TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL Texto Base: Relatos Diferentes, Uma Narrativa.

Ensaios: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL Texto Base: Relatos Diferentes, Uma Narrativa.. Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 6

Empresa formada em 2002 a partir de seis empresas brasileiras, a Braskem possui uma trajetória de crescente transformação no setor químico e petroquímico. É uma empresa inovadora, que acredita no potencial de cada ser humano e que vislumbra seu desenvolvimento a partir se uma atuação e compromisso com preservação da vida, como deixa claro sua visão estratégica: ser a líder da química sustentável, inovando para melhor servir ás pessoas.

Princípios e valores: Disposição para unir pessoas, superar resultados, conquistar oportunidades e compartilhar conquistas.

A liderança e o reconhecimento alcançados pela Braskem junto aos clientes e ao mercado estão alicerçados em princípios e valores intensamente disseminados entre seus integrantes e praticados no dia a dia.

1.1.1 Cultura Empresarial

A Tecnologia Empresarial Odebrecht, filosofia criada pelo fundador da Organização Odebrecht (controladora da Braskem), Norberto Odebrecht, orienta a forma de atuação da empresa. É valorizada por seus Integrantes e aplicada em benefício do desenvolvimento da companhia, pelo acesso ao conhecimento, experiência e relacionamentos que tornaram a Organização Odebrecht uma das maiores do mundo, com mais de 160 mil Integrantes em todos os continentes.

Entendo assim que a Teoria Neoclássica tem as características mais próxima, identificada na administração da empresa. Utilizando de um conceito moderno de Administração, conciliando esta abordagem com contribuições importante de Teorias subsequentes. Uma empresa com missão, visão e valores. As Empresas Braskem estão hoje entre as melhores do país em relação aos indicadores que avaliam os serviços oferecidos à população. Uma empresa prestadora de serviços, com um pensamento pragmático. Aquele que não faz rodeio, que tem seus objetivos bem definidos, que considera o valor prático como critério da verdade. Ser pragmático é ter seus objetivos bem definidos, é fugir do improviso, é se basear no conceito de que as ideias e atos só são verdadeiros se servirem para a solução imediata de seus problemas. Acredito assim que a Empresa Braskem segue princípios e características da teoria neoclássica.

1. QUESTÕES PROPOSTAS

Com base no texto, apresente em sua produção textual o processo (passo a passo, ou seja, as atividades) de comunicação com os investidores realizados pela organização e escolha qual ferramenta de gestão implementaria para padronizar as atividades. Utilize a teoria para embasar sua resposta.

Discorra sobre a importância da comunicação no relacionamento interpessoal, considerando tanto a perspectiva dos clientes internos quanto externos.

Considerando que a comunicação constitui um processo dialógico, marcado pela interação, em que mensagens circulam entre emissores e receptores, é inquestionável a sua importância na construção de relações interpessoais, ou seja, no estabelecimento de contato entre diferentes indivíduos integrantes da sociedade. No ambiente administrativo/empresarial, esse tipo de relacionamento influi diretamente no direcionamento das ações da organização: bons relacionamentos geram bons resultados, ao passo que maus relacionamentos podem acarretar consequências danosas. Assim, os clientes internos podem ver, na comunicação, uma ferramenta para a obtenção de informações sobre tudo aquilo que pode afetar o seu posicionamento dentro da instituição; já os clientes externos têm na comunicação um meio de valorização, uma vez que, por meio dela, eles são observados como peças fundamentais a serem consideradas nas ações decorrentes do processo de gestão da empresa.

O objetivo da Empresa Braskem é levar a comunicação de forma precisa, aos clientes. O que a empresa fez para que isso ocorresse, reunião com funcionários nos diversos patamares da empresa, para que houvesse uma comunicação harmoniosa. Fez auditoria, training, relatórios de Administração, boletins gerados para os colaboradores, uma revista com noticias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios, e a família Braskem, com assuntos mais familiares.

A comunicação é sim de suma importância para qualquer empresa, sem comunicação não tem como fluir negociações, esclarecimentos e conclusões em todas as áreas, ela é uma ferramenta essencial para um bom e sadio desenvolvimento.

Para as organizações em geral, é muito importante a integração de suas

atividades de comunicação, em função do fortalecimento do conceito

institucional , mercadológico e corporativo junto a toda a sociedade. É preciso

incorporar a idéia de uma comunicação globalizante, que nos ajude a

compreender e acompanhar o ritmo acelerado das mudanças no Brasil e no

mundo. Uma combinação parcial e fragmentada nunca conseguirá isso.

(Kusch, 1997, p. 116)

A ferramenta que sugiro é relações públicas. O profissional de relações públicas para transmitir informações sobre a empresa deve esta, bem, informado não somente da empresa e das funções por ele desempenhada, mas ter habilidades técnicas da comunicação oral e da comunicação escrita, habilidades estas que possibilitem receber e transmitir conhecimentos entre as partes interessadas (acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade), de uma determinada organização. As ações, uma vez que desenvolvidas, devem ser monitoradas facilitando a sua avaliação através dos resultados identificados. As ações devem ser aplicadas de forma ininterrupta ou ter uma periodicidade definida, caso contrário seu desenvolvimento cai no esquecimento e os resultados ficam obsoletos. As relações públicas têm que estar sempre ativando ou mantendo as relações existentes em uma determinada organização. O administrador deve ter conhecimento suficiente para reconhecer a importância do trabalho das ações de relações públicas, buscando sempre adquirir novas experiências e acompanhando as inovações, sejam elas impostas pelo mercado, através de um novo concorrente, ou através das novas tecnologias, que a cada dia traz novos programas, facilitando assim o armazenamento de dados, agilizando atividades, minimizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com