentam uma diversidade muito grande por que são alunos trabalhadores na sua grande maioria, sem tempo para estudar e a auto-estima baixa. A metodologia do EJA tem que ser diferente, pois lidam na maior parte com adolescentes, o professor precisa ser seguro e preciso para que os alunos consigam entender de fato o que esta sendo proposto. O professor tem que focar na realidade do aluno. A questão metodológica e teórica que se encaixe no ensino para adultos devem ser construídos a partir das leituras ou mesmo da construção das mesmas.

Para que a Escola Paulo Freire vise a melhoria nas necessidades apresentadas no texto, de forma abrangente às áreas e todo funcionamento, tem que direcionar ao trabalho voltado á realidade da escola. Por está razão será necessário prepará-los para um letramento. Buscar uma interação e família, contribuir para uma alfabetização de qualidade. Respeitar os direitos que o aluno tem de recuperar conteúdos não assimilados, oferecendo-lhe recuperação imediata, paralela e especial.

Promover parceria com a família afim de que participem de forma ativa da vida escolar dos seus filhos. Garantir o entendimento sistematizado, utilizando metodologia diversificada introduzir o conteúdo de forma estimuladora, prazerosa e de fácil compreensão. Proporcionar momentos de estudos e trocas de experiências. Elaborar projetos que atendam as necessidades de cada sala. Fazer o remanejamento do corpo docente, buscando profissionais qualificados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com