TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Unopar Administração1 Semestre

Artigo: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Unopar Administração1 Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  4.303 Palavras (18 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

1.1INFLAÇÃO

Um dos índices mais discutidos em todo o mundo, a inflação tem sua origem na economia de mercado. Está ligada diretamente ao poder de compra do consumidor e no poder do Estado em controlá-la. Seus efeitos podem ser devastadores em uma economia fraca. No Brasil, a palavra inflação persegue o brasileiro desde a época da industrialização, promovida por Jucelino, quando os índices começaram a aumentar e atingir seu ápice na década de 80. No período atual passamos por uma calmaria, apenas abalada por uma ou outra crise internacional. Os atuais índices inflacionários medidos pelos institutos oficiais demonstram isso.

1.2 TAXA DE JUROS

A taxa de juros é uma variável que influencia tanto a demanda por moeda quanto o investimento, quer seja do ângulo produtivo ou especulativo. O conhecimento da taxa de juros é de fundamental importância na formulação de políticas econômicas, na verificação da hipótese de mercados eficientes, na elaboração de orçamento de capital, na determinação de preço de ativos financeiros e na gestão de riscos de mercado dentre outras aplicações e realização de investimentos diretos.

1.3 TAXA DE CÂMBIO

Taxa de câmbio é o preço da unidade monetária estrangeira em termos da moeda nacional, taxa de câmbio define termos diretos quando exprime o preço da moeda nacional em uma moeda estrangeira, a forma indireta seria o inverso da direta, pois exprime o preço da moeda estrangeira em uma unidade monetária nacional, a taxa de cambio reflete o custo de uma unidade monetária em relação à outra, calculando taxas de venda e compra.

A taxa de cambio interfere diretamente no comercio internacional, seu preço determina a competitividade entre países.

2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

2.1 Medidas Descritivas

2.1.1 Medidas de Tendência Central

As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente. A denominação “medida de tendência central”, se deve ao fato de que, por ser uma medida que caracteriza um conjunto, tenderá a estar no meio dos valores. Além da média aritmética, existe também a mediana e a moda.

2.1.2 Medidas de Dispersão

As medidas de posição (média, mediana, moda…) descrevem apenas uma das características dos valores numéricos de um conjunto de observações, o da tendência central. Porém, nenhuma delas informa sobre o grau de variação ou dispersão dos valores observados. Em qualquer grupo de dados os valores numéricos não são semelhantes e apresentam desvios variáveis em relação a tendência geral de média.

As medidas de dispersão servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média.

2.1.3 Técnicas de Amostragem Probabilística

Os métodos de amostragem de probabilidade é um grande auxílio para qualquer empresa, já que por este meio a organização empresarial pode conhecer e analisar os seus consumidores, funcionários, sua produção e tudo o que a influencia internamente e externamente.

3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

3.1 O consumismo é pertencente à vida humana contemporânea, pois ela norteia as relações sociais e o dinamismo da economia. Porém o consumo de tornou desnecessário, ostentatório, excessivo e perdulário, com decisivos impactos sobre a sustentabilidade ambiental. A questão seria como se consome, o significado dessa prática, seus impactos na vida social, os limites que permeariam o ato de consumir e as atitudes que os cidadãos precisam desenvolver, tanto no plano individual quanto na esfera pública, sobretudo em suas interações com atores da sociedade civil, do Estado e do mercado, para tornar o consumo mais sustentável.

Desenvolvimento

1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

1.1 INFLAÇÃO

É o aumento no nível geral de preços dos bens e serviços de uma economia. Sua medição dá-se pelo acompanhamento de índices de inflação. São vários os fatores que causam inflação. Um dos mais importantes é a aproximação entre oferta e demanda agregada. Em outras palavras, quando o consumo interno de um país fica muito perto de sua capacidade produtiva, os empresários podem ter incentivo para aumentar os preços. Outro processo muito comum é o choque de oferta, que se dá quando algum imprevisto causa queda brusca no volume de produção de determinado bem.Há outros fatores, não menos relevantes, que influenciam o comportamento da inflação. Um deles é a variação cambial.Ainda no campo externo, um fenômeno inflacionário que atinja diversos países tende a contaminar os preços domésticos. é o que se viu antes da crise financeira americana de 2008, quando as cotações das commodities agrícolas, minerais e energéticas subiam com vigor na esteira da pujante demanda internacional. Por fim, a inflação passada também pode alimentar reajustes de preços no presente. Este processo, que atualmente se dá em nível muito menor que o verificado no período de hiperinflação, é chamado de indexação.

São dois os principais tipos de inflação: a de oferta e a de demanda. A primeira se verifica quando há escassez de produto, ao passo que a segunda ocorre quando a procura é maior do que a quantidade ofertada.A inflação não é sentida de forma homogênea pelas famílias. Seu impacto depende muito do que cada uma consome, onde mora, qual a sua renda mensal, entre outros fatores. Os institutos de pesquisa desenvolveram diversos índices de preço para abranger grupos sociais ou níveis de renda específicos. Por exemplo, A alta da inflação continuará a ser um desafio para o Banco Central até 2015, primeiro ano do próximo governo. A instituição projeta que o IPCA seguirá acima do centro da meta de 4,5% até o segundo trimestre daquele ano. A informação constou pela primeira vez de uma ata do Comitê de Política Monetária (Copom). A ata foi divulgada na última quinta-feira.

1.2 TAXA DE JUROS

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com