TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Monografias: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

Marcilene Ferreira Lage Mutz

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Cacoal

2014

Marcilene Ferreira Lage Mutz

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais E. F.Reflexão e Pesquisa; Ensino de Hisstória e Geografia;Ensino de Matemática; Ensino de Ciências e Saúde Infantil; Seminário VlI.Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Madalena Vieira

Tutor de sala: Regina célia Ramos de Souza.

Cacoal

2014

1 (ENADE/2008 – QUESTÃO adaptada) Em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem se em grande escala na atual sociedade.

Pergunta-se: Considerando os avanços científicos e tecnológicos na sociedade atual, como deve ser a prática pedagógica das disciplinas curriculares para proporcionar o desenvolvimento do senso crítico e da autonomia dos alunos?

R: A prática pedagógica, portanto, deve possibilitar, para além da mera exposição de ideias, a discussão das causas dos fenômenos, o entendimento dos processos em estudo, a análise acerca de onde e como aquele conhecimento apresentado em sala de aula está presente nas vidas dos sujeitos e, sempre que possível, as implicações destes conhecimentos na sociedade.

Poderíamos propiciar ao aluno o desenvolvimento de suas potencialidades para que ele questione suas vivências e necessidades cotidianas, incentivando a compreensão e a valorização de sua intervenção na natureza e na sociedade. Nessa perspectiva, atingimos o que Fourez (1998) denomina de alfabetização científica, que pode se expressar em termos de finalidades humanistas, sociais e econômicas. Os objetivos humanistas visam à capacidade do homem de utilizar as Ciências para descodificar o mundo, poder manter autonomia crítica, familiarizar-se com as grandes ideias provenientes das Ciências, podendo participar da cultura do nosso tempo.

2 (ENADE/2008 – questão adaptada) Uma Escola Estadual desenvolveu, no âmbito de seu planejamento curricular, um projeto de preservação do meio ambiente junto à comunidade, em parceria com uma organização não governamental (ONG). O projeto se referia à coleta seletiva e tratamento de lixo e teve efeitos tanto no aspecto geral da escola quanto no bairro.

Pergunta-se: Sabemos que a Educação Ambiental deve ser tratada em todas as fases de escolaridade. Assim, elabore uma proposta para inserção interdisciplinar da Educação Ambiental no currículo escolar.

R: Introduzir no currículo de forma articulada ao projeto educativo da Universidade abordagens sobre o tema Meio Ambiente, propiciando a reflexão das relações socioculturais, políticas e ambientais, e valorizando o trabalho das diferentes áreas, os novos conceitos e a capacidade dos alunos em aprender as condutas necessárias para o desenvolvimento sustentável.

- Elaborar projetos de Educação Ambiental com o envolvimento de alunos e professores da graduação, pós-graduação e ensino médio e infantil, que contemplem atividades em oficinas de arte que possibilitem estimular o conceito de educar com o lúdico, com sensibilidade e desenvolver atitudes e ações favoráveis ao meio ambiente e de respeito e responsabilidade em relação ao bem estar dos indivíduos. Incorporar nas propostas de projetos educativos relativos à temática ambiental elementos fundamentais do processo tais como: a análise da natureza dos conhecimentos que estão sendo veiculados pelas propostas, tanto no que diz respeito aos conhecimentos relacionados com os dinâmicos processos naturais, quanto aos referentes às interações estabelecidas entre homem e natureza; os valores éticos e estéticos presentes nos projetos educativos no sentido de construção de novos padrões de relação com o meio natural.; o tratamento dado à questão dos aspectos relacionados com a participação política na busca de soluções para os problemas ambientais, no sentido de construção da cidadania. Pesquisar e desenvolver atividades metodológicas com enfoque interdisciplinar nas diversas disciplinas, por meio de construção de projetos que representem o espaço social, político e econômico em que a Universidade se insere. Considerar a pluralidade a diversidade cultural ao trabalhar a questão ambiental, procurando contextualizar as ações e as atividades a serem desenvolvidas, reconhecendo que há diferentes modos de relacionamento homem-homem e homem-natureza em cada contexto.- Criar oportunidades para que os alunos reflitam sobre a problemática ambiental, incentivando-os a participar de projetos de ação e intervenção, na busca de uma relação equilibrada entre sociedade e natureza ou na solução de eventuais problemas existentes na comunidade escolar. Envolver a comunidade escolar da instituição em torno de eventos, exposições artísticas, cursos de extensão referentes ao tema meio ambiente e educação, organizados por alunos universitários e supervisionados por professores. Considerando que a educação ambiental tem uma nova tendência cultural, propõem-se discussões, trabalhos em grupo, seminários em sala de aula, com o objetivo de desenvolver as habilidades de expressão e reflexão sobre a prática em estudos do meio para desmistificar a concepção de que a educação ambiental está relacionada apenas a problemas, a questões ecológicas e preservacionistas, e a militância política. Utilizar as novas tecnologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com