TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Exames: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 5

Damos a seguir um relato dos trabalhos solicitados pela Empresa GM Indústria e Comércio de Eletrônicos S/A onde informamos dados financeiros e orçamentários.

O fluxo de caixa Informa sobre a movimentação diária dos recursos financeiros, trazendo informações sobre pagamentos, recebimentos e o saldo ao longo do tempo. Se o saldo final for negativo, a empresa está passando por dificuldades. Se positivo, a empresa está conseguindo pagar suas contas sem problemas. Através dele, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, antecipando ou adiantando recebimentos ou despesas ao longo de um período.

Custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada. O custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico. Os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

Supondo que ao invés da empresa comprar 35.000 produtos BETA, ela adquirisse 25.000 e os outros R$ 21.000,00 a empresa comprasse de produto ALFA. O custo de oportunidade seria os R$ 29.000,00 deixados de ganhar pela venda dos 10.000 produtos BETA não adquiridos.

Orçamento Empresarial é um instrumento de gestão necessário para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou tipo de atividade econômica. É através desta importante ferramenta que os gestores poderão visualizar as medidas que deverão ser executadas, bem como as expectativas a respeito do futuro da empresa.

Ele é considerado estático quando a administração do sistema não permite nenhuma alteração nas peças orçamentárias. Padoveze (2010) afirma que é o orçamento mais comum. Elaboram-se todas as peças orçamentárias a partir da fixação de determinado volume de produção ou vendas. Os volumes também determinarão o volume das demais atividades e setores da empresa

“Orçamento Flexível é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividades” (PADOVEZE, 2010, p.523). Para Marion e Ribeiro (2011) orçamentos flexíveis são aqueles que, uma vez elaborados, permitem modificações ou ajustes de suas previsões em decorrência dos desvios observados durante a sua execução entre o que foi fixado e o que foi realizado.

O orçamento se divide em etapas, conforme a necessidade da empresa, os mais comuns são orçamento de vendas, de produção, de compra, de resultados, de caixa e de balanço ou balanço projetado.

Já o payback descontado nada mais é que o período de tempo exato necessário para a empresa recuperar o investimento inicial de um projeto, a partir das entradas de caixa, trazendo o fluxo de caixa para o valor presente.

Impostos, contribuições e taxas são todos tributos, com particularidades distintas. O imposto é cobrado em face da ocorrência de fato social de caráter econômico, revelador da capacidade contributiva do indivíduo, o melhor exemplo disso, é o imposto de renda.

A taxa é paga pelo exercício do poder de polícia ou quando se utiliza serviços públicos, específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição. Alguns exemplos de taxa são as de coleta de lixo ou bombeiro.

Diferentemente do imposto, a taxa nunca pode ser cobrada em função da capacidade financeira de uma pessoa ou sociedade, e tampouco, pode ter a mesma origem (fato gerador) que um imposto.

Por último, a contribuição se caracteriza como forma de intervenção do Estado no domínio econômico privado, com vistas a atender uma particular situação de interesse social ou das categorias econômicas. Temos como exemplo a CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido que é o tributo federal sobre o Lucro Líquido ou Faturamento/Receita Bruta das pessoas jurídicas que se destina ao financiamento da Seguridade Social.

Competência tributária é o poder de criar tributos, sendo esse poder conferido pela Constituição Federal à União, aos Estados-membros, ao Distrito Federal e aos Municípios.

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

O SFN é dividido em entidades normativas, supervisoras e operacionais. As entidades normativas são responsáveis pela definição das políticas e diretrizes gerais do sistema financeiro, sem função executiva. São entidades colegiadas, com atribuições específicas e utilizam-se de estruturas técnicas de apoio para a tomada das decisões. Podemos citar Conselho Monetário Nacional – CMN, o Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP e o Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC.

As entidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com