TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Artigo: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O presente trabalho tem como finalidade realizar uma análise acerca do balanço patrimonial da empresa ANALÍTICA LTDA, do setor de informática a partir de uma situação hipotética, na qual a empresa encontra-se em dificuldades financeiras. Para tanto, serão considerados em tal processo, as alternativas que se apresentam como a realização de empréstimo a fim de suprir as necessidades imediatas da empresa, bem como a necessidade de reavaliar os gastos com os custos sobre serviços e compras.

Além da superação da problemática financeira, o desafio principal é motivar a equipe de trabalho, para melhorar a lucratividade e, em contrapartida reduzir o absenteísmo e a rotatividade de funcionários.

Contudo, com base na atividade empresarial em estudo, revenda de artigos nacionais e importados, cabe ao administrador compreender a dinâmica dos mercados econômicos externos, como o MERCOSUL, e principalmente no que diz respeito à tributação que incide sobre os produtos eletrônicos para reduzir gastos e ajustar seu preço de mercado frente à concorrência.

Enfim, tal análise permitirá rever os custos visando adoção de medidas que possam equilibrar o balanço patrimonial da empresa.

Desenvolvimento

A) De acordo com a situação apresentada o valor das prestações desse empréstimo é:

M=100000.(1+0,25)12

M=100000.1,344888824

M=134488,88

134488,88+500(taxa) = 134988,88 / 12= 11249,07

O valor das prestações desse empréstimo é de R$ 11249,07

B )

DEMONSTRAÇÃO DOS CUSTOS DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

VALOR DA MÃO DE OBRA DIRETA

57.200,00

VALOR DOS MATERIAIS DIRETOS APLICADOS

62.400,00

VALOR DO CONTRATO

260.000,00

LUCRO LÍQUIDO PELA VENDA DO SERVIÇO

140.400,00

C)

O MERCOSUL é o Mercado Comum do Sul, um bloco econômico com objetivos de fortalecer a integração regional e incentivar as parcerias.

A criação do MERCOSUL em 1990 solidificou o relacionamento comercial entre os países membros do bloco, fazendo com que o intercâmbio comercial Brasil – Argentina obtivesse um forte crescimento no período, em quase todos os setores da economia. No entanto, o setor de eletroeletrônicos não se desenvolveu da mesma forma, tornando-se alvo de disputas freqüentes entre os dois países citados, além de ter seu desenvolvimento fortemente impactado por diversas crises econômicas. Este trabalho apresenta uma análise do desempenho recente do setor, relacionando a sua estrutura de custos, impostos e operações à sua baixa competitividade nas exportações, a partir de estudo de caso com dados fornecidos por uma empresa multinacional. O estudo de caso sugere a existência de um mercado potencial que sustente a implantação de fabricantes de componentes na região, aumentando a competitividade dos produtos fabricados de forma sustentável, com o objetivo de transformar as operações fabris de eletroeletrônicos das zonas francas de Manaus e da Terra do Fogo em pólos exportadores para outros países da América Latina.

• Integrantes

Membros plenos: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (suspenso até abril de 2013)

Membros associados: Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia

Observadores: México e Nova Zelândia

• Objetivos

A livre circulação de bens, serviços e produção entre os países que integram o bloco por meio da eliminação dos direitos aduaneiros e restrições; a definição de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial comum em foros econômicos regionais; a coordenação das políticas macroeconômicas e setoriais entre os membros, nas áreas de comércio exterior, agricultura, indústria e sobre os aspectos fiscal, monetário, cambial e de capitais; o compromisso dos membros em harmonizar as legislações para fortalecer o processo de integração.

“O Mercado Comum implica: na livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através, entre outros, da eliminação dos direitos alfandegários restrições não tarifárias à circulação de mercado de qualquer outra medida de efeito equivalente; O estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial comum em relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais; A coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes – de comércio exterior, agrícola, industrial, fiscal, monetária.

Com relação a questão tributária no Brasil, destes artigos os varejistas são responsáveis pela retenção e recolhimento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS, o IVA estadual), e a fonte pagadora da renda ou dos proventos tributáveis é responsável pela retenção e recolhimento do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.

Uma boa estratégia para esta empresa em estudo melhorar a atuação no mercado é buscar selecionar o melhor o seu mix de produtos, pois a seleção e disponibilidade de produtos numa loja ou num estabelecimento comercial podem satisfazer e fidelizar, ou não, o cliente mas isso depende da seleção e combinação do mix de produtos que fizer.além disso, esta combinação é um fator de concorrência que também contribui para assegurar o êxito do negócio e permite maior lucratividade.

D) Outro aspecto que deve contribuir para melhoria dos resultados desta empresa se relaciona com a questão motivacional dos seus funcionários. Entretanto, a motivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com