TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO "CONTEXTO EMPRESARIAL - 1º SEMESTRE"

Monografias: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO "CONTEXTO EMPRESARIAL - 1º SEMESTRE". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

“CONTEXTO EMPRESARIAL – 1º SEMESTRE”

Pirapora

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

“CONTEXTO EMPRESARIAL – 1º SEMESTRE”

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual em Grupo do 1º Semestre.

Orientador: Equipe de Professores do 1º Semestre.

Pirapora

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 06

2 DESENVOLVIMENTO PRÁTICO.......................................................................... 06

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 09

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho traz uma reflexão a respeito das demandas sociais que se apresentam diante das empresas, que precisam se reestruturar e porque não se reinventarem para se manter no mercado, que a cada dia se torna mais competidor.

2- CONTEXTO EMPRESARIAL

A existência de empreendedores está relacionada com a prosperidade de um pais e com o desenvolvimento econômico, pois a capacidade de criar e manter um negócio, movimenta não apenas a vida do indivíduo/empreendedor. O empreendimento que dá certo, traz benefícios para a sociedade como um todo. Mas é preciso ter cuidado, é que nos revela as taxas de empresas que falem em seus primeiros anos de vida, para diminuir os riscos de estar incluso nessas taxas o empreendedor deve munir-se de informação.

Na definição das funções administrativas, identifica-se o planejamento, a organização a Direção e o controle. É sabido que todas essas funções são importantes para o bom andamento da empresa. Até mesmo para abertura de um negócio o empreendedor já deve estar atento as informações a respeito do mercado que deseja ingressar, se há espaço no mercado para seu ramo, ou seja, se há clientela para seu produto, verificar como está a competitividade do mercado na área que deseja ingressar, refletir sobre que diferencial se pretende oferecer para minimizar a concorrência. Além desse estudo de mercado, é necessário saber como começar, que capital o empreendedor pretende usar, quais os riscos e vantagens. Todas essas informações trazem maior segurança ao novo empreendedor, que terá uma visão ampla do mercado que está ingressando além de ter ciência dos riscos a serem enfrentados. As reportagens apresentadas, revelam dois casos de sucesso, onde os administradores souberam fazer uso das funções administrativas. Fazendo uso dos benefícios que a informação pode trazer, prova da busca previa por informações é o fato de um dos empreendedores ter aberto seu negócio com capital de terceiros, conseguindo através de um bom plano de negócios, credito para sua empresa.

A macroeconomia é também conhecida como teoria da renda, trata a economia como um todo. Preocupa-se com a criação das riquezas econômicas e sua repartição ou distribuição. A macroeconomia, estuda: a teoria dos agregados e a teoria geral do equilíbrio e desenvolvimento, que por sua vez, estuda as teorias da moeda, das finanças públicas, das relações internacionais e do desenvolvimento.

Estuda ainda os efeitos dos empréstimos feitos pelo governo federal; as mudanças da taxa de desemprego ao longo do tempo; políticas alternativas para promover a elevação do padrão de vida da população. Os objetivos de políticas macroeconômicas são: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa e desenvolvimento econômico. As variáveis econômicas interferem em todas as atividades empresariais, essa interferência pode estar presente por exemplo nas taxas de juros (ex, Brasil a taxa Selic), na inflação que também diminui o crescimento do mercado e consequentemente atinge as empresas, e ainda a recessão econômica atinge o crescimento das empresas. Portanto faz se necessário uma boa administração com tomada decisão consciente pautadas em informações consistes, que são advindas de um bom controle contábil, que possui informações reais, para que o administrador tome decisões conscientes e assim mantenha o com andamento da empresa.

Além dos cuidados quanto a área administrativa e contábil, para se manter no mercado as empresas, precisam apresentar um diferencial, para conquistar e manter sua clientela. Pois sabe-se que o mercado é competitivo e para driblar essa competitividade é preciso oferecer algo a mais. E para isso existem inúmeras estratégias, de marketing, ética prestação de serviço diferenciada. Nos dois casos vistos existe essa preocupação, um investe na qualidade do produto, o outro agindo corretamente para deixá-los contentes, essas são formas de conseguir fidelizar o cliente, essas atitudes integram-se a realidade vivenciada hoje pelas empresas, que não devem mais estar focada apenas nos números que mostram lucros isso é responsabilidade social e empresarial. De acordo com Melo Neto e Froes (2001), a melhor maneira de analisar o conceito de responsabilidade social empresarial é identificando as diversas visões existentes, apresentadas a seguir: A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com