TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Casos: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

Maceió

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Quando se propõe a trabalhar com crianças, deve-se ter como princípio, conhecer seus interesses e necessidades. Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade, peculiares à infância. Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser não ocorre em momentos e de maneira compartimentada. Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.

Portanto, neste trabalho elaborei um texto baseado nos livros que compõem o 4º Semestre, onde contemplei a concepção de infância e a indissociabilidade entre o cuidar e o educar contemplando o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, a importância de planejar e avaliar no trabalho pedagógico do professor de educação infantil, as especificidades dos métodos de alfabetização e a importância do ambiente alfabetizador na Educação infantil, contextualizei a importância da roda de conversa para o desenvolvimento da oralidade da criança e presença do lúdico no contexto da Educação Infantil e na organização do trabalho pedagógico.

.

2 DESENVOLVIMENTO

A concepção de infância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás. É importante salientar que a visão que se tem da criança é algo historicamente construído, por isso é que se pode perceber os grandes contrastes em relação ao sentimento de infância no decorrer dos tempos. O que hoje pode parecer uma aberração, como a indiferença destinada à criança pequena, há séculos atrás era algo absolutamente normal. Por maior estranheza que se cause, a humanidade nem sempre viu a criança como um ser em particular, e por muito tempo a tratou como um adulto em miniatura.

O referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) propõe a indissociabilidade das ações de educar e cuidar das crianças de 0 a 5 anos. Nele a expressão, educação e cuidado da primeira infância inclui todas as possibilidades de ações junto à elas antes de ingressarem nas séries iniciais do ensino fundamental.

O educar configura-se em todos os momentos em que o professor está com a criança, no afeto na forma como se oferece alimento, como realiza a higienização, etc., todos esses momentos fazem parte da ação educativa na Educação Infantil. Se entendermos que educar configura-se como foi dito antes, em todos os momentos em que o professor interage com a criança, podemos então dizer que educar também é um cuidado.

O planejamento pedagógico é um tema que precisa ser estudado e problematizado junto a professores de Educação Infantil, pois do mesmo dependem a intencionalidade e a qualidade do trabalho pedagógico realizado com as crianças. O planejamento é um elemento fundamental para a estruturação do trabalho pedagógico na Educação Infantil e nas outras etapas de ensino da Educação Básica, pois o mesmo constitui-se em uma ferramenta de trabalho do professor. Ao planejarmos nossa prática pedagógica, penso que as singularidades das crianças de diferentes idades, precisam ser consideradas, assim como suas diversidades de hábitos, costumes, valores, crenças, etnias destas crianças, respeitando suas diferenças e ampliando sua possibilidade de socialização. Isso tudo faz parte do processo educativo. Porém, não se pode falar de planejamento sem se falarem avaliação, pois ambos os processos caminham lado a lado e um depende do outro para sobreviver em qualidade. Pois quando avaliamos, não estamos avaliando somente a aprendizagem de nossos alunos, estamos também avaliando o nosso trabalho e metodologia como professores, pois as atitudes de nossos educandos são fortemente influenciadas pelos nossos exemplos.

Os alunos devem ser sempre o ponto principal da avaliação, pois é para eles que planejamos e é visando o seu desenvolvimento que pensamos as atividades.

A criança deve sentir-se segura e acolhida no ambiente escolar, utilizando este novo espaço para ampliar suas relações sociais e afetivas, estabelecendo vínculos com as crianças e adultos ali presentes, a fim de construir uma imagem positiva sobre si mesma e sobre os outros, respeitando a diversidade e valorizando sua riqueza. A roda de conversa é um momento presente na rotina de diversas instituições de Educação Infantil, e, podemos afirmar, é um dos mais importantes para a organização do trabalho pedagógico e o desenvolvimento das crianças. Na roda, o professor recebe as crianças, proporcionando sensações como acolhimento, segurança e de pertencer àquele grupo, aos pequenos que vão chegando. Para tal, pode utilizar jogos de mímica, músicas e mesmo brincadeiras tradicionais, como “andoleta” e “corre-cotia”, promovendo um verdadeiro “ritual” de chegada.

Quando o professor organizar suas atividades de aula, deve selecionar aquelas mais significativas para seus alunos criando condições para que essas atividades sejam realizadas. Atualmente percebe-se que a brincadeira e aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com