TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Artigos Científicos: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

1.0 INTRODUÇÃO

A comunicação é uma necessidade básica de todo ser humano, e assim sendo indispensável nas organizações. Com informações sempre em processo de mudança, a comunicação viabiliza a transmissão das informações necessárias. Em outras palavras, tem sido de fundamental importância na gestão das organizações.

Com os múltiplos meios pelos quais as informações circulam, as empresas utilizam técnicas gerenciais de comunicação. Esse fator tem permitido uma visão mais abrangente por parte dos stakeholders que passam a conhecer as políticas de ação adotadas pelas organizações.

De modo geral o referido texto, considerando a perspectiva dos clientes internos e externos, discorrerá sobre a importância do processo de comunicação adotado pelas organizações. Tanto no ambiente empresarial como também fora dele.

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 O PROCESSO E COMUNICAÇÃO COM OS INVESTIDORES REALIZADOS PELA ORGANIZAÇÃO

A comunicação consiste um processo de troca de informações, que é indispensável a pratica organizacional dentro das empresas. Tem como principal função viabilizar o entendimento entre os integrantes, a fim de tornar suas funções, planejadas e assim executadas de forma correta. Para que essa comunicação se torne viável, gestores têm sido motivados a criar técnicas estratégicas que promovam a interação entre o meio interno e o meio externo empresarial.

O processo comunicativo usado pela Braskem, tendo como base o texto “Relatos diferentes, uma narrativa” fundamenta-se na interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e demais áreas. Reúnem-se presidente e investidores, representantes de cada setor, diretoria de comunicação para discutir o que deve ser reforçado entre analista de mercado e imprensa, ou seja, alinhar suas principais mensagens tornando sua comunicação mais coerente possível.

As eventuais vulnerabilidades que a empresa pode enfrentar são avaliadas pela empresa, assim como as possíveis respostas que podem ser dadas. Ao passo que irá se lançar o resultado anual, debatem-se presidente e diretoria de comunicação, para alinhar o conteúdo do texto e os relatos sob a mesma narrativa. Após os referidos temas abordados, serem avaliados e aprovados pela equipe de comunicação, são divulgados por meio de boletins e revistas.

Os fatores internos e externos à empresa são envolvidos no processo de comunicação organizacional que requer posição estratégica. Devido esses fatores é importante para a estratégia corporativa da empresa, unificar o seu discurso num tom padrão facilitando o entendimento dos envolvidos. A Braskem através de múltiplas e diferentes opiniões usa a política de comunicação para padronizar o seu discurso.

O sistema organizacional adotado pela Braskem busca criar valor a partir da inovação, sustentabilidade e eficiência. Mantém relação estreita com a imprensa. Prioriza um processo comunicativo que tem meta voltada para todas as frentes e engloba todas as áreas.

Na companhia de energia elétrica CPFL o processo de comunicação é feito através das contas de luz que são distribuídas todos os meses aos seus consumidores. São mensagens redigidas pelo próprio presidente do grupo.

O programa de gestão de stakeholders é adotado pela companhia e direcionado aos colaboradores, imprensa e demais formadores de opinião, com o objetivo de estabelecer um contato e consequentemente uma tática de relacionamento e ações de comunicação com públicos estratégicos para a empresa.

O processo de comunicação da CPFL baseia-se na analise de toda a estrutura organizacional. Sua equipe de comunicação desenvolve trabalho de posicionamento de marca baseado na missão, na visão e nos princípios da organização orientando os negócios e a maneira de se comunicar. Todo esse processo torna visível a informação e seu meio de comunicação que pode ser adotada.

Visto assim, aplicando-se o brainstorming, ferramenta na qual leva ao pensamento criativo de cada integrante, o resultado seria a padronização das atividades. Além disso, a ferramenta em questão asseguraria um envolvimento de todos os membros na solução dos problemas.

2.2 A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO INTERPESSOAL

A comunicação interpessoal nas empresas é indispensável para o alcance dos resultados planejados pela organização. Dispor de habilidades e competências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com