TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Pesquisas Acadêmicas: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  1.404 Visualizações

Página 1 de 4

[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 4º SEMESTRE

THAIS TAILA BAPTISTA COELHO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Coxim

2013

THAIS TAILA BAPTISTA COELHO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Organização do Trabalho pedagogico na Educação Infantil, Reflexão e Pesquisa, Fundamentos da Gestão Educacional, Alfabetização e Letramento, ludicidade e Educação.

Prof. Alexandre Villas, Edilaine Vagula, Marlizete Steinle, Raquel Franco, Rosely Montagnini e Vilze Vidotti.

Coxim

2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo relatar como é o funcionamento de uma brinquedoteca, a importância da mesma no desenvolver da criança, pois ela é um ambiente privilegiado para o desenvimento do estudante, pois ela é um espaço onde se cria, se aprende, compartilha, brinca, fazem descobertar e outros. Pois é apartir do brincar, de modo das atividades interessante que fara o despertar para o prazer do aprender. Ela não é uma sala de divertimento mais sim uma sala onde o educando jogando, explorando um espaços planejados se desenvolve, aprende, se socializa e outros. Tudo que se usa coletivamente deve-se procurar as regras de funcionamente para a utilização do local, pois apartir das regras se pode ter um melhor convivio e também um ambiente armoniozo, possibilitanto ainda mais o relacionamento e o desenvolvimento de todos os frequentador.

DESENVOLVIMENTO

Às vezes se pensa em brinquedotecas já se pensa em sala de jogos mais isso é bem diferente, não é o local que fará delas diferente mais sim no conteúdo que cada uma tem a oferecer. Não existe somente um modelo de brinquedoteca a diversos, e em diferentes locais como: em hospitais, em espaços de entretenimento, universidades, escolas e outros. Mais o ambiente que estarei a falar é o da escola.

O ambiente de uma brinquedoteca deve ser de extrema harmonia, desafiador, rico em estímulos e aconchegante, longe do formalismo que a escolas oferece. O lúdico esta sempre presente e é assim com atividades lúdicas mas educativas que as crianças aprendem e contribui o conhecimento e o desenvolvimento tanto social mais também pessoal que cada uma possui, assim possibilitando também a criança a se conhecer melhor, a se dominar e de tudo mais um pouco, com a utilização de um espaço lúdico informal com a utilização de brinquedo/jogos e outros.

Para a utilização da brinquedoteca o pedagogo deve ter citado no planejamento, pois a utilização do espaço é rico em aprendizado e também ajudando a resgatar o direito de brincar, porem o pedagogo deve estar ciente na utilização, pois esse espaço requer um cuidado se não vira uma sala de perca de tempo e não de auxilio ao professor.

PIAGET diz:

Não existe nada que a criança precise saber que não possa ser ensinado brincando. Se alguma coisa não é passível de transformar-se em jogo (problemas, desafios), certamente não será útil para a criança nesse momento.

A brinquedoteca ela é um instrumento pedagógico que auxilia o pedagogo no dia a dia com seus educando, mas para isso esse espaço deve ser pensado, organizado e orientado pelo pedagogo, e sempre observando a interação do estudante com os brinquedos ou diversos materiais que a sala pode oferecer.

Para Noffs (2001) a brinquedotecas é:

[...] um espaço onde a criança, utilizando o lúdico, constrói suas próprias aprendizagens, desenvolvendo-se num ambiente acolhedor, natural e que funciona como fonte de estímulos para o desenvolvimento de suas capacidades estéticas e criativas, favorecendo ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com