TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Trabalho Escolar: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 SÍNTESE REFLEXIVA..............................................................................................5

2.1 PROPOSTAS DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES A PARTIR DO LIVRO “AS TRAÇAS DE BINTOU”..........................................................................................7

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Na elaboração da síntese reflexiva através da Produção Textual Interdisciplinar estaremos estabelecendo relações teóricas e metodológicas entre o texto cientifico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e o texto literário “As tranças de Bintou”, apresentamos uma síntese reflexiva interdisciplinar, descrevemos atividades em nível de Educação infantil, tendo como base a história de bintou. O percurso a ser trilhado neste trabalho habilitará a desenvolver e aplicar habilidades fundamentais para a docência numa perspectiva crítica baseada no processo reflexivo e na compreensão do educador como sujeito ativo mediador no processo ensino-aprendizagem.

Na reflexão veremos um paralelo sobre dois artigos nos quais abordam a aprendizagem de dois modos distintos, um como aprendizado cultural e outro de métodos científicos, utilizando matérias disciplinares no qual pode ajudar na formação intelectual e de caráter, pois, as experiências vivenciadas no dia-a-dia auxiliam a criança em seu desenvolvimento, sejam elas relacionadas aos fenômenos da natureza ou ao convívio social entre outras. Notamos que podem existir diferentes estilos de aprendizagem e objetivos que requerem múltiplas opções de ensino. Cada criança aprende de acordo com o seu estilo pessoal de aprendizagem, o qual pode variar de criança para criança. A bagagem cultural que a criança traz consigo deve ser explorada, pois quando articulado o conhecimento científico às experiências e saberes da criança, ajudam na promoção do desenvolvimento integral das mesmas. Sendo assim, os conhecimentos prévios que elas trazem de casa podem ser muito valiosos e construtivos.

2. SÍNTESE REFLEXIVA

As experiências vivenciadas no dia-a-dia auxiliam a criança em seu desenvolvimento, sejam elas relacionadas aos fenômenos da natureza ou ao convívio social entre outras. Notamos que podem existir diferentes estilos de aprendizagem e objetivos que requerem múltiplas opções de ensino. Cada criança aprende de acordo com o seu estilo pessoal de aprendizagem, o qual pode variar de criança para criança. A bagagem cultural que a criança traz consigo deve ser explorada, pois quando articulado o conhecimento científico às experiências e saberes da criança, ajudam na promoção do desenvolvimento integral das mesmas. Sendo assim, os conhecimentos prévios que elas trazem de casa podem ser muito valiosos e construtivos.

A matemática é parte integrante do cotidiano onde tudo gira em torno de números, medidas, operações e figuras geométricas. As brincadeiras e jogos são capazes de desenvolver na criança noções matemáticas mesmo antes de entrar na escola. A música possui um importante papel na educação de crianças, pois facilita o processo de aprendizagem, tendo em vista que desenvolve a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção, a socialização e afetividade também trabalha com movimentos corporais. A literatura na educação infantil, quando utilizada de forma adequada, é um instrumento de suma importância na construção do conhecimento e da aprendizagem da criança, fazendo com que ela entenda a leitura não só como um ato de aprendizagem significativa, mas também como uma atividade prazerosa que pode levá-la a outros universos através de sua imaginação.

Na educação infantil, atividades quando são trabalhadas de forma lúdica, séria e correta possibilita uma infinidade de benefícios no desenvolvimento e aprendizagem da criança. É importante estimular sempre a imaginação e criatividade da criança de modo a facilitar sua aprendizagem, também podem ser oferecidos outros recursos como visuais, de paladar, de olfato ou de sensações. Também as aulas de campo validam as informações científicas permitindo interações com o meio.

O alvo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, de modo que as disciplinas possam interagir em prol do conhecimento e assim contribuírem para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. É Preciso que o professor torne-se interdisciplinar, para melhor desenvolver o seu trabalho.

Esta abordagem parte da necessidade de se relacionar as questões curriculares a um contexto mais amplo, que alcance outros setores da vida em sociedade.

A história “As tranças de Bintou” nos mostra uma menina que pelas ilustrações e narrativas nos levam a deduzir que viva na África. Bintou sonha ter tranças longas, enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas, como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres da aldeia. Ao longo da história nos deparamos com alguns costumes e tradições de seu povo. Aprofundando um pouco mais, notamos a relação da história infantil com o texto abordado, ambos tratam de pluralidade: um na sala de aula e outro entre os povos e etnias.

A História permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos. Na história de Bintou existem elementos que podem ser aproveitados para trabalhar conteúdos de diferentes áreas de conhecimentos. Poderíamos aproveitar, por exemplo, a festa de batizado do irmão de Bintou, onde havia um variado cardápio para trabalhar conceitos.

Conforme descrito no texto ”Uma abordagem integrada da aprendizagem”, vimos que as experiências com olfato e paladar fortalecem as lembranças de conceitos.

A história de Bintou é bem ilustrada e com cores fortes que podem ser aproveitadas nas aulas de artes para que as crianças abusem da imaginação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com