TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Dissertações: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

CARLOS ALBERTO FERREIRA DA PONTE

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL

SOBRAL – CE

2013

CARLOS ALBERTO FERREIRA DA PONTE

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Orientadora: Professora Regina Malassise

SOBRAL – CE

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO:

Economia é entendida como a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos. Microeconomia estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Macroeconomia estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados como PIB, consumo global, investimento global, exportação, inflação, desemprego, com o objetivo de delinear uma Política Econômica. Este trabalho cita a influência que a inflação teve sobre a economia brasileira, em especial a partir da década de 80 quando a inflação sai do controle ate os dias atuais. A população brasileira passou por altos e baixos por causa da inflação, e está situação só se resolveu com a implantação do Plano Real em 1994, este plano levou à inflação a quase zero por cento. a inflação pode ser definida como um aumento generalizado de preços, que provoca a redução do poder aquisitivo da moeda, isto é, com a mesma quantidade de unidade monetária, passa-se a comprar menos quantidade de bens e serviços. Estatística e seus métodos quantitativos estão presentes na grande maioria das organizações, seja na análise de dados ou na estimativa de metas. A abertura das fronteiras brasileiras e a evolução na manufatura, ao início de 1990, possibilitou o acesso a qualquer tipo de insumo, tecnologia e serviço, dificultando o surgimento de produtos similares no Brasil. As medidas descritivas são implantadas com o objetivo de reduzir um conjunto de dados numéricos a um pequeno grupo de valores que deve fornecer toda a informação relevante a respeito desses dados. As medidas de tendência central (ou de posição) servem para ressaltar as características de cada distribuição, isoladamente ou em confronto com outras. As medidas de dispersao servem para indicar a ocorrencia de muita discrepancia entre o valor minimo e o valor maximo de um conjunto de dados.

A reflexão que aqui pretendemos propor como conjugação da tríade “ética, política e sociedade” parte de uma verificação simples: vivemos em sociedades que têm na sua base a representação, explícita ou implícita, de uma superioridade moral incontestável das suas instituições políticas sobre todas as outras, passadas e contemporâneas; mas vivemos também em sociedades cujos membros cada vez mais se afastam destas mesmas instituições, se demitem de nelas participarem, encontrando nelas uma corrupção moral com que não estão dispostos a pactuar nem transigir.

2. DESENVOLVIMENTO:

Economia é entendida como a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos (GREMAUD, 2004).

Microeconomia estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços e as quantidades em mercados específicos (LARRIN, 2000).

Macroeconomia estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados como PIB, consumo global, investimento global, exportação, inflação, desemprego, com o objetivo de delinear uma Política Econômica (LARRIN, 2000).

Este trabalho cita a influência que a inflação teve sobre a economia brasileira, em especial a partir da década de 80 quando a inflação sai do controle ate os dias atuais. A população brasileira passou por altos e baixos por causa da inflação, e está situação só se resolveu com a implantação do Plano Real em 1994, este plano levou à inflação a quase zero por cento.

Buscando entender a inflação, se fez necessário analisar o Sistema Monetário, que é um órgão regulador da moeda. Ele é composto pelo Conselho Monetário Nacional e o Banco Central do Brasil entre outros órgãos auxiliares.

A inflação chegou a números extraordinários como demonstra Miriam Leitão (2011) em seu livro; ela mostra através de estatísticas do IBGE que em 15 anos antes do Plano Real a inflação tinha sido acumulada em 13.342.346.717.617,70% (13 trilhões e 343 bilhões por cento).

De acordo com Hoji (2010) a inflação pode ser definida como um aumento

generalizado de preços, que provoca a redução do poder aquisitivo da moeda, isto é, com a mesma quantidade de unidade monetária, passa-se a comprar menos quantidade de bens e serviços.

Em relação às taxas de juros, Hoji (2010) explica que elas são como instrumento de política econômica e monetária para conter o nível de tendência forte ao consumo e incentivar a poupança. A taxa de juros é determinada no mercado financeiro, basicamente, em função da oferta e demanda de recursos financeiros. Porém, quanto maior for à incerteza de haver retorno do capital investido, maior deverá ser o valor da taxa de juros.

2.1. MÉTODOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com