TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho Escolar: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho textual tem como objetivo demonstrar de forma clara, as ideias pertinentes ao campo administrativo, tratando os assuntos relacionados à macroeconomia e microeconomia dentro de suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos à gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo. Abordando o problema do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais realizadas pelas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

1.1 Macroeconomia e Microeconomia

A inflação é um conceito econômico que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviços em um país ou região durante um período definido de tempo. Ela também representa a queda do poder aquisitivo do nosso dinheiro, diminuindo o poder de compra devido ao rendimento salarial que não sofre alteração. Através da mídia podemos verificar a influência da inflação sobre a economia do país. Exemplo. “Com a inflação em patamar elevado, a renda média dos trabalhadores teve a quinta queda consecutiva em julho, informou nesta quinta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)”. Com o enfraquecimento dos ganhos e o aumento constante dos preços se complica a economia do país. A economia tem como conceito ser. “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011).

A taxa de juros é um índice utilizado na economia que diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças, representa o percentual de ganho realizado na aplicação do capital em algum empreendimento. Podemos verificar através da mídia a influência da taxa de juros na economia. Exemplo: (G1 Economia) “As taxas de juros das operações de crédito tiveram nova alta em julho, de acordo com pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) nesta segunda-feira (12)”. A alta da taxa de juros em geral, prejudica muito mais as camadas mais baixas da população.

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Exemplo: as exportações brasileiras não são muito afetadas pela taxa de câmbio real, entretanto é mais sensível a demanda global. A conclusão esta em um estudo incluído no Relatório Trimestral de Inflação, divulgado hoje (30), pelo Banco Central (BC). “Mudança no câmbio alcança primeiro às importações. As exportações são mais sensibilizadas pela demanda global”, disse o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo.

1.2 Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial.

Tal método é composto por três colunas, sendo essas: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de dados. Dentro das medidas descritivas há três divisões, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.

As medidas descritivas exibe um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando as suas estatísticas. Uma das ferramentas são as medidas de tendência central, que lida com dados numéricos que observa as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.

Já as medidas de dispersão tem a função de descrever os dados quando se refere o grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. Este por sua vez é classificado em heterogêneo e homogêneo, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância.

E as técnicas de amostragem probabilísticas são classificadas como aleatória simples: quando todos os seus elementos têm a mesma probabilidade de serem selecionados, neste tipo de amostragem não existe critério de divisão da população para extração da amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com