TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Pesquisas Acadêmicas: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Ruy Barbosa

2011

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Sociologia da Educação.

Tutora Eletrônica: Simone Aparecida dos Santos Garcia

Prof. Okçana Battini

Ruy Barbosa

2011

Essa atividade tem o objetivo de destacar alguns pontos relevantes da educação como processo de formação de indivíduos e do professor como transmissor dos conhecimentos fundamentais para que o indivíduo se perceba como parte formadora e formada pela sociedade.

A educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas. Nessa perspectiva, a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social, com uma visão mais aprofundada sobre os processos da sociedade na qual o mesmo está inserido. Para que o professor obtenha sucesso na sua jornada é necessário que o mesmo esteja preparado para enfrentar os desafios que lhe estão colocados da sua realidade social, garantindo ao aluno a possibilidade de despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos de forma que atue como sujeito sociocultural, voltado para a busca de caminhos de transformação social.

Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele “a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta”. E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola está inserida.

A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, acontece quando o indivíduo consegue assimilar uma série de normas e princípios – morais, religiosos, éticos ou de comportamento – que balizam a conduta do indivíduo num grupo, pois o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.

Ainda de acordo com as ideias de Durkheim, o papel da ação educativa é formar um cidadão que se tornará parte do espaço público e não somente o desenvolvimento individual do aluno. Segundo o sociólogo francês, a educação tem o objetivo de suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto.

A educação, dentro desta perspectiva, não pode ser desligada das causas históricas, pois assim ela se tornará apenas exercício da vontade e do desenvolvimento individual, o que é incompreensível. O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, saber quais são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com