TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL - A Participação Do Pedagogo No Processo De Democratização Da Diversidade.

Monografias: PRODUÇÃO TEXTUAL - A Participação Do Pedagogo No Processo De Democratização Da Diversidade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 6

1- INTRODUÇÃO

Esta atividade tem como objetivo destacar a importância do trabalho do Pedagogo, juntamente com os demais profissionais da escola, no processo de democratização do ensino em relação à Diversidade.

4

2 – DESENVOLVIMENTO

Após a inclusão social, houve a necessidade de uma mudança na estrutura física e educacional nos espaços educativos, porém em algumas escolas, essa mudança ainda não ocorreu de forma significativa, devido a sua localização e estruturação, como é o caso de algumas escolas da zona rural.

O papel do Pedagogo é de suma importância, pois cabe a ele orientar o professor na construção de atividades específicas a serem aplicadas aos alunos com necessidades diversificadas.

A participação da família é indispensável no processo de socialização do aluno com dificuldade, agindo com comprometimento e responsabilidade, criando assim condições para um melhor desempenho do aluno em seu processo de ensino aprendizagem. O trabalho Pedagógico desenvolvido nas escolas trouxe uma nova forma de educar, não se limitou apenas em conteúdos pré- estabelecidos em sala de aula, ele expandiu a educação para outras áreas do saber, como as atividades diversificadas e extraclasses aos alunos com necessidades específicas.

A questão da Diversidade é o ponto máximo a ser discutido e trabalhado pela Gestão Escolar. Na entrevista realizada com a pedagoga, ela cita um aluno com dificuldades na fala e, devido a isso, não se relaciona com os demais. Cabe ao Pedagogo elaborar estratégias para que esse aluno não se sinta excluído, mas, que ele possa conviver socialmente com os demais, sem discriminação.

O professor, como mediador do saber, tem a função de zelar pela aprendizagem dos alunos, porém, ele encontra dificuldades relacionadas a aqueles com necessidades especiais devido à aplicação de atividades diferenciadas, pois os mesmos requerem uma atenção mais distinta.

O trabalho do Pedagogo juntamente com os demais professores favorece na elaboração de atividades que visam à socialização dos alunos com dificuldades especiais com os demais alunos, caracterizando assim um conceito de que a unificação das classes sociais começa na escola, extinguindo assim todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação.

Além do compromisso que os professores assumem com a educação dos alunos, é essencial que ele transmita sentimento naquilo que faz, para que o aluno com dificuldade, encontre no professor a segurança e a confiança para continuar evoluindo no seu processo de ensino aprendizagem.

O corpo docente, formado por pedagogos e professores, deve primeiramente, conhecer bem a realidade do aluno que apresenta dificuldades em sua aprendizagem, e direcionar as atividades específicas, com o objetivo de despertar o seu interesse.

Ao entrevistar um aluno, o mesmo relatou que conhece e convive com colegas que apresentam dificuldades em se relacionar com os demais, devido à timidez e a insegurança no domínio da aprendizagem, necessitando assim de uma atenção mais voltada para este aluno.

No espaço escolar existem vários alunos que apresentam uma necessidade específica, algumas delas são na forma de falar ou pronunciar determinadas palavras e isso acaba levando os demais a se divertirem com o caso. Mas, cabem aos professores e demais profissionais da educação trabalhar para que esse aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com