TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final Profuncionário

Ensaios: Relatório Final Profuncionário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 4

ESTADUAL MÁRIO DE ANDRADE ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL.

MUNICÍPIO: FRANCISCO BELTRÃO NRE: FRANCISCO BELTRÃO

PROFUNCIONÁRIO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

RELATÓRIO DA PRATICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA

Cursista: THIARLY FRANSOA SCANDOLARA

Bloco I: Eixo de Formação Pedagógica

Carga Horária: 100h

Período: 06/08/2011 à 14/04/2012

Tutor(a): Joice Cristina Barbieri Vivian Masetto

Assunto: Relatório referente à Prática Profissional Supervisionada dos módulos 01 a 06.

INTRODUÇÃO

Este trabalho destina-se a apresentação de práticas profissionais supervisionadas (PPS) de formação pedagógica desenvolvidas no âmbito escolar do curso Técnico em Secretaria Escolar.

Do mês de agosto2011 até o mês de abril de 2012 foram realizadas as práticas em duas instituições, sendo a primeira o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos denominado de escola de trabalho e o Colégio Estadual Tancredo Neves denominada de escola afim.

Módulo 01 – Funcionários de escola: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.

Durante o Módulo 1 estudamos como os funcionários de escola são importantes para o âmbito escolar. Nas atividades práticas supervisionadas foram desenvolvidas atividades relatando a trajetória pessoal como profissional da educação, a importância dos órgãos colegiados, como Conselho Escolar, além de pesquisar sobre os níveis de ensino atual em nossa região, uma entrevista para responder o que seria um profissional da educação e a elaboração de um texto dissertativo sobre a qualidade da educação pública.

Módulo 02 – Educadores e Educandos: tempos históricos.

Durante o Módulo 2 estudamos à compreensão da educação, da escola e dos processos de construção das instituições escolares ao longo da história do país. Nossas práticas consistiram em: Analisar a dinâmica social e como os espaços públicos surgiram; Assistimos ao filme “A Missão”; Pesquisamos no Projeto Político Pedagógico das duas escolas da PPS, verificando as semelhanças e diferenças entre: Conceito de Educação, conceito de Escola e se há um texto especifico referindo-se aos funcionários e o que trata neste; e por fim fizemos uma visita ao Conselho Tutelar.

Módulo 03- Homem Pensamento e Cultura: abordagem filosófica e antropológica.

Este módulo nos fez refletir sobre o homem, o pensamento e a cultura, sobre o significado sociocultural do existir humano e repensar nossa vida e nossa profissão, para que participemos mais ativamente como educador profissional e como cidadão. Ainda tivemos várias práticas, sendo elas: Organizamos um Mural em nossa escola valorizando os funcionários como Educadores; Fizemos um mural apresentando o Curso Profuncionário para toda a comunidade escolar; fizemos um texto respondendo Que valores poderiam ser compartilhados para uma vida coletiva em que todos possam se sentir bem; Pesquisamos sobre o que é política de educação inclusiva e como e em que condições estas políticas acontecem na escola; Entrevistamos professores e funcionários sobre o significado do seu trabalho para a educação.

Módulo 04 – Relações Interpessoais: uma abordagem psicológica.

Este módulo foi o de maior relevância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com