TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFUNCIONARIO - Relatório Final

Monografias: PROFUNCIONARIO - Relatório Final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  5.613 Visualizações

Página 1 de 11

PROFUNCIONÁRIO

RELATÓRIO DA PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA DO BLOCO DE FORMAÇÃO ESPECIFICA.

A finalidade deste relatório é apresentar as atividades desenvolvidas durante as Práticas Profissionais Supervisionadas realizadas no período de 27 de março de 2010 a 07 de maio de 2011 nos estudos dos módulos do Bloco II - Eixo de Formação Especifica, para a conclusão do Curso Técnico em Secretaria Escolar, que envolveram 10 módulos de 60 horas cada, completando uma carga horária de 600 horas para estudo e 200 horas para prática. Os estudos foram constituídos pelos encontros aos sábados na Escola Pólo. Esta formação ofereceu conhecimentos técnicos e tecnológicos específicos para a formação profissional, levando em consideração os princípios filosóficos, políticos e pedagógicos, o qual devemos adquirir com a conclusão do curso.

O módulo 7 – Informática Básica - As Práticas Supervisionada Interna e Externa tiveram uma carga horária de 24 horas e objetivou conhecer e coletar dados sobre o uso da informática e de outras tecnologias no espaço escolar, verificando as práticas de docentes e dos funcionários no uso das mesmas. As atividades realizadas nas Práticas Profissionais Supervisionadas tiveram como metodologia a entrevista com um funcionário responsável pelo laboratório de informática da escola, e também com um membro da equipe pedagógica e com dez funcionários: Agentes Educacionais I e II, para saber até que ponto a comunidade escolar utiliza as tecnologias, qual o nível de conhecimento e o domínio que todos têm sobre as mesmas. Com as entrevistas observou-se que os colégios estão bem equipados com as novas tecnologias, no entanto, apesar de todos esses avanços tecnológicos se depara com alguns problemas, entre eles, o medo do desconhecido, do novo, que acabou provocando insegurança em professores e funcionários, os quais se sentiram eternamente como principiantes, em relação ao uso do computador na educação.

Módulo 8 – Produção Textual na Educação Escolar - Com carga horária de 24 horas para a realização das atividades das PPS Interna e Externa, objetivou o desenvolvimento da leitura e da produção de textos, que contemplaram o uso de diferentes gêneros textuais, auxiliando para a elaboração e a compreensão das diversas formas textuais no cotidiano escolar, relacionando-os com as práticas educacionais e aos documentos oficiais. A Prática Supervisionada Externa teve como metodologia, a pesquisa com vinte funcionários Agentes Educacionais I e II, com os quais foram coletados dados sobre escolarização, tempo de serviço, idade; e se gostavam do trabalho e da função que exerciam. Com os resultados dos dados elaborou-se um gráfico, a fim de se verificar a verdadeira realidade dos funcionários da educação, que, segundo se observou, pelos resultados obtidos, hoje, as escolas contam com pessoas mais capacitadas, mais críticas, batalhando por uma educação de melhor qualidade e igual para todos. A Prática Supervisionada Interna ofereceu uma aprendizagem referente à execução de documentos na escola. Nela se trabalhou a produção de textos nos documentos oficiais da escola, como: ofícios, requerimentos, memorandos, atas.

Módulo 9 – Direito Administrativo e do Trabalho - Com uma carga horária de 8 horas para as Práticas Supervisionadas Interna e Externa, tendo por finalidade promover a compreensão dos problemas relacionados à vida na escola, a partir da apropriação reflexiva dos conceitos fundamentais de Direitos, Legislação e Cidadania. Neste módulo trabalhou-se situações, nas quais a norma Jurídica não estava sendo respeitada na escola, ao tempo em que se identificou, também, as dificuldades corriqueiras e se propôs intervenções que possibilitem o saneamento das mesmas. Seguindo este contexto, se analisou a Constituição Federal 1988, CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, Estatuto do Magistério, Plano de Carreira do Funcionários da Educação Básica e Lei do Quadro Próprio do Poder Executivo, e através dos mesmos foi montado um quadro comparativo sobre os direitos e deveres dos trabalhadores. Além disto, se assistiu a uma sessão, da Câmara Municipal, para saber como estão sendo executados os projetos na esfera Legislativa de nossa cidade. Este módulo foi de suma importância para a formação profissional, porque, além de esclarecer dúvidas sobre as leis vigentes, permitiu entender certos aspectos relevantes ao exercício da profissão, e conscientizou a todos sobre seus direitos e deveres, inclusive, perante a sociedade.

Módulo 10 – Trabalho Escolar e as Teorias Administrativas - Teve uma carga horária de 8 horas, para as PPS Interna e Externa, concretizadas por meio da elaboração e montagem de um mural com fotos e a descrição do cargo e o amparo legal de cada profissional da educação que atua no estabelecimento de ensino. O objetivo foi promover a integração no ambiente escolar entre todos os funcionários, para que todos, mesmo trabalhando em turnos diferentes, pudessem se conhecer. O mural apresentado fez com que todos parassem para analisar o seu papel dentro da escola, fortalecendo assim o reconhecimento da identidade profissional, e propiciando uma reflexão sobre a função de cada um na escola. O estudo deste módulo contribuiu para um melhor conhecimento das funções de cada profissional da educação, proporcionou conhecimentos sobre direitos, deveres e obrigações da cada funcionário público, apontando também problemas ainda existentes nas escolas, como, por exemplo, o desvio de função.

Módulo 11 – Gestão Democrática nos sistemas e na escola – A carga horária das PPS’s deste módulo foi de 24 horas e teve como objetivo a construção de conhecimentos voltados para a prática do exercício da democracia nos diversos segmentos escolares. A Prática Profissional Supervisionada Interna utilizou a metodologia de entrevistas para os membros do Conselho Escolar, a fim de apresentar uma análise. Nessas entrevistas procurou-se saber quais os componentes do Conselho Escolar, sobre as suas responsabilidades e sobre a importância do Conselho Escolar para os mesmos. Observou então, que os membros do Conselho Escolar saem muito bem qual o seu papel. Os mesmos informaram, outrossim, que é muito difícil haver uma convocação ou reunião, e que o C.C. existe só para cumprir a legislação. Na Prática Profissional Supervisionada Externa utilizou-se da pesquisa para fazer uma análise do P.P.P. (Projeto Político Pedagógico) de dois estabelecimentos de ensino diferentes, para verificar as concepções filosóficas, pedagógicas e psicológicas; também dos marcos situacional, conceitual e operacional de cada escola. Nessa análise observou uma diferença na denominação dada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com