TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR- INDIVIDUAL: Administração De Empresas

Dissertações: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR- INDIVIDUAL: Administração De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  3.005 Palavras (13 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

O trabalho tem como o objetivo habilitar o leitor a compreender as definições de sistemas, bem como explicitar suas características e relacionar-se a empresa como sistema de informações. Pretendendo demonstrar como os custos são importantes no sucesso de uma organização. Os capítulos que seguem falam de custos, contabilidade, matemática financeira e comercial para frisar como de fato é importante para a organização x mercado. O leitor encontrará nesse pequeno trabalho como os custos podem estar a favor de uma melhor gestão das empresas, já que estando demonstrados em valores reais pode-se saber o que fazer para melhorar produção vendas cortes de gastos, entre outros. Será demonstrado também conceitos de modelos de gestão como o GECON, ABC e RKW e como uma gestão de custos pode melhorar a competitividade da empresa no mercado. Serão expostos importância, conceitos e objetivos de Contabilidade e Matemática Financeira e Comercial. Segundo Teixeira (2013) “a Contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Se os atos do administrador são corretos: documentação adequada, transações negociais dentro do objeto da empresa, o reflexo é imediato: a Contabilidade é transparente”.

2- CUSTOS A FAVOR DE UMA MELHOR GESTÃO NAS EMPRESAS

Segundo Bispo (2012) não há mercado para empresas que não possuam planejamento financeiro. Mesmo no início do negócio o empresário deve ter detalhes das necessidades de capital de giro do empreendimento ao longo dos próximos anos. Os itens a serem pautados nesse planejamento são:

 Despesas operacionais

 Investimentos

 Financiamentos

2.1- As ações para aperfeiçoar o controle de custos são:

[...] planejar os gastos com uma estrutura fixa, mapear e implantar a gestão por processos, e fazer um planejamento de preços, margens por produto e unidades de negócios. É importante também estabelecer indicadores de desempenho para toda a empresa, acompanhar sistematicamente a realização do planejamento e corrigir os desvios em relação ao planejado. Por fim, são indicadas sempre análises constantes de custos e valor. (BISPO, 2012)

A Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) também favorecerá no foco das possibilidades e de onde a empresa necessita trabalhar mais. (BISPO, 2012)

A empresa deve saber dos seus “indicadores para saber se o caminho seguido está na direção dos objetivos”. Sendo eles financeiros, comerciais e operacionais, mas o que importa é saber onde está sendo investido cada recurso e qual resultado é obtido. (BISPO, 2012)

2.2- Com relação a vendas e receitas:

Retire de linha produtos, ou até mesmo, unidades de negócios que não estão dando resultado;

Lance novos produtos;

Busque novos mercados para os seus produtos;

Organize suas vendas de forma a aproveitar as oportunidades que o mercado oferece;

Busque novos clientes e recupere os clientes perdidos;

Faça o relançamento de produtos com novos atrativos e funcionalidades;

Melhore a comunicação da sua empresa com o mercado, otimizando a sua imagem e confiança no produto.

2.3- Com relação a custos e despesas:

 Aproveite a sua capacidade de produção ociosa oferecendo produtos com preços menores e diluindo o custo fixo;

 Invista em treinamentos para conscientização sobre desperdícios, retrabalho defeitos de produção, acidentes do trabalho, redução de rotatividade e absenteísmo, etc;

 Faça parcerias em toda a cadeia de valor da empresa;

 Opte por terceirizações e desmobilizações onde for realmente necessário;

 Reduza alguns custos de matérias primas que não agregam valor aos produtos;

 Resolva problemas de restrições em toda a fábrica, comercialização e distribuição;

 Reduza custos com despesas de propaganda que não estão alavancando vendas;

 Estabeleça comissões para vendedores e representantes pela margem de contribuição deixada pelos produtos. (BISPO, 2012).

3- CONCEITOS DE GECON, ABC E RKW

3.1- CONCEITO DE GECON:

O modelo Gestão Econômica começou a ser estruturado pelo Prof. Armando Catelli no final dos anos setenta vislumbrando a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações à realidade empresarial e também a ineficácia dos sistemas de contabilidade e de custos para o apoio do processo decisório. (GECON, 2013). O GECON é um modelo de atuação, que compreende um sistema de informação baseado em gestão por resultados econômicos, que visa mensurar o VEE (Valor Econômico da Empresa) a qualquer momento. Este modelo de gestão permite a simulação, o planejamento e o controle da atuação da entidade com base na evolução do valor adicionado. (GECON, 2013)

O Sistema de Informação do GECON utiliza fundamentalmente conceitos e critérios que atendam às necessidades informativas dos diversos gestores da empresa para o seu processo de tomada de decisão específico e que impulsionam as diversas áreas a implementar ações que otimizam o resultado global da companhia. Uma preocupação básica do sistema é espelhar em termos econômico-financeiros o que ocorre dentro das atividades operacionais da empresa. (GECON, 2013).

O GECON é um modelo gerencial de vanguarda já testado em algumas grandes empresas do país, contemplando o sistema de gestão e o sistema de informações que lhe dá o necessário suporte. O sistema de gestão no modelo GECON diz respeito ao processo de planejamento, execução e controle operacional das atividades, estruturado a partir da missão da empresa, de suas crenças e valores, da sua filosofia administrativa e de um processo de planejamento estratégico, que busca em última instância a excelência e a otimização do desempenho econômico da empresa. (GECON, 2013).

O sistema permite avaliar eventos, sendo:

1) Eventos Pontuais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com