TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Trabalho Escolar: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O pensamento criativo é estimulado quando utilizamos estratégias de final aberto que reestruturem os conceitos em novas associações. O uso da visualização e imaginação faz com que os conceitos científicos sejam testados e esclarecidos, revertendo-se eventos, separando se ideias para crias soluções fantásticas e vendo-se as ideias através de novas perspectivas. Essas são atividades que incentivam a flexibilidade na troca de estilos de pensamentos racional e intuitivo, podendo estimular um novo interesse pelo assunto cientifico em questão. Atividades de pensamento criativo fazem uso da inteligência intrapessoal (“Uma abordagem integrada da aprendizagem”)

SÍNTESE REFLEXIVA

E para que haja essa abordagem integrada da aprendizagem é preciso estar atento às atualidades e buscar ser criativo, dinâmico, intercalando as disciplinas e também o histórico de conhecimentos pré-estabelecidos, como o texto destaca sobre uma área de conhecimento muito importante que é o que já está estabelecido antes mesmo da interação em um sistema de ensino, os conceitos anteriores do ambiente escolar, fazendo assim que aja uma troca de experiências importante para que o desenvolvimento aconteça de forma diversa, pois a verdadeira integração não restringe o que está pré-estabelecido e sim une a esses conhecimentos um método para a continuação da aprendizagem e um alicerce bem formado na educação infantil.

A história “As tranças de Bintou” nós proporciona uma análise reflexiva sobre vários aspectos, mostrando fatos ricos da cultura africana, transmitindo a importância para os dias atuais sobre toda uma diversidade cultural e física, compondo a estrutura.

História permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos. Permite que façamos atividades reflexivas relacionando nossa realidade à história, como,,”por exemplo,”, o fato de que naquele local as meninas não podem usar tranças, enquanto aqui no Brasil, cada vez mais cedo as crianças são influenciadas por tendências de moda. Podemos abordar os costumes, o respeito para com os mais velhos, pode-se trabalhar com os nomes, com relação ao cabelo pode-se abordar de forma positiva valorizando as raízes africanas, trabalhar as diferenças, utilização de pinturas/cores, corpo humano, meio ambiente, animais juntamente com leitura, escrita e oralidade.

Para contextualizar a História de Bintou nas diferentes áreas, buscando o desenvolvimento das potencialidades, mantendo o olhar atento às necessidades e aptidões individuais, considerando que cada ser é único e aprende de formas e ritmos diferenciados.

[...]ler histórias para crianças, sempre, sempre...é pode sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a ideia do conto ou com o jeito de escrever dum autor, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento...É possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos[...]( apud ABRAMOVICH,1995,p . 17).

Vemos através dessa citação que a história de Bintou é ideal para analisar conflitos e soluções, e depois disso unir conhecimentos necessários sobre a alfabetização e letramento como deixar que as crianças manuseiem o livro e reflitam sobre as imagens, a partir daí elaborar atividades que incluam o nome da personagem bem como outros que aparecem na história e a relação com o título do livro.

Conteúdo: Natureza e Sociedade.

Objetivo: buscar conceitos da concepção, da origem africana e seus costumes, transmitir os aspectos importante da cultura afro.

Descrição da Atividade: A história nos passa, as maneiras da menina de ser, com o modo de vestir e se pentear, interagindo com seu meio, os seus familiares, suas amizades, a festa em questão, e através disso propor uma roda da conversar para que as crianças se expressem mostrando a semelhança e diferenças com a personagem, passando assim uma analise sobre as ciências humanas.”(...)a abordagem do tema em questão possibilita a criança ampliar as experiências que traz de sua vivencia cotidiana, estabelecer novas formas de relação com uma variedade de costumes e expressões culturais.( GOULART,BATTINI,ZÔMPERO pg. 10).

Avaliação: Todos irão relatar tudo que foi discutido na produção de um texto.

Conteúdo: Arte e Música.

Objetivo: Trazer o conhecimento da cultura.

Descrição da Atividade: apresentar a turma músicas da cultura afro, levar dvd com as formas de dança. Confeccionar com todos bonecos de EVA com rostos parecidos com a personagem da história.

Avaliação: Ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, interesse, interação e assimilação dos conteúdos.

Conteúdo: Alfabetização.

Objetivo: Trabalhar a leitura, a escrita e a oralidade.

Descrição da Atividade: Organizar a turma em circulo para fazer a leitura da história “As Tranças de Bintou” em voz alta, pedir que eles recontem a história e destaquem algumas palavras. Logo depois pedir a cada um que cria sua própria história, e pedir a cada um destacar as palavras que não conhecem para que juntamente com eles possamos descobrir a significado.

Avaliação: Será por meio da observação no desenvolvimento e comportamentos durante a realização da atividade.

Conteúdo: Matemática

Objetivo: trabalhar números e quantidades.

Descrição da Atividade: através de elementos mencionados na história, que seria as tranças, fazendo as crianças contarem quantas tranças a professora fez em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com