TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Organização Do Espaço Educativo Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental I

Trabalho Escolar: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Organização Do Espaço Educativo Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 4

Organização do Espaço Educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I

O trabalho propõe a criação de um espaço diferenciado para a realização de atividades colocando em prática as disciplinas abordadas neste semestre, proporcionando que as crianças interajam numa aula diferente, saindo um pouco da rotina escolar.

O local escolhido, neste caso a quadra da escola, mas pode ser adaptada para acontecer em sala, dependendo do tamanho do material que será utilizado, num espaço maior terão melhor mobilidade para praticar as atividades propostas.

Planejar as atividades que serão realizadas com antecedência, observar se há local adequado para que as atividades aconteçam de forma organizada para que as crianças consigam participar de tudo com tranquilidade, podendo aproveitar cada momento como aprendizado de trabalho em grupo.

As atividades devem ser adequadas à idade da turma e podem estar relacionadas com o que estão aprendendo em sala. Verificar se a escola dispõe de todo material necessário para que todos os grupos trabalhem bem nas atividades propostas pelo professor.

Um dia antes que a atividade se realizará, será feita uma roda de conversa na sala de aula para que o professor possa contar ao grupo qual será a proposta da próxima aula e apresentar os materiais que serão utilizados. O que estará disponível em cada espaço de acordo com a disciplina correspondente.

Quando as crianças chegarem tudo já de estar preparado e exposto nos locais adequados de cada atividade, sempre bem organizado para facilitar o trabalho das crianças e também o acompanhamento do professor.

O professor passará por cada atividade para orientar e observar como será o andamento de cada grupo e como será o desenvolvimento de cada um na realização das atividades propostas.

Os grupos serão formados por meio de sorteio, havendo assim uma interação entre as crianças, sem que estejam nos mesmos grupos de amizade, como é comum acontecer pois as crianças sempre tem um mesmo grupo de convivência, desse jeito poderão conhecer melhor os outros colegas da sala.

As atividades serão realizadas na quadra da escola, onde o espaço é amplo e os materiais ficaram bem distribuídos facilitando o movimento das crianças sem causar tumulto.

A turma será dividida em três grupos para que cada um se mantenha em sempre em alguma atividade. Cada grupo terá trinta minutos para realizar a atividade. O professor passará por cada um deles dando orientação necessária sobre como desenvolver cada atividade e avisando sobre o tempo para a troca de lugar.

• Língua Portuguesa

Na atividade de Língua Portuguesa os grupos usarão peças móveis já confeccionadas por eles. Cada peça trará escrita uma sílaba, ou seja, para isso serão necessárias várias peças com sílabas diferentes para terem a opção de formar várias palavras.

Antes de o grupo começar, devem escolher um tema para ser seguido, como por exemplo, se escolherem animais todas as crianças daquele grupo só poderão formar nomes de animais. As palavras serão contatadas para saber quem conseguiu montar mais.

Uma criança do grupo ficará responsável por anotar as palavras formadas para que fique registrado o que seu grupo conseguiu com as sílabas disponíveis concordando com o tema escolhido por eles. O próximo grupo terá que escolher um tema diferente para que as palavras não se repitam.

• Educação Física

Nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com