TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Artigos Científicos: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

CLAUDIA MICHELI BRANDT

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Concórdia

2013

CLAUDIA MICHELI BRANDT

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Microeconomia e Macroeconomia.

Orientador: Prof. Édiner Antônio Carissimi

Concórdia

2013

A Economia é um campo de conhecimentos especializados cujo interesse é a análise e previsão das atividades sociais relacionadas à produção e distribuição de produtos e serviços. Um fator que exerce influência significativa nos estudos econômicos é a complexidade, isto é a interdependência entre os diferentes elementos que permeiam e estruturam a sociedade: concepções culturais e políticas das pessoas, a divisão social do trabalho, as ações governamentais, os mercados internacionais etc.

Neste trabalho serão apresentados os conceitos básicos de Economia que motivam as análises e estudos das ações empresariais relacionadas à análise de investimentos em uma economia de mercado.

Também chamada de métodos quantitativos a estatística encontra se

presente em nosso dia a dia em praticamente todos os instantes.

Assim é quando alguém questiona quantos quilômetros determinado veículo percorre com um litro de combustível, qual a taxa de nascimento ou de mortalidade, qual a chance de ganhar na loteria ou mesmo de chover em determinado dia.

Em um mundo cada vez mais violento e desigual, estabelecer quais são as regras de convivência em sociedade é de suma importância para estabelecermos uma nova noção de justiça e igualdade, que garanta um mínimo de bem estar para todos.

Desenvolvimento

1-Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado pais ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra 5 quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte,para comprar a mesma quantidade de arroz,ele necessitará de R$11,00.Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente,o poder de compra vai diminuindo.Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.

A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionaria.

"Há uma influência da inflação e da perda no poder de compra [dos trabalhadores] por outros motivos, como correções [menores] e reduções de salários", afirma Cimar Azeredo, coordenador de trabalho e rendimento do IBGE.

Entre a elevação do nível de demanda e a adequação da oferta que nesse caso pressupõe mudanças relevantes na distribuição do emprego e na formação e treinamento da mão de obra, transcorre um período relativamente longo no qual a inflação se acelera. Vivenciamos essa aceleração, agravada por uma excepcional pressão de aumentos de preços de alimentos entre fins do ano passado e o início desse ano.

2-a) Medidas Descritiva

I.Medidas de tendências central- é um valor único que tenta descrever as características de um conjunto de dados,identificando uma posição central dentro do conjunto de dados.

Medida mais comuns

• Média- é a soma de todos os valores de um grupo de dados dividida pelo numero de dados.

• Mediana- é o valor que divide a distribuição dos dados exatamente no meio

• Moda- é o valor mais frequente dentro dos dados

II. Medidas de dispersão- eles fornecem a informação de dados apenas a nível pontual,sem ilustrar outros aspectos referentes a forma como os dados estão distribuídos na amostra. As medidas de dispersão são utilizadas para avaliar o grau de variabilidade, ou dispersão dos valores em torno da média.

III. A amostragem será probabilística quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado. Caso contrário, a amostragem será não probabilística. Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível.

A grande vantagem deste método é que os resultados obtidos na pesquisa podem ser projetados para a população total.

A amostragem aleatória simples sem reposição é um processo bastante utilizado principalmente pela sua simplicidade. Nela cada unidade amostral, antes da tomada da amostra, tem igual probabilidade de pertencer a ela e quando a unidade é sorteada ela é removida da população ou seja, cada unidade só pode ser escolhida uma única vez.

A amostragem aleatória simples com reposição permite que cada elemento da população tenha a mesma probabilidade de ser selecionado e esta probabilidade se mantém constante ao longo de todo o processo de seleção da amostra (se as extrações fossem sem reposição isso não aconteceria). Ou seja, durante o sorteio, a unidade amostral já sorteada retorna para a população. Portanto em cada seleção a população mantém a mesma quantidade de unidades elementares para serem sorteadas.

b) O número-índice é uma razão entre o valor de uma variável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com